Quais setores devem crescer em São Paulo

Quais setores devem crescer em São Paulo em 2021?

O ano nem virou e os Empresários de São Paulo estão fazendo cálculos, projetos e todo tipo de estimativa econômica para 2021 a fim de reverterem prejuízos causados por conta da pandemia.

O ano de 2020 não foi fácil num modo geral, embora alguns setores cresceram bastante com o novo cenário Mundial.       

Com a perda do auxílio emergencial de 2021 e com a extinção dos descontos da Presidência para a folha de pagamento de vários setores, os Empresários temem uma crise muito mais grave do que até então, portanto o fato de estarem um passo à frente ajuda e muito para que a economia volte a ter crescimento.  

Setores de tecnologia tendem a crescer pois levam comodidade aos usuários, principalmente agora onde mais de 30 milhões de pessoas fizeram compras online pela primeira vez no Brasil, e a grande maioria gostou muito da experiência e não voltará com a mesma força ao varejo.

Sendo assim, o pessoal que trabalha com Tecnologia da Informação, otimização de site, facilidades de pagamento online provavelmente tenham um crescimento grande, e ou uma estabilidade do crescimento que já obtiveram durante a pandemia.

Setores que necessitam da presença física dos clientes

Já o Setor de Serviços onde requer a presença física dos clientes terá de se reinventar para que as pessoas tenham ” coragem” de ir até o local e queiram adquirir o serviço.

Um exemplo disso é um Atelier de Costuras em Sp que faz, por exemplo, ajuste de roupas.   

Não há como medir roupas para ajustar sem ter o cliente vestindo a roupa. Uma saída é de repente a costureira em Sp fazer o atendimento de costura domiciliar e ir até a residência ou escritório do cliente, mas não dá para fazer isso online.       

Comodidade ou Qualidade?

Em 2021 a tendência é que as pessoas busquem ainda mais comodidade através das pesquisas no celular (pesquisa mobile), principalmente nos setores de serviços onde as empresas façam um atendimento presencial na residência do cliente, ou então o cliente queira ir aos locais mais próximos da sua residência ou escritório através da pesquisa no Google Meu Negócio e arredores.

A inteligência artificial do Google é tão grande que nas pesquisas que fazemos ele mostra os locais mais próximos de onde estamos.

Todavia, a comodidade pode custar muito caro quando o possível cliente não vê as Avaliações no Google Meu Negócio e apenas quer ir a um lugar superperto, ao passo que de repente um local um pouco mais longe pode ser o melhor estabelecimento para a prestação de serviços.

Então sempre vale aquela dica de Primeiro ver o que os clientes dizem da Empresa, analisando a Quantidade X Qualidade das avaliações, as respostas da empresa caso tenha havido alguma reclamação etc.

Lembre-se que a comodidade vale só até dar tudo certo. Pois se ocorrer algum problema a comodidade custará caro e se não for resolvido a sua experiência terá sido péssima.

Netflix em franco crescimento.

O serviço de streaming da Netflix explodiu de crescimento em 2020 e agora os amantes de filmes e séries não vêem a hora de chegar dia 1 de janeiro de 2021 para assistirem a Terceira Temporada do Kobra Kai, então os maiores anunciantes estavam ” guerreando” para colocarem seus anúncios no Portal.

O dinheiro não some. Ele muda de mãos.

Enquanto vários setores quebraram durante a pandemia, outros virão seus lucros aumentarem como, por exemplo, quem fabrica e quem vende mesa de escritório, cadeira de escritório, eletroeletrônicos etc.

Trabalhadores autônomos como, por exemplo, técnicos de informática também atenderam muito mais clientes remotamente para darem um Up nos notebooks e computadores obsoletos de quem de uma hora para outra se viu obrigado a trabalhar Home Office.

Sua empresa está na Internet?

Pois é… a conta chegou pra todo mundo e quem não investiu num bom site, não manteve as Mídias Sociais ativas e atualizadas provavelmente tenha falido em 2020, enquanto quem sempre investiu no Online se manteve bem e até cresceu.

Esperamos que você e sua empresa estejam alinhados com todas as mudanças e tendências, e que o crescimento seja vertiginoso.

Deixe sua opinião por favor a respeito desse Post e um feliz 2021 seja lá quando você estiver lendo.