Compras online, como fazer compras online de modo seguro

De roupas, acessórios, eletrodomésticos e até mesmo alimentos: quase tudo pode ser comprado online.  Essa comodidade, que tem sido tendência na última década, veio a ser impulsionada com a pandemia de 2019.

À medida que continuamos avançando na direção dessa tendência, o número de fraudes está aumentando. Infelizmente, isso tem sido atraente também para cibercriminosos.

Nós já vimos de tudo: páginas da web falsas que capturam informações de cartão de crédito, sites falsos prometendo benefícios do governo, fraude, phishing, sites de compras falsos são apenas alguns exemplos das ameaças que nós podemos sofrer todos os dias. 

Portanto, você também precisa tomar algumas precauções de segurança. Se feito corretamente, fazer compras pela internet é seguro.

Não se preocupe: veja agora algumas dicas para você realizar compras seguras.

Compre apenas em sites seguros

Quando você visita um site, o endereço deve começar com “https” em vez de “http”. Este “https” significa que o site possui um certificado de segurança, que aumenta a segurança entre o seu dispositivo e o servidor da loja virtual.

Portanto, é criptografado, permitindo que você conclua uma compra e insira suas informações pessoais e de cartão de crédito sem ser hackeado.

Veja também: Comprar no boleto parcelado Casas Bahia, passo a passo.

Use cartões virtuais

Os aplicativos bancários normalmente permitem que você crie cartões virtuais.

A grande vantagem desses cartões de crédito é que eles não existem fisicamente. Você pode utilizar esses cartões apenas para fazer pagamentos pela Internet.

Além de impedir que o cartão seja utilizado em estabelecimentos físicos, é importante também notar outra característica dos cartões virtuais: de tempos em tempos, o número do código de segurança é alterado.

Isso significa que, mesmo que um hacker consiga seu cartão de crédito, ele provavelmente não irá conseguir realizar nenhuma compra, pois o número de segurança é alterado constantemente.

Por isso, você evita inserir informações online relacionadas aos seus outros cartões, evitando que elas sejam comprometidas na Internet.

Não armazene dados de pagamento online

Alguns sites de comércio eletrônico oferecem a opção de salvar informações de pagamento para facilitar compras futuras. Isso é especialmente útil para realizar compras recorrentes, como assinaturas.

Mas você nem sempre pode confiar em todas as lojas virtuais da Internet. Portanto, é recomendável que você insira seus dados sempre que fizer uma compra, mesmo em serviços de assinatura.

Crie um nome de usuário e senha para cada site

A maioria das lojas online permite que você crie uma conta em seu site. Dessa forma, as suas informações pessoais estão armazenadas no sistema.

Entretanto, para cada conta que você tem, certifique-se de usar nomes de usuário e senhas únicas para eles.

A lógica por trás disso é simples: se você tem diversas contas mas usa o mesmo nome de usuário e senha para todos eles,caso uma das contas seja comprometida, o hacker terá acesso a todas as suas contas.

Isso pode dar acesso ao seu e-mail pessoal e às contas de outros sites. Por isso, tenha a cultura de separar suas senhas para cada site. 

Cuidado com links

Digamos que você receba um e-mail de uma loja online e eles estão oferecendo 50% de desconto em todo o site. Ou que você esteja navegando em sua rede social favorita, e aparece uma promoção de 70% de desconto.

Sempre desconfie.

Muitos hackers usam táticas de phishing, onde enganam as pessoas para que elas cliquem em um link para um site falso para roubar suas informações. Muitas vezes, eles podem replicar o site de uma loja virtual tão bem que pode enganar até mesmo os mais cuidadosos.

Nunca use Wi-Fi público

Assim como você, hackers também são capazes de acessar Wi-Fi público.

Através de técnicas de Sniffing, eles podem absorver as informações que estão sendo trafegadas na rede e desta forma, obter informações de contas pessoais de quem estiver acessando a rede.

Normalmente, em uma rede Wi-Fi pública, os dados não são criptografados. 

Hackers também podem criar redes Wi-Fi falsas e, assim que você se conectar à rede sem senha, eles terão acesso completo ao seu dispositivo.

Monitore suas atividades no cartão de crédito

Seja proativo na verificação do uso dos seus cartões de crédito.

Se possível, verifique sua atividade de cartão de crédito todos os dias e revise os termos de uso do seu cartão. 

Através do aplicativo da operadora do seu cartão de crédito, você pode receber alertas para ser informado quando for realizada uma compra em seu nome. 

Caso identifique alguma atividade suspeita, ligue imediatamente para a operadora do seu cartão para que seja cancelada a compra. 

Conclusão

Os cibercriminosos estão aproveitando as vulnerabilidades online para fraudar. Infelizmente, isso não vai parar muito cedo.

No entanto, apesar da ameaça, com essas dicas simples é possível se proteger e evitar cair em golpes.

Comprar na Internet tem seus benefícios, mas também é necessário seguir algumas orientações de segurança, exatamente como fazemos no mundo físico. Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo, aproveite e compartilhe com seus amigos!

Compras online