Conheça 5 áreas de atuação da Pedagogia

As áreas de pedagogia incluem os profissionais com habilidade na ciência, arte e profissional desse ensino. Esta definição abrange diversos aspectos, mas a pedagogia realmente resume a estudar métodos de ensino. 

Áreas da pedagogia

Existem diversas partes da pedagogia, as quais incluem estilos de ensino e aprendizado dentro da sala de aula. Mesmo que cada professor possua uma abordagem pedagógica diferente, a entrega de conteúdo deve ser baseada nas necessidades pessoais dos alunos.

Esses alunos necessitam de palestras ou tempo de trabalho individual. Assim como desenvolver técnicas que façam os educandos aprenderem melhor. Todas essas questões estão no centro da abordagem de aprendizagem dos alunos. 

Como funciona o ensino das áreas da pedagogia?


As áreas da pedagogia são centradas nos professores e nos alunos, desenvolvendo uma abordagem de baixa ou de alta tecnologia. Essa aprendizagem é centrada nos professores, concentrando as suas técnicas para dar palestras e compartilhando o conteúdo por meio de instrução direta.

Os profissionais das áreas da pedagogia se concentram em transmitir os conhecimentos aos seus alunos. As avaliações são diretas e os alunos devem mostrar o conhecimento adquirido no final de cada unidade.

Essa aprendizagem centrada no aluno os direciona a serem participantes ativos no próprio processo de aprendizagem. Mesmo que os professores forneçam os seus conteúdos, eles assumem mais uma função de mentor para ajudar os alunos a aprender as matérias. As avaliações são centradas nos alunos e são fornecidas com mais frequência para avaliar o conhecimento objetivos dos conteúdos.

As abordagens de alta e baixa tecnologia se referem a quantidade de tecnologia que um profissionais das áreas da pedagogia utilizam para ajudar no processo de ensino dos conteúdos.

A alta tecnologia inclui diversas formas, como os pacotes do Office, dispositivos pessoais, webquests e aplicativos. Já a baixa tecnologia é mais baseada em papel, como as planilhas e outros projetos práticos.

Cada uma dessas abordagens de pedagogia dentro da sala de aula tem suas próprias vantagens e desvantagens. A melhor maneira de ajudar os seus alunos a aprender é utilizar uma combinação dessas duas tecnologias para alcançar uma variedade de ensino dentro da sala de aula. 

Como funciona a educação em Pedagogia?


As áreas da pedagogia concentram-se nos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. Todos os professores sabem que não existem dois alunos exatamente iguais, ou seja, descobrir como os alunos aprendem ajudam eles a criar suas aulas.

Isso porque cada um dos alunos aprendem de maneira diferente. Existem maneiras diferentes de como eles obtêm o conhecimento. Existem 8 formas pelas quais as pessoas aprendem. Incluindo os seguintes estilos: 

  • Visual-espacial: Essas pessoas são boas com quebra-cabeças, mapas e direções.
  • Linguístico-verbal: As pessoas são boas com palavras, fala e escrita.
  • Interpessoal: Esse tipo de aluno é muito mais intuitivo e possui facilidade em realizar relacionamentos.
  • Intrapessoal: Esse é o aluno mais reflexivo e auto avaliativo.
  • Lógico-matemático: Esse tipo de aluno é bom com números e resolução de problemas.
  • Musical: Esse aluno possui talento especial para aprender os ritmos e música.
  • Cinestésico-corporal: Esse aluno é muito mais prático, possuindo uma ótima coordenação motora.
  • Naturalista: Esse aluno está em sintonia com a natureza e o meio ambiente. 

Quais abordagens pedagógicas existem?


As áreas da pedagogia possuem cinco abordagens diferentes para o ensino. Cada uma delas é ligeiramente diferente, sendo que cada professor precisa decidir qual abordagem fará e qual funciona melhor para eles. Em diferentes casos, uma combinação dessas abordagens também pode ser utilizada.

  • Construtiva: Os alunos estão ativamente envolvidos nesse processo de aprendizagem.
  • Colaborativa: Os alunos trabalham em conjunto para aprender a matéria.
  • Investigativa: Esta é uma abordagem pedagógica que é baseada em problemas.
  • Integrativa: Essa abordagem envolve várias disciplinas acadêmicas.
  • Reflexiva: Esta abordagem é mais voltada para os profissionais das áreas da pedagogia do que para os alunos. 

Quais carreiras posso seguir?


Com um diploma, os graduandos podem seguir diferentes áreas da pedagogia, além da educação dentro da sala de aula. Incluindo:

1. Empresas


Dentro das empresas, um profissional das áreas da pedagogia pode utilizar os seus métodos para desenvolver o lado profissional e pessoal dos colaboradores. Seu principal objetivo nesse meio é o de causar mudanças comportamentais e reconstruir os conceitos básicos de maneira positiva, como empatia, criatividade e trabalho em equipe. 

2. Administração escolar


Os profissionais das áreas da pedagogia também tendem a seguir suas carreiras nas administrações escolares. Eles podem atuar na direção, coordenação ou na supervisão dos educandos de determinadas instituições de ensino. 

3. Hospitais


Dentro do cenário hospitalar, os profissionais pedagógicos podem levar sua aprendizagem e ensino aos adolescentes e crianças que foram impedidos de frequentar a escola. Seu principal objetivo é o de garantir que essas pessoas não sejam prejudicadas em seus estudos por motivos de saúde. 

4. Educação Especial


Também existe a opção de carreira dentro das instituições de educação especial. Os pedagogos adaptam seus métodos de ensino aos alunos que possuem limitações de aprendizado. Nesses casos, os profissionais vão ministrar as suas aulas utilizando técnicas diferenciadas, possibilitando o aprendizado dos alunos.
Postagem Anterior Próxima Postagem