Como abrir uma franquia em cidades pequenas

Como abrir uma franquia em cidades pequenas de São Paulo

Boa parte das pessoas que decidem morar em pequenas cidades procuram por tranquilidade e maior qualidade de vida.

Porém, em muitos casos a falta de oportunidades de emprego se torna um ônus, já que cidades pequenas não costumam ter grandes empresas e variedade de posições.

Por esse motivo, empreender se torna uma boa saída. No entanto, começar uma empresa nem sempre é fácil. Soma-se a esse fator a falta de infraestrutura de algumas cidades do interior.

Sendo assim, apostar em franquias é uma alternativa mais segura nesses casos. Isso porque esse modelo de negócio te dá a oportunidade de trabalhar com uma marca já consolidada no mercado e usufruir do seu know-how no ramo de atuação.

Pensando nisso, preparamos um texto com alguns exemplos de franquias para cidades pequenas.

O que você precisa saber antes de abrir a sua franquia

Uma franquia ou franchising é uma rede formada por determinada empresa já consolidada que concede todo o conceito e plano de negócio a outras pessoas (franqueados).

O funcionamento de uma franquia é de total responsabilidade do franqueado. Contudo, ainda há uma limitação de autonomia, já que elas devem obedecer a uma série de normas e padrões instituídos pela marca.

Já a franqueadora, fica com a responsabilidade de fornecer o suporte necessário, como tarefas operacionais, gestão administrativa, logística, entre outros.

O objetivo de uma franquia é tornar o franqueador capaz de conhecer profundamente a marca, sua estrutura e modelo de negócio, para levar a empresa adiante.

Quais são os formatos de franquia

Antes de se aventurar pelo mundo das franquias você tem que saber que além dos diferentes segmentos também existem alguns formatos com características próprias.

São eles:

  • Franquia de loja

Um modelo mais tradicional, é uma franquia em espaço físico, com instalação, como aluguel, manutenção, energia, uma loja de utilidades para casa, etc.

Franquia de quiosque

Também conta com uma estrutura física, porém mais compactada. Geralmente é encontrada em galerias, hipermercados, shoppings, etc.

  • Franquia home based

São franquias que possibilitam um horário flexível e, em sua maioria, são destinadas à venda de serviços, como atividades de manutenção residencial e consultoria administrativa.

A grande vantagem é que por se tratar de um negócio que pode ser tocado de casa, o franqueado não precisa se preocupar com questões como aluguel comercial.

  • Franquia de delivery

Não precisa necessariamente de uma estrutura física, pois esse modelo trabalha com a venda de produtos ou com a prestação de serviços no modelo de entrega.

  • Franquia móveis

Presente mais na área de alimentação, essa alternativa normalmente é feita em caminhões, carrinhos ou outros meios móveis.   

Sua maior vantagem é a mobilidade, que permite com que o franqueado mude o ponto de acordo com suas necessidades e estratégias.

  • Franquias digitais

Muitos setores tem apostado nessa forma de franquia. Unida com a home based, esse tipo trabalha com operações digitais, precisando apenas de um computador ou smartphone com acesso à internet.

Preste atenção nos seguintes fatores

  • Identificar qual segmento deseja seguir

Para abrir uma franquia em uma cidade pequena, o primeiro passo é identificar qual segmento é de seu interesse e melhor se encaixa com a realidade da cidade em questão.

Se você mora em uma região rural e tem conhecimentos administrativos, por exemplo, apostar na contabilidade agrícola pode ser um ótima oportunidade.

Depois, você deve fazer um levantamento das redes de franquias, preços, condições de contrato, entre outras informações.

Tome cuidado para não basear a sua escolha no que está na moda. Afinal, você irá trabalhar com esse segmento por um longo período, independentemente do que está na moda ou não.

Não corra o risco de investir em um segmento popular, mas que depois é esquecido pelo público e não traz mais lucros.

  • Analisar a parte burocrática

Ao se tornar uma franquia, a empresa precisa de um documento chamado Circular de Oferta da Franquia (COF), que é desenvolvido pelo franqueador e que apresenta todas as condições gerais do negócio.

Além disso, como todo empreendimento, você precisará de outras documentações para regularizar tudo, como alvará de funcionamento e se atentar para a renovação avcb, que nada mais é do que o laudo de vistoria dos bombeiros.

  • Fique de olho no COF

Por falar em documentação, é importante destacarmos o COF. Sigla para Circular de Oferta da Franquia, esse documento é importantíssimo para que a parceria entre franqueado e franqueadora siga bem.

Isso porque, nele, estão todas as informações referentes a parcerias. Constarão no documento os direitos e deveres de ambas as partes, histórico da franquia, balanços financeiros, valores investidos, retiradas, entre outros.

  • Consultar se a empresa é associada à ABF

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), é a principal referência para órgãos governamentais, bancos, entidades correlatas ligadas ao empreendedorismo, entre outros.

Não é obrigatório ser associado à ABF, porém ela é vantajosa por estabelecer padrões para a prática de Franchising no Brasil, além de promover conferências, palestras e cursos sobre o tema.

Lista de franquias para cidades pequenas

Agora que você já sabe algumas informações importantes sobre as franquias, nós separamos alguns exemplos criativos e prósperos para você empreender em cidades pequenas.

FR Vendas

A FR Vendas é uma empresa especializada em consultoria em gestão e comercial. Com mais de 9 anos de experiência, ela ajuda seus clientes a gerir os seus negócios e construir marcas.

Dentre os serviços oferecidos estão treinamento de equipes de vendas e consultoria empresarial.

Esse é um bom segmento a se apostar porque em cidades pequenas e arredores normalmente pequenos e médios empresários não contam com esse tipo de serviço e não estão acostumados com serviços como os oferecidos por uma empresa de consultoria tributaria ou administrativa.

Sendo assim, além de oferecer uma solução nova você também contará com um público fixo.

Investimento: a partir de R$14.490

Siga Cidades

O Siga Cidades tem como diferencial sua plataforma. Trata-se de uma rede de franquia digital que opera por meio de um aplicativo.

O aplicativo oferece diversas soluções de Marketing Digital para empresas e negócios locais. Ou seja, assim que você virar um franqueado pode começar a prestar consultoria digital para empreendedores da sua região.

Se uma empresa de reforma contratar, por exemplo, você irá ajudá-la a aumentar o engajamento nas redes sociais, administrar canais de divulgação na internet, entre outros.

Essa é uma forma não só de ganhar dinheiro, mas também de fomentar o comércio da cidade.

Investimento: A partir de R$5.000

Doutor Jardim

O Doutor Jardim é uma franquia voltada para a manutenção de jardins e piscinas. Ao decidir investir, o franqueado poderá ter a sua própria empresa de jardinagem.

Graças a rede de franquias os atendimentos são feitos a nível local, por meio de soluções tecnológicas, parecido com o que é realizado por empresas de dedetização residencial.

Outra vantagem dessa franquia é que os clientes contarão com profissionais devidamente treinados e uniformizados, atendendo os parâmetros de padronização e qualidade da marca.

Assim, o franqueado terá facilidade em construir uma base de clientes para os mais diversos serviços, sejam eles de jardinagem ou piscineiro.

Investimento:
R$25.000

Portal da Cidade

O Porta da Cidade é uma franquia voltada para a comunicação. Ela é um portal multi-assunto que contempla a postagem de notícias, guia comercial, cobertura de eventos, vagas de emprego, imóveis e veículos à venda, entre outros.

Considerada uma micro franquia de comunicação, essa home based permite com que o franqueado tenha a sua própria plataforma para vender espaços publicitários e divulgar todas as principais notícias da sua região.

Se uma clínica quiser anunciar sobre seu serviço de aplicação de varizes, por exemplo, não precisa pagar espaços em jornais físicos. Basta entrar em contato com o portal para contratar um espaço publicitário.

O franqueado consegue criar um negócio de referência em sua cidade sem precisar de uma grande infraestrutura ou maquinário usual da imprensa.

Investimento: a partir de R$10.000

Premia Pão

A Premia Pão é a maior franquia do seu segmento no Brasil. A empresa tem como especialidade a comercialização de publicidade em sacos de pão.

Com mais de 15 mil anunciantes, esse modelo de negócio é perfeito para pequenas cidades, onde a divulgação do comércio local precisa de constante inovação. Podem ser anunciadas empresas do ramo alimentício, textil, indústria, consórcio de casas, entre outros serviços.

Apesar do veículo de marketing pouco convencional, o franqueado recebe todo o apoio tecnológico e administrativo. A empresa disponibiliza um site personalizado, como automação de marketing e vendas, além de outros recursos para facilitar a prospecção de anunciantes.

É disponibilizada também uma plataforma 100% online com treinamentos dos mais diversos tipos para que o franqueado esteja capacitado a tocar seu negócio.

Vale ressaltar também que o modelo de negócios é home based.

Investimento: A partir de R$10.00

Clube Turismo

Muitas pequenas cidades contam com um vasto leque de atrações naturais, mas, muitas vezes, a falta de estrutura para a exploração do turismo impede com que todo o potencial seja alcançado.

Para os moradores que sonham em trabalhar com turismo, a Clube Turismo é uma ótima opção pelo seu baixo custo e diversos modelos de negócios disponíveis.

O objetivo da franquia é oferecer um leque vasto de pacotes para os clientes escolherem o que melhor cabe no bolso.

Já o franqueado pode escolher entre três modalidades de negócio: home office, home office prime e loja física.

Investimento: A partir de R$5.900 (modelo home office)

Uma franquia bem sucedida ajuda no desenvolvimento de pequenas cidades

Estimular o comércio de pequenas cidades é uma forma de promover o progresso e modernização.

No caso das franquias, elas ajudam a trazer serviços e soluções já consolidadas e de qualidade para as cidades, além de incentivar o empreendedorismo entre a população.

Dito isso, as franquias são uma ótima alternativa para empreendedores que querem construir renda e buscam por uma vida tranquila.

Conteúdo produzido por Business Connection