Melhores filmes de todos os tempos pelos espectadores

Obras cinematográficas estão fortemente presentes no nosso imaginário, assim como são peças fundamentais da nossa formação cultural.

Melhores filmes

A revolução cinematográfica, tornando essa expressão artística considerada a sétima arte, promoveu mudanças no mundo inteiro.

Parece impossível, nos dias de hoje, imaginar um mundo sem cinema, visto que essas obras muitas vezes são reflexos da nossa sociedade.

Para um filme ser considerado como clássico, é preciso medir alguns aspectos, tais como importância histórica e relevância dentro do gênero, por isso que a lista poderia ser bastante longa, mas iremos nos ater apenas a alguns títulos.

Se deseja saber quais são os filmes que encabeçam a lista de melhores obras cinematográficas de todos os tempos, confira o artigo até o final.

As melhores obras cinematográficas de todos os tempos


Para iniciar nossa jornada com os melhores filmes de todos os tempos, é preciso ressaltar que essa lista não é definitiva, sendo nós apenas seres históricos ainda em construção, amanhã mesmo a lista poderia ser alterada.

Entretanto, o foco será nas obras que contam com um forte apelo do público cinéfilo, vamos à lista.

Lawrence da Arábia (1962)


Graças ao seu conhecimento dos beduínos, o oficial britânico T. E. Lawrence é enviado à Arábia para encontrar o príncipe Faisal e servir de ligação entre árabes e ingleses na luta contra os turcos.

Com a ajuda do nativo xerife Ali, Lawrence se rebela contra as ordens de seus superiores e enfrenta uma jornada através do deserto para atacar um porto turco bem protegido.

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)


Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke.

Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.

O Poderoso Chefão (1972)


Connie, a filha de Don Corleone, está se casando.

Como um senhor feudal, ele recebe os cumprimentos e promessas de lealdade dos parentes e clientes.

Os outros filhos estão presentes: o sangue quente Sony, o mais velho que irá substitui-lo, e Fredo, que não se adequa aos negócios da família.

O preferido é o mais novo, Michael, que voltou como herói da II Guerra Mundial e não tem nenhum envolvimento com a máfia.

Porém, devido à incapacidade do pai, se vê forçado a assumir a liderança da família, contrariando o que o pai queria para seu futuro.

A Doce Vida (1960)


Em Roma, no início dos anos de 1960, o jornalista Marcello vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto.

Neste mundo marcado por um vazio existencial, eçe frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

Cidadão Kane (1941)


O poderoso Charles Foster Kane morre após pronunciar a enigmática palavra "Rosebud".

E este é o ponto de partida do filme: um jornalista tenta descobrir quem ou o que é "Rosebud" e, para isso, vai entrevistar várias pessoas que conviveram com o magnata.

Assim, a história vai sendo contada: dono de uma grande fortuna, Kane investe milhões de dólares num jornal diário e torna-se o maior magnata da imprensa norte-americana, manipulando o que publica de acordo com seus interesses.

Aos poucos, ele se torna um homem poderoso também na política.

Laranja Mecânica (1972)


Laranja Mecânica acompanha a onda de crimes de uma gangue de jovens britânicos liderado por Alexander Delarge.

Depois de ser preso e julgado por seus atos, o protagonista aceita fazer parte de um tratamento psiquiátrico que reduziria o tempo da sua pena.

Alex é forçado a assistir cenas de violência e sexo por longos períodos de tempo, até passar mal. Depois de libertado, se torna numa vítima indefesa e sofre vinganças daqueles que atormentava antes.

Essa curta lista trouxe os 6 primeiros filmes da lista criada por espectadores sobre os melhores filmes de todos os tempos.

Todas essas obras tiveram profundo impacto na sociedade, nas épocas em que foram lançados.

Gostou do texto e quer ver mais conteúdos semelhantes? Confira nossos outros posts!
Postagem Anterior Próxima Postagem