Quarto pequeno como otimizar o espaço

Quarto pequeno: como otimizar o espaço?

Saiba como aproveitar os espaços e fazer o ambiente parecer maior.  

Cada vez mais pessoas vivem em apartamentos e espaços com poucos metros quadrados, diferentes das grandes casas das nossas avós.

Quando os cômodos são pequenos, é fundamental aproveitar cada pedaço do espaço interno, garantindo ambientes funcionais e aconchegantes.    

Em espaços reduzidos, o quarto se torna um ambiente ainda mais importante, pois é lá que você pode ter momentos de descanso e privacidade.

No entanto, se esse é um cômodo pequeno, é preciso otimizar o espaço. A ideia é garantir que o seu quarto seja, simultaneamente, agradável e prático.

Isso não quer dizer que devamos encher cada canto do quarto com móveis e objetos, pois isso pode acabar fazendo com que ele pareça ainda menor.

Basicamente, o segredo é fazer o contrário: menos é mais. Nessa premissa, vários truques podem ajudar. Confira as dicas.

Pense em funcionalidade

O planejamento é o momento-chave de qualquer estratégia de sucesso e é indispensável na hora de planejar o que terá no seu quarto.

Antes de comprar um objeto ou até mesmo mudar a posição dos móveis, pare e pense no uso que você faz do ambiente e no que facilitaria a sua rotina.

Caso você tenha dificuldades para abrir a porta de algum móvel ou viva tropeçando em objetos pelo quarto, eles provavelmente estão no lugar errado ou simplesmente não cabem ali.

Também pode ser o caso de desapegar de algumas coisas, especialmente os que você nunca usa, como aquele aparelho de ginástica que está há anos apenas ocupando espaço.

Invista em nichos e prateleiras

Seja para guardar livros, acessórios ou mesmo objetos decorativos, os nichos e prateleiras são ótimos porque aumentam os espaços nas paredes sem comprometer a circulação no ambiente.

Preze pela organização

Os espaços pequenos têm uma característica desafiadora, mas que, ao mesmo tempo, favorece a organização: não há espaço para bagunça.

Para otimizar um espaço pequeno a organização é uma prioridade. Cada coisa precisa ter seu lugar e, por isso, além das prateleiras, é interessante ter um guarda-roupa com uma boa divisão interna e, de preferência, várias gavetas.

Se houver espaço, uma cômoda ou penteadeira podem ser boas ideias, pois garantem mais gavetas. As camas com baú embutido também são ótimas para ganhar mais espaço para organizar as coisas e até para esconder alguma bagunça.

Escolha os móveis certos

Móveis planejados podem ser uma boa ideia para quem está decorando ou pensando em redecorar o quarto. Os que têm mais de uma função, como uma penteadeira que vira escrivaninha, também são opções interessantes.

Móveis mais robustos, como um guarda-roupa gigante ou uma cama com cabeceira marcante, não foram feitos para ambientes pequenos.

Prefira aqueles com design minimalista e portas de correr. Além disso, móveis mais baixos ajudam o cômodo a parecer maior, pois dão a impressão de um pé direito mais alto.

Instale espelhos

Se posicionados estrategicamente, os espelhos podem fazer com que qualquer ambiente pareça maior e mais iluminado, justamente por refletirem o resto do cômodo.

Uma boa ideia é investir em um guarda-roupa que tenha espelho na porta.

Aposte em cores claras

Cores claras ajudam a passar uma sensação de ordem e colaboram para a impressão de que um ambiente é maior do que ele realmente é. Isso quer dizer que o seu quarto precisa ser neutro e sem graça? Claro que não.

Você pode incluir detalhes coloridos e até pintar um pedaço de uma parede com uma cor forte. Nesses casos, no entanto, use móveis claros na decoração, para que ela não fique carregada. Jamais pinte um quarto pequeno inteiro com uma cor marcante.