Como se tornar uma pessoa organizada? Confira as vantagens

Saiba como se tornar uma pessoa organizada e conheça os benefícios que essa mudança de hábitos pode trazer para sua vida.

Se você pretende se tornar uma pessoa organizada, tenha em mente que desenvolver essa habilidade é um grande desafio para muitas pessoas. Algumas delas, inclusive, precisam da ajuda de um psicólogo para lidar com a desorganização quando o problema afeta a vida pessoal.

Como se tornar uma pessoa organizada

No entanto, é inegável que a organização é fundamental para a produtividade, na vida pessoal e na profissional. Para começar a se organizar, você pode comprar uma agenda datada e anotar todos os seus compromissos do dia-a-dia.

Feito isso, basta checar tudo o que foi anotado, certificar-se de que é possível cumprir as tarefas no período estabelecido e, por fim, o mais importante: executar os compromissos planejados.

A importância da organização


Se você admira as pessoas que conseguem colocar em prática tudo o que se dispõem a fazer e pensa que não conseguiria agir da mesma maneira, saiba que é possível e que só depende das suas próprias atitudes.

Deixar de lado comportamentos prejudiciais — como a procrastinação e a própria desorganização — fará de você uma pessoa muito mais feliz e produtiva. Embora saibamos que uma mudança de estilo de vida requer tempo e muito empenho, uma coisa é certa: no futuro, esse período investido será recompensado.

Como se tornar uma pessoa organizada?


Se você tem dificuldade para se concentrar, realizar as suas tarefas ou até mesmo para encontrar suas coisas, leia as dicas abaixo com muita atenção e procure colocá-las em prática.

Tenha uma agenda


Talvez esta seja a dica mais relevante para quem pretende mudar o estilo e ter uma rotina mais organizada. Ter uma agenda para planejar seu dia é a melhor maneira de manter as suas tarefas sob controle. Você pode adquirir uma agenda tradicional em qualquer papelaria ou, se preferir ferramentas tecnológicas, há diversos aplicativos com variados modelos de agenda.

Se preferir, tenha um planner


A grande vantagem do planner — que normalmente tem o formato de um caderno, com várias opções de personalização, de acordo com a forma que se pretende utilizá-lo — é o fato de reunir todas as informações necessárias em um único lugar.

Entretanto, como o planner não é capaz de resolver seus problemas de organização sozinho, para que ele seja uma ferramenta realmente efetiva, você deve organizar corretamente as informações e definir suas prioridades.

Faça uma lista com as tarefas do dia


Com a agenda ou planner em mãos, prepare uma lista na noite anterior com as atividades que você precisa executar no dia seguinte. Ao adotar esse hábito, o cumprimento das metas e prazos certamente serão facilitados. Além disso, uma sugestão é enumerar as atividades de acordo com o nível de importância. Essa é uma das melhores formas de se manter organizado em meio a um dia corrido e estressante.

Defina suas prioridades


É fundamental que você tenha os pés no chão. De nada adianta colocar diversas tarefas na sua agenda e achar que conseguirá executar todas elas da noite para o dia. Por isso, defina suas prioridades e deixe de lado algumas tarefas desnecessárias.

Essa dica parece simples na teoria, porém muitas pessoas têm dificuldade de saber o que realmente interessa, o que é imediato, o que é essencial e o que pode esperar mais um pouco. É nesse momento que a ajuda de um psicólogo se faz necessária, pois ele irá, por meio da terapia, te ajudar a entender o que de fato faz sentido para sua vida.

Quais os benefícios de ser uma pessoa organizada?


Veja, a seguir, as principais vantagens de ser uma pessoa organizada:

1- Otimização de tempo


Quando cada coisa tem um lugar específico, você acha qualquer item com muito mais facilidade. Isso certamente, poupará um tempo precioso, além de diminuir o estresse da procura.

Além disso, você terá mais tempo para ficar com a família e com os amigos, pois precisará de menos tempo para resolver tarefas urgentes. Planejando bem seu dia e tudo estando em seu devido lugar, você e quem vive ao seu redor serão beneficiados.

2- Produtividade


Além de fazer com que seu tempo seja otimizado, a organização também te torna mais produtivo pelo fato de você ter uma estratégia para cada tarefa.
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