Consórcio para construção de imóvel: entenda como funciona!

Essa é uma solução pouco conhecida. Confira o que é essa modalidade e como funciona. O consórcio pode te ajudar a construir sua casa sem dívidas!

Consórcio para construção de imóvel:

Quer construir uma casa mas não tem todo o valor da obra? Confira como o consórcio contemplado pode te ajudar

Você sabia que o consórcio pode te ajudar a construir sua casa? Quando falamos sobre essa modalidade, logo pensamos em casas e apartamentos prontos, novos ou usados.

Na realidade, o consórcio foi criado pensando na compra de automóveis. Entretanto, a modalidade fez tanto sucesso entre os investidores e compradores, que já conta com uma infinidade de produtos e serviços contratados por meio do consórcio.

Atualmente, existe o consórcio imobiliário para construção de casas. Uma opção para quem quer construir o próprio patrimônio de forma planejada, organizada e sem se enfiar em dívidas.

A compra de terrenos, reformas e principais serviços de uma obra também podem ser custeados por um consórcio. Essas atividades são apenas alguns exemplos de como essa modalidade é versátil.

Construir um imóvel é uma tarefa complexa, nós entendemos. Exige bastante dedicação, tempo e principalmente, dinheiro. Afinal, é preciso comprar materiais, móveis, decorações, contratar funcionários e todas as outras necessidades de uma obra.

Com isso em mente, muitos acreditam que este sonho está cada vez mais distante. Juntar tanto dinheiro parece impossível para essas pessoas. Algumas começam a obra e precisam pará-la tempos depois por falta de recursos.

Se você se identifica com algum desses casos, te explicaremos como o consórcio – em especial, a compra de cartas de crédito – pode te ajudar. Com essa modalidade, terá a quantia que precisa à vista para dar início na construção do seu sonho.

Acompanhe e tire todas as dúvidas sobre o consórcio e a compra de cotas contempladas.

O que é um consórcio?

Consórcio é uma modalidade de compra em grupo. Como assim? Diversas pessoas com o mesmo objetivo são reunidas. Neste caso, todas desejam o valor necessário para conseguir construir um imóvel.

Com isso feito, todos os integrantes se comprometem a pagar uma parcela mensalmente, construindo juntos, um fundo coletivo com a quantia necessária para que todos consigam o valor que precisam à vista.

Todo este processo é organizado pelas administradoras, empresas responsáveis por administrar grupos de consórcios. Uma vez ao mês, a administradora faz uma assembleia para discutir a situação dos consorciados, conferir se está tudo funcionando bem e – principalmente – fazer os sorteios.

Durante essas assembleias, um consorciado é sorteado para receber a carta de crédito – um documento com o valor do consórcio, no qual permite a compra do bem ou serviço à vista.

Dessa forma, mensalmente, um integrante do grupo recebe o valor. Este processo se repete até o final do contrato, até que o último participante seja sorteado. Outra forma de ser contemplado é por meio dos lances, oferecendo aportes adiantados para conseguir a cota, sem passar pelo sorteio.

Todo esse processo é seguro, organizado e regulamentado por lei. Após ser sorteado, receberá o valor da sua obra à vista e poderá iniciá-la. Entretanto, deverá continuar pagando as parcelas até o final do contrato para que os outros participantes também recebam a cota.

Quando será possível começar a minha obra?

Este é um ponto importante sobre o consórcio. Essa alternativa é considerada uma modalidade de compra a longo prazo. Isso porque, não dá para saber se será sorteado no primeiro mês ou no último.

Se decidir dar um lance, gastará mais recursos e não terá a certeza de que receberá a cota. Afinal, outro participante pode dar um lance maior naquele mês. Embora seja uma modalidade sem taxa de entrada e juros, esse fator desanima muitas pessoas.

Lembrando que contratos de consórcio podem durar anos. Essa espera não é a ideal para muitos. Para essas pessoas, a solução é a compra de cartas de crédito contempladas. O que é essa modalidade?

Cartas de créditos contempladas

Basicamente, a compra de carta contemplada é comprar a carta de crédito de um integrante que já foi contemplado. Assim, terá todos os benefícios do consórcio, sem ter que esperar ser sorteado.

Nestes casos, o comprador já entra no grupo com status de contemplado e o dinheiro da compra do bem em mãos e nos próximos meses, terá que continuar pagando as parcelas – então, assume também todas as obrigações do antigo consorciado.

É uma opção mais barata que outras oferecidas no mercado, mais prática e ágil – terá o dinheiro em mãos em pouco tempo. Para comprar uma carta de crédito é fácil, basta procurar uma administradora, encontrar a cota de construção de imóveis que mais te agrade e pronto.

Assim que o negócio for fechado, a titularidade da carta de crédito será sua e a obra pode começar!