Vantagens e certificação: fazer cursos online vale a pena?

Tem dúvida se vale a pena fazer cursos online com certificado? Neste artigo organizamos as informações que você precisa para entender tudo e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

Curso online

Continue a leitura.

Quais as principais vantagens dos cursos online?

Se você ainda está na dúvida sobre quais são os benefícios dos cursos online e porque precisa investir no ensino a distância, vamos desmistificar todos esses conceitos agora, mostrando as principais vantagens de entrar de vez nessa proposta.

Flexibilidade

Esse é o ponto principal quando pensamos em cursos online com certificado. Mesmo em uma pós-graduação a distância, a flexibilidade é o que mais chama atenção dos alunos, justamente porque não há a obrigação de sair de casa e se locomover para frequentar uma sala de aula e lidar com diferentes pessoas diretamente, como acontece na modalidade presencial.

Você pode estudar em casa, por meio do computador e até pelo tablet ou smartphone, na hora em que achar conveniente, sendo responsável pelo seu próprio tempo. Mas também não é por isso que você deve se auto sabotar. Disciplina é essencial e deve ser levada muito a sério para ter sucesso em seu objetivo.

Ambiente virtual e moderno

Fazendo cursos a distância, você conta com um ambiente virtual de aprendizagem seguro e interativo, com as melhores ferramentas para demonstração do conteúdo, além de materiais modernos e uma equipe de suporte para te auxiliar caso não tenha alguma dúvida na manipulação de algum recurso. No mais, com o método intuitivo de autoaprendizagem, fica bem fácil de estudar e assimilar todas as informações.

Acesso facilitado e versatilidade

Um dos maiores benefícios do ensino a distância com certeza é o acesso facilitado. Em qualquer lugar do mundo, uma pessoa pode fazer login na plataforma e estudar de modo otimizado. Você pode morar em São Paulo e estudar em uma instituição de Belo Horizonte, por exemplo, tranquilamente.

Não é à toa que é considerado totalmente versátil, democrático e acessível para toda a população, até mesmo aquelas pessoas que vivem nas áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos, que não podem se locomover a grandes distâncias ou aqueles que não tem uma conexão banda larga, mas podem realizar os cursos a distância usando a internet móvel.

Segurança

Estamos sempre expostos a riscos quando saímos de casa. Por mais que você tenha cautela, há situações que podem acontecer no transporte público, na rua e até na própria instituição de ensino, como assaltos e roubos comuns nas cidades grandes. Não dá para negar que, ficar em casa estudando, além de confortável, é mais seguro.

Menor custo/investimento

Você gasta menos fazendo cursos online. Essas opções são ótimas para te ajudar a economizar. Primeiro que há planos acessíveis e com ótimas vantagens, já que os aparatos necessários para essa modalidade são mais baratos. A infraestrutura dos cursos EAD precisa apenas de servidores online, o que ajuda a reduzir o custo.

Segundo, você não precisa pagar transporte público e nem se preocupar em colocar combustível em seu carro. Por último, ainda não gasta com alimentação e eventuais materiais que às vezes são indispensáveis no ensino presencial.

A certificação dos cursos online é mais rápida?

Como estamos falando de cursos EAD, é essencial trazer à tona uma questão recorrente e que gera dúvidas em muitas pessoas: a certificação. Será que nessa modalidade ela é mais rápida do que na presencial? Bom, não necessariamente. Para toda opção que demanda tempo e empenho para estudar, tudo dependerá da qualidade do conteúdo e da sua dedicação.

Nesse contexto, engana-se quem pensa que, ao investir nos cursos EAD, o certificado virá em tempo recorde. Para conquistá-lo, é preciso passar por todo o ritual de um curso presencial, estudando o máximo de acordo com a carga horária. E, mesmo que seja a menor possível (5 horas, por exemplo), é preciso estar ciente da avaliação que garantirá esse documento.

Portanto, não adianta fazer pensando que será tudo simples e rápido. Não é por ser online, livre e flexível que um curso à distância exigirá menos de você. Tenha essa consciência sempre, para ficar claro que tudo demanda o máximo empenho e organização para máxima produtividade. Não existem alternativas incríveis e fáceis, e se alguém te prometer isso, desconfie para não cair em ciladas.