Space Jam 2: a consolidação de LeBron James como ícone pop

Das quadras às telonas, de Space Jam 2 às causas sociais: idolatrar LeBron James é um estilo de vida e nós explicamos o porquê.


Space Jam 2

LeBron James é o maior jogador de basquete de sua geração, mas o que muita gente não sabe é que o astro dos Lakers tem uma relevância que transcende as quadras. Idolatrar o multicampeão da NBA é basicamente assumir um estilo de vida. E a mais nova manifestação dessa importância cultural é a sua participação no filme Space Jam 2.
A franquia, que chega ao seu segundo longa, nada mais é que a fusão de dois universos: o da bola laranja e o dos Looney Tunes. Tudo começou em 1996, quando tivemos a oportunidade de assistir a Michael Jordan ao lado de personagens icônicos como Pernalonga, Patolino e Taz-Mania. O filme, claro, foi um sucesso estrondoso.

Os anos se passaram e muito se desejou uma continuação do tão aclamado Space Jam, mas faltava outro jogador de basquete que tivesse o mesmo impacto de Jordan na cultura pop. Um cara que pegasse o bastão e conduzisse o filme da mesma forma brilhante que Jordan conduziu nos anos 90.

No fundo, todo mundo sabia que era apenas questão de tempo até que LeBron fosse escolhido para dar vida ao Space Jam 2. Demorou, mas o sucessor natural de Jordan foi finalmente confirmado no filme em 2016.

Em 2021, tivemos o gostinho do primeiro trailer. As imagens divulgadas foram surreais e deram aquele arrepio nostálgico na espinha. Voltamos a ver os personagens da Warner jogando basquete, mas também fomos surpreendidos com vários easter eggs. Na torcida estavam o Gigante de Ferro, o Scooby Doo, o Rei da Noite e outros ícones da produtora.

LeBron James cada vez mais popular

Ser escolhido para protagonizar Space Jam não é para qualquer um. Afinal, estamos falando de Michael Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos. É preciso ter força fora das quadras para assumir a responsabilidade, aparecer nas telonas e cativar não apenas os apaixonados pela bola laranja, mas o público geral como um todo.

Isso King James tem de sobra. A começar por sua popularidade nas redes sociais. O ala do Los Angeles acumula 83 milhões de seguidores no Instagram, 49 milhões no Twitter e 25 milhões no Facebook. Em termos de popularidade, segundo pesquisa feita pela ESPN, ele só perde para Cristiano Ronaldo, atacante da Juventus.

O seu carisma ajuda muito nesse sentido. LeBron é uma celebridade que tira sorrisos de qualquer um. Não é à toa que, além do Space Jam 2, participou de outros filmes e programas de TV como Bob Esponja, Simpsons e o talk show The Shop.

As telas (de diferentes tamanhos) não são os únicos tipos de produtos culturais pelos quais James já esteve presente. Em 2019, participou de uma música com seu colega de trabalho Kevin Durant. A canção se chama It Ain’t Easy.

Todos querem ter LeBron materializado de alguma forma em suas vidas. Seja através de roupas, acessórios e tênis de basquete. O atleta possui contrato vitalício com a Nike e constantemente lança sneakers que muita gente gosta de ostentar nos pés.

As causas sociais de LeBron James

James teve uma infância pobre e difícil. Fez uma promessa a si mesmo de que ajudaria todos que pudesse. Quando ganhou seu primeiro contrato profissional, tratou logo de empregar seus melhores amigos. Posteriormente, criou uma instituição de caridade para ajudar adolescentes a estudar, além de outras ações sociais.

O craque dos Lakers é também voz ativa no movimento negro, sempre lutando por igualdade e combatendo o preconceito racial. Além disso, já se posicionou politicamente em várias situações, como nas eleições que tiraram Donald Trump do poder.

LeBron é modelo, espelho e referência para muita gente, principalmente os mais jovens. Tem importância na cultura pop, nos movimentos sociais e em diversos outros aspectos da vida. Muita gente sonha em ser King James.

Space Jam 2 é produto legítimo da indústria do entretenimento, que certamente tirará sorrisos de muita gente. Mais legítima ainda é a consolidação de LeBron como figura simbólica de pertencimento em tempos tão conturbados.

E sabe o que é mais legal? Ele parece estar totalmente ciente disso: que suas atitudes são capazes de transformar. Seja nas telonas, nas quadras ou nas redes sociais.

E que tal compartilhar com seus amigos este texto sobre Space Jam 2, provavelmente eles vão amar.

Este conteúdo foi escrito pelo site Esportelândia! Acesse para tirar todas as suas dúvidas sobre esportes, regras, competições e atletas!