6 dicas para se aposentar antes dos 40 anos

Com a Reforma da Previdência fazendo com que a aposentadoria do brasileiro fique cada vez mais longe, alternativas como investimentos, aposentadoria privada, poupanças e estratégias passam a ser cada vez mais valorizadas para que o trabalhador consiga ter maior tranquilidade financeira em seu futuro.

Se o benefício do INSS conta com diversas regras e novas contagens de anos e contribuições, é preciso ter alternativas para que você consiga diminuir o ritmo do trabalho até mesmo se aposentar mais cedo.

Muito se fala em se aposentar aos 50 ou 60, mas você já se perguntou como se aposentar antes dos 40? Confira 6 dicas que reunimos!

1. Comece cedo

Quando falamos em se aposentar antes dos 40, obviamente não falamos sobre ter a previdência pública, mas sim por criar formas de obter boas rendas no futuro, fazendo com que o trabalho e dinheiro não seja a maior das preocupações.

Para que isso aconteça é preciso ter um plano bem definido que seja colocado em prática cedo. É muito mais difícil querer aposentar antes dos 40 e começar seu planejamento com 30, não é mesmo?

Comece cedo e mesmo que com pouco, quanto mais novo você refletir sobre isso, colocar seus gastos e planejamento financeiro no papel para se organizar, melhor para seu futuro!

E lembre-se que para se aposentar cedo é preciso muito mais do que guardar dinheiro, mas é necessário um planejamento estruturado a longo prazo, olhar para suas entradas e saídas e boas doses de organização financeira.

2. Tenha uma vida mais econômica

O foco para a aposentadoria precoce é o famoso “plante agora para colher depois”. É difícil pensar e querer se aposentar com 40 anos e, ao mesmo tempo, trocar de carro todos os anos, gastar com férias luxuosas e ter diversos gastos supérfluos.

Isso não significa que a vida deve ser para pagar contas e guardar dinheiro, mas é preciso ter mais atenção com o que realmente leva seu dinheiro mensalmente. 

Será que você precisa mesmo tomar café todos os dias na padaria? Você utiliza realmente todos os canais do pacote mais caro da TV? Ter diversos pares de sapato de marca cara que nem são utilizados faz sentido?

É preciso olhar para seus gastos, fazer escolhas mais conscientes e entender que trocas serão muito saudáveis para sua situação econômica no futuro.

3. Abandone o pensamento de que investimento é algo de rico

Muitas pessoas pensam que para investir é preciso ter muito dinheiro e isso afasta trabalhadores do sonho da aposentadoria precoce, fazendo com que seu dinheiro deixe de trabalhar para você.

Diferente do que muitos pensam, não é requisito obrigatório ter muito capital para investir, basta ter algum dinheiro. Existem diversas opções de investimento no mercado e elas podem se encaixar no bolso de qualquer um.

Portanto, abandone esses preconceitos e os medos ligados ao tabu do investimento e de sua segurança.

4. Estude e saiba investir

Para que o item anterior não te assombre, é preciso informação e educação financeira. O conhecimento é o melhor para não cair em ciladas e os investimentos são aliados para que o dinheiro trabalhe para você e te dê o sonho da aposentadoria precoce.

Não apenas sobre o mundo das finanças, mas mantenha-se atualizado, estude sobre o que é importante e tendência em seu mercado de trabalho, leia notícias do país e do mundo e adquira conhecimentos relevantes para sua vida profissional e pessoal.

Em paralelo a isso, faça investimentos de maneira inteligente. Quanto mais estudo, melhor para boas escolhas. Invista em diferentes modelos, tenha uma carteira diversificada e conte com a ajuda de profissionais para esse importante momento.

5. Não pare de trabalhar

O benefício de poder conquistar dinheiro e ter a chance de se aposentar mais cedo é menos sobre parar de trabalhar e mais sobre ter possibilidades de escolher atividades mais prazerosas e que não coloquem o dinheiro como grande fator de escolha.

Com boas reservas para seu futuro, torna-se possível explorar novas áreas e setores e fazer com que sua vida mantenha um fluxo de renda e poupe um tanto do seu capital principal.

6. Não acredite em fórmulas mágicas

Mesmo que muitos prometam, não existe atalho, receita ou fórmula mágica para se aposentar com 40 anos. Para alcançar esse objetivo é preciso muito planejamento, preparações, abdicação de certos gastos e poupar é a palavra de ordem.

Não entre em situações de ganhos rápidos e tenha cuidado onde vai colocar o seu dinheiro. Investir exige paciência e cuidado e não se pode esperar que se enriqueça do dia para a noite.

Você já está planejando sua aposentadoria? Aproveite nossas dicas e comece sua estratégia agora mesmo!