Soft Skills: saiba o que você precisa ter para se destacar no mercado de trabalho

O setor de recursos humanos é fundamental para o bom andamento de uma empresa. E não por acaso: além de lidar diretamente com o que há de mais importante em uma companhia - as pessoas -, o RH é responsável pelos processos de recrutamento e seleção, avaliações de desempenho, benefícios corporativos, etc.

Soft Skills

Se você está em busca de uma recolocação profissional e gostaria de chamar a atenção das empresas que possuem pacotes de benefícios atrativos, plano de carreira e afins, saiba: é fundamental que você invista em soft skills. Não sabe ainda o que é isso? Entenda melhor sobre o assunto abaixo!

O que são soft skills?


A maioria das pessoas fala sobre "hard skills", que são habilidades de caráter técnico e utilitário, como falar uma língua estrangeira, ser especialista em SEO ou similares.

No caso dos soft skills, estamos diante de outro tipo de habilidade. Neste caso, o que conta é como você sabe lidar com as dificuldades cotidianas relacionadas aos relacionamentos interpessoais - afinal, seres humanos são particulares e há muito para ser aprendido sobre eles.

Não é possível ser um bom líder se você tem, por exemplo, dificuldade para ouvir as pessoas que estão em uma posição "abaixo" da sua. Da mesma maneira, você não conseguirá a confiança da sua equipe se agir com soberba, grosseria ou reiterando, sempre que possível, que possui este ou aquele título.

Entenda: existem muitas pessoas qualificadas no mercado, especialmente em grandes empresas.

Você pode ter um diferencial técnico bastante competitivo, mas isso não significa que não haverá alguém tão qualificado com você por perto. Isso é bom? Claro que é: quanto mais expertise junto em um local, melhores serão os resultados.

O problema é que, para muitas pessoas - que ainda vivem uma visão completamente equivocada do que é o trabalho em equipe -, devemos nos esforçar para criar uma autoridade baseada em números, méritos subjetivos e afins. Isso nos afasta do que é fundamental para o crescimento profissional, tanto individual quanto coletivo!

Um grande trabalhador ultrapassa o óbvio, que é o seu currículo técnico. Ele é capaz de conversar com pessoas de diversos perfis e backgrounds, sem se impor de forma arrogante e que possa diminuir os demais.

Como desenvolver o equilíbrio? Por meio das soft skills. Listamos, a seguir, algumas habilidades que você deve trabalhar para se destacar como profissional.

Comunicação não-violenta


É possível encontrar, sem muitas dificuldades, workshops, oficinas e aulas sobre como adequar o tom de sua fala e escolher as palavras certas para lidar com situações cotidianas.

Quando nos esforçamos para falar de uma maneira respeitosa e gentil, mesmo sob pressão ou em momentos de estresse, garantimos que a situação não sairá do controle e que será possível retornar, sem grandes rancores ou aborrecimentos, aos afazeres.

Liderança


Muitas empresas procuram líderes, que são pessoas altamente motivadas e capazes de motivar os demais, mas não só. Quem “toma a dianteira” em projetos, consegue organizar equipes ou gerenciar coisas sem perder a cabeça é bem-visto pelas companhias, que geralmente querem mantê-los a todo custo.

Para desenvolver a liderança, você pode fazer cursos de especialização, ler livros, participar de congressos e, claro, colocar a mão na massa. Voluntariado, grêmios estudantis, participação em projetos voltados para causas sociais e afins ajudam a desenvolver o perfil de um líder - e enriquecem o seu currículo e a sua vida.

Escuta ativa


As pessoas têm muita dificuldade para realmente escutar aquilo que os outros estão falando. Dizemos isso porque ouvir é fácil; escutar é um nível acima.

Quantas vezes você teve a impressão de que alguém te escutou apenas para poder “retrucar”? Quantas vezes, após dizer o que sentia, você viu o interlocutor mudar de assunto? Essas coisas enfraquecem as relações e, dentro do espaço de trabalho, podem prejudicar o andamento dos projetos.

Para que você possa colaborar de fato com a sua equipe, você deve se permitir entender e escutar cada ideia, mesmo quando você não gosta do que está vindo. Por meio do diálogo, coisas melhores surgem - e esse é o objetivo!

Foco e concentração


Às vezes, há barulho ao seu redor. Em alguns momentos, os colegas estarão mais faladores, haverá uma obra ao lado do seu prédio e os vizinhos do andar sob o seu estarão fazendo uma festa. O que fazer sobre isso?

Trabalhar a sua habilidade de se concentrar naquilo que está fazendo e de não se deixar levar pelas distrações.

Não é tão simples quanto parece, é verdade, mas essa é uma habilidade que pode ser conquistada por meio de meditação - a atenção plena, inclusive, tem sido um recurso utilizado por muitos escritórios para trabalhar o foco, o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores.
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