Quer se tornar um youtuber profissional? Veja como montar o cenário

Veja algumas dicas para deixar o espaço confortável e dentro do tema do seu canal

Quer se tornar um youtuber profissional

Quando o YouTube surgiu, a ideia era permitir que as pessoas postassem vídeos com seus melhores momentos e pudessem relembrá-los a qualquer instante. Hoje, a rede social vai muito além disso e serve como uma fonte de entretenimento, por isso permite enviar vídeos longos, curtos e até fazer lives.

Essas mudanças e o número cada vez maior de novos youtubers exigem que quem deseja se destacar e fugir do toque amador invista em seu espaço. Não é preciso ter um estúdio profissional, mas vale trabalhar o cenário, com luminárias decorativas que ajudem na claridade adequada.

Quer montar um cenário inesquecível para conquistar seus seguidores? Veja dicas e arrase nos seus próximos vídeos.

Considere a temática do vídeo/canal


O primeiro passo para montar o cenário é estudar qual a temática do canal. Você pode trabalhar um modelo fixo, para todos os vídeos a serem gravados, ou mudar algo a cada novo conteúdo.

Então, se você trabalha com temas mais divertidos, vale trazer esse jeitinho para o cenário. Agora, quando envolve algo sério, a sobriedade também precisa ser transmitida no plano de fundo.

Escolha um local bem iluminado


A iluminação pode deixar o vídeo ruim se não for bem trabalhada. O indicado é escolher um local bem iluminado, com entrada de luz natural, e complementar com outras fontes. A ring light é um exemplo, mas pode ser necessário evitar as sombras no rosto e prestar atenção na contraluz.

O uso de E.V.A já ajuda a melhorar ou diminuir a iluminação (branco para aumentar, preto para diminuir). Além disso, caso não possua a ring light, vale substituir por uma luminária convencional.

Use a ring light


As ring lights possuem tripés curtos ou longos e ajudam bastante nas gravações, passando um ar mais profissional. Aposte nos modelos com clipe para prender o celular, facilitando a gravação e tornando o cenário mais enxuto.

Em seguida, antes de gravar, teste as três temperaturas de luz e mantenha outras luminárias e lâmpadas acesas. A ideia é deixar o local o mais iluminado possível.

Decore com quadros


O plano de fundo, para não ficar apenas uma parede vazia de cor única, pode contar com quadros. Escolha aqueles que combinam com seu estilo e expressam também o tema do canal.

Só tome cuidado para não exagerar. Quem assiste precisa gostar do plano de fundo, se sentir acolhido, mas a atenção deve se concentrar em você. Por isso, quadros com bordas brancas e mais neutros podem ser muito bem-vindos.

Traga livros e frases decorativas


Livros e frases combinam com o tema do canal? Se sim, fique à vontade para colocá-los no seu cenário. A regra é semelhante à dos quadros: nada de exageros. Um canal com conteúdo literário, por exemplo, pode ser gravado na frente de uma estante de livros.

Quem se interessar pelas frases deve escolher algo curto e que não exija muita concentração para ser decifrado. Caso contrário, o telespectador pode ficar mais curioso em entender o que está no fundo do que nas suas falas.

Atente-se aos ruídos


Além do plano de fundo, um bom cenário para vídeos no YouTube pede cuidado com os ruídos. Escolha um local com menos barulho, para evitar carros de som ou vizinhos gritando, situações que podem atrapalhar as gravações.

Vale fechar as janelas e as cortinas (e trabalhar muito bem a iluminação artificial) e até pensar em um isolamento acústico. O mais importante é deixar sua voz clara e sem interferências.

Mantenha tudo organizado


Bagunça não combina com um cenário profissional, até porque tira a concentração de quem está assistindo. Além disso, pode tirar sua credibilidade. Então, opte por um espaço bastante organizado.

Lembre sempre daquela regra: menos é mais! Por isso, não sobrecarregue seu cenário. Busque um equilíbrio entre o cheio e o vazio.
Postagem Anterior Próxima Postagem