Cada coisa em seu lugar: saiba organizar a sua cozinha

Dicas para uma cozinha que ofereça beleza e praticidade, neste texto, ensinaremos como organizar a sua cozinha.

Quando vemos programas de receitas na TV ou no YouTube, é impossível deixar de reparar como tudo é extremamente organizado de forma a deixar o preparo de alimentos e refeições bastante otimizado. Soma-se a isso um visual sempre bonito, parecendo ter saído do Instagram.

Aqui vamos provar ser possível ter uma cozinha parecida com as que vemos na internet. Repensando móveis de cozinha, utensílios e até a decoração, a missão de deixar o coração da casa bonito e prático pode ser uma atividade prazerosa.

1 – Móveis de cozinha

Uma cozinha planejada faz toda diferença e, ao contrário do que muitas pessoas acham, é um sonho possível de ser realizado. É importante ter em mente que, ao falarmos de cozinha planejada, não estamos falando, necessariamente, de projetos com arquitetos e móveis sob medida.

Existem cozinhas planejadas para ambientes compactos ou amplos, disponíveis para serem compradas em módulos em vários sites de varejo. 

Dê preferência a materiais que não enferrujem ou estufem facilmente, já que o ambiente da cozinha deve ser lavável para facilitar a higienização.

Móveis do mesmo estilo e cor deixam o ambiente automaticamente mais arrumado. Se possível, escolha móveis com nichos específicos que você vai utilizar, como balcões com fruteira. Isso evita que você compre um móvel extra só para essa função, além de deixar o ambiente mais amplo.

2 – Organizadores de vidro ou acrílico

Você provavelmente já passou por vídeos de organização na internet que contam com organizadores de acrílico. Por serem leves e transparentes, eles garantem um visual clean e facilitam a vida na hora de buscar comidas e utensílios.

Seja para organizar os talheres e facas de corte nas gavetas, frutas e legumes na geladeira ou alimentos secos na despensa, os organizadores facilitarão a sua vida. Para deixar tudo visualmente mais bonito, escolha um padrão e compre todos no mesmo estilo.

Caso queira economizar e ajudar o meio ambiente, você pode utilizar vidros de alimentos como palmito ou molhos de tomate, esterilizar com água quente e guardar seus alimentos secos. 

Para uniformizá-los, você pode pintá-los usando tinta spray (nesse caso, lembre-se de deixar secando no mínimo 24h ao ar livre). Para uma decoração extra, escolha um estilo de etiquetas e categorize os potes.

Caso sua cozinha tenha um estilo mais rústico ou natural, sempre é possível combinar potes e organizadores de acrílico com bambu e cortiça, principalmente para a armazenagem de temperos e alimentos não-perecíveis secos.

3 – Utensílios de mesma cor

O que vale para os móveis também se aplica aos utensílios. De eletrodomésticos a itens de cozinha, escolher uma cor e padrão deixa o ambiente mais organizado e esteticamente mais agradável.

Você pode combinar colheres e espátulas de bambu com organizadores cujas tampas sejam feitas do mesmo material. 

Ou, ainda, comprar um conjunto de utensílios de silicone vermelho e combinar com eletrodomésticos vermelhos (ou de outra cor, claro). 
Dessa maneira, você pode organizar a sua bancada com os itens que mais usa no dia-a-dia e ainda deixar o visual muito bonito e prático.

4 – Panos de prato

Costumamos não dar tanta importância aos panos de prato, mas sendo um item de extrema importância (e uso intenso) na cozinha, dar uma atenção extra a eles faz toda diferença. Eles devem estar dispostos em um local de fácil acesso, devendo estar sempre à vista.

Invista em panos de prato de qualidade e lembre-se que ele deve ser trocado, idealmente, a cada dois dias. 

Panos de prato atoalhados são ótimos para quem usa a pia com frequência. Você pode escolher temas complementares à sua cozinha. 
Por exemplo: se a sua cozinha é colorida, escolha panos de prato monocromáticos ou mais sóbrios, criando um contraste para organizar a sua cozinha.