O que é a unidade BTU de ar-condicionado?

Responsável pela potência do ar-condicionado, o BTU certo ajuda a economizar energia elétrica e ainda desgasta menos os aparelhos, trazendo vantagens para a sua comodidade.

Comprar ar-condicionado é uma atitude que vai bem além do que a simples escolha do aparelho. Afinal, é preciso saber a potência do equipamento e também a área que ele conseguirá atingir seja em uma casa ou imóvel comercial. A medição dessa unidade de refrigeração é feita por meio do British Thermal Unit (BTU, Unidade Térmica Britânica, em tradução livre).

 
O cálculo traz resultados que norteiam a sua compra, pois muitas vezes um ar-condicionado com muita potência pode não ser o ideal para um ambiente pequeno. Portanto, quanto mais alto for o BTU, maior será a potência do aparelho. Por isso, vale a pena observar essa indicação no momento de analisar os modelos, pois essa informação ajuda na escolha certa para fins específicos.

Veja como calcular o BTU

A lógica dos BTUs do ar-condicionado é bem simples. O cálculo considerar a metragem do espaço, o número de pessoas que circulam pelo ambiente, os equipamentos que irradiam calor e também a exposição ao sol.

É preciso inserir a somatória de 600 BTUs para cada metro quadrado do imóvel, 600 para cada pessoa, 600 para cada eletrodoméstico (TV, freezer, fogão, geladeira) e 800 se o local estiver sob luminosidade do sol.

Para saber se o ar-condicionado terá potência suficiente para refrigerar ou aquecer o local, você deverá pensar em todos os detalhes citados acima, realizando o cálculo. Imagine um cômodo com 20 metros quadrados onde circulam três pessoas e existam quatro eletroeletrônicos. Você deverá fazer o seguinte cálculo:

  • 20 x 600 (metragem) = 12.000 +;
  • 3 x 600 (pessoas) = 1.800 +;
  • 4 x 600 (aparelhos) = 2400.

O total é 16.200, ou seja, o ar-condicionado deverá ter uma capacidade acima de 16.000 BTUs para um local que não receba luz do sol. Caso isso aconteça, a conta tem que ser somada a mais 800, totalizando 17.000 BTUs.

Portanto, ao analisar vários modelos de ar-condicionado, considere esse importante detalhe, pois a potência do equipamento é fundamental para que todo o ambiente seja contemplado com os recursos existentes no equipamento.

Dessa maneira, a climatização da sua casa ou escritório estará totalmente adequada, fazendo com que as pessoas usufruam na totalidade dos recursos existentes em um ar-condicionado.

Com isso, o seu investimento será certeiro, sem insatisfações sobre falta de aquecimento ou resfriamento que não atenda às exigências dos clientes, ou seja, os ambientes terão a temperatura almejada em menos tempo e com maior eficiência, pois ela será melhor distribuída.

Além de proporcionar mais conforto, a escolha do BTU certo contribuirá com a redução nos gastos. Isso porque as manutenções e limpezas não precisarão ser realizadas com tanta frequência quando se exige do equipamento mais do que a sua potência oferece.

Riscos ao comprar um ar-condicionado com BTU errado

O primeiro risco ao comprar um equipamento que não tenha um BTU adequado ao local onde será instalado é um desgaste excessivo, situação que certamente aumentará os custos operacionais, principalmente com manutenções e limpeza, inclusive com falhas no desempenho.

Aliado a isso, ao não atingir a temperatura programada, o ar-condicionado terá um impacto direto em uma conta que toda família faz de tudo para reduzir: a da energia elétrica. Assim, o consumo de eletricidade será alto, impactando no valor mensal, ou seja, ao contrário de trazer conforto e bem-estar, poderá ser um problema.

Para evitar isso, a dica é sempre analisar o BTU existente no aparelho. Observe se ele tem o valor indicado para as condições do seu espaço. Muitas vezes, comprar um ar-condicionado mais caro pode ser uma economia a longo prazo, pois os BTUs influenciarão na melhor utilidade.

É importante informar que o cálculo do BTU também vale para o modo quente do aparelho, tendo em vista que se trata de uma unidade de medida. Seguindo as nossas dicas, certamente a sua compra será bem-sucedida, com a melhor climatização para a sua casa ou ambiente de trabalho.

Atente-se ainda para a escolha de uma empresa que seja especialista em ar-condicionado, oferecendo os melhores aparelhos e também uma diversidade em BTUs, além de uma assistência técnica de qualidade.