Como saber se a região do imóvel desejado é segura?

A segurança é um fator importantíssimo na hora de comprar um imóvel; saiba como analisá-la ao fechar negócio

Um dos fatores mais importantes na hora de comprar um imóvel é saber sobre a segurança da região onde ele está localizado. Afinal, seria preocupante descobrir que o local onde você e sua família pretendem morar possui alta incidência de violência e roubos, por exemplo.

Sentir-se seguro na região em que se escolhe viver é um dos pré-requisitos para ter uma vida tranquila. Dessa forma, é preciso conhecer melhor o bairro onde o imóvel se localiza e observar detalhes que podem facilitar a ocorrência de crimes. A localização em um bairro seguro também colabora para a valorização do imóvel.

Por isso, fizemos um compilado de dicas para ajudar você a se sentir seguro no dia a dia e na hora de tomar sua decisão de negócio.

A infraestrutura conta muito

Conhecer o que o bairro oferece e a dinâmica de quem vive no local é fundamental. Por isso, veja se a região conta com parques, estacionamentos, jardins e praças. Locais públicos ajudam a aumentar a movimentação local, reduzindo os casos de violência e roubo.

Além disso, considere caminhar pelo bairro em diferentes horários do dia para verificar se as ruas e espaços públicos oferecem boa rede de iluminação noturna, por exemplo. A luminosidade é um fator importante para saídas noturnas ou resolução de qualquer pendência em horários mais tardios. Um bairro muito escuro pode propiciar aumento na taxa de assaltos.

Busque analisar também a presença de câmeras de segurança em condomínios e casas particulares. Esse fator colabora para minimizar problemas e pode indicar a necessidade de mais proteção no local.

Converse com vizinhos e faça pesquisas na internet

Procure informações sobre a região onde pretende morar com quem mais sabe sobre ela: os moradores. Se puder, converse com pessoas diferentes, buscando entender qual o perfil de quem mora no local e o estilo de vida que costumam levar.

Dessa forma, será possível ter uma visão geral sobre o espaço e descobrir se existem casos de violência e roubo por ali. Não limite-se a ficar apenas no bairro da compra do imóvel: expanda a pesquisa e conheça os arredores para entender sobre a criminalidade na região.

Procure saber se existem rondas policiais, seguranças particulares, grupos de WhatsApp para comunicação da vizinhança e outras ferramentas que podem colaborar na segurança.

Ao pesquisar mais sobre o bairro na internet, entre em grupos de redes sociais, veja dados sobre violência e roubos, leia notícias sobre a região e procure relatos de pessoas envolvidas.

Conheça o acesso ao bairro

Vias de acesso e transporte público podem ser fatores importantes no quesito segurança, já que bairros mais afastados dificultam a locomoção, além de se tornarem mais desertos.

Essa limitação no deslocamento pode exigir caminhadas mais longas por lugares perigosos. Por isso, procure conhecer as vias. Perceba se há movimentação de carros e presença de comércio na região para ter apoio caso precise percorrer esses caminhos.

 

Vida noturna e outros fatores

Muitos bairros contam com ótimos imóveis, mas a vida noturna do local pode prejudicar a segurança. Bares e baladas, por exemplo, podem aumentar a ocorrência de desentendimentos e confusões quando muito próximos a residências.

É importante haver circulação de pessoas e veículos para garantir maior tranquilidade em atividades noturnas. Neste caso, as rondas policiais são importantes também neste horário para contar com uma proteção adicional.

O tipo de comércio oferecido na região, além de ajudar na valorização do imóvel, pode colaborar também para a segurança dos moradores. Ao manterem o funcionamento no período noturno, as farmácias, supermercados e academias garantem maior circulação de pessoas em diferentes momentos do dia, inibindo e diminuindo a incidência de ações criminosas.

Optar por um bairro seguro permite o bem-estar geral da família e colabora com o estilo de vida desejado para o cotidiano. Além disso, uma boa localização ajuda a valorizar o imóvel.

Por isso, não deixe os detalhes escaparem e atente-se a cada ponto de segurança. Assim, você fecha um bom negócio e ainda garante tranquilidade para o dia a dia.