Estilo Boho: O que é e como utilizá-lo?

O boho já foi considerado apenas uma tendência, mas há alguns anos assumiu o status de estilo. Isso porque, fashionista de todo o mundo começaram a utilizá-lo constantemente no dia a dia. Se você não sabe, o estilo boho tem uma pegada vintage e pode ser combinado de diversas maneiras, inclusive com uma blusa de linho slim, basta utilizar a criatividade. Mas, sabemos que com tantas opções é comum ficar confusa ao montar suas produções. Portanto, acompanhe o post de hoje até o fim e saiba tudo sobre o estilo boho.

Estilo Boho

Sobre o estilo boho

Boho é derivado da palavra “bohemian”, ou boêmio em português, referenciando os boêmios da Europa, os artistas e intelectuais da década de 20 que inspiraram muitas gerações. No entanto, foi na década de 70 que muitos dos elementos do estilo boho ficaram populares em Londres graças aos hippies. Eles foram responsáveis por desenvolver uma estética própria e com influência de diferentes grupos étnicos como os índios, cowboys, ciganos e dos camponeses.

Então, a partir do ano de 2004, o estilo ressurgiu como forte tendência nos festivais de música como Coachella, Lollapalooza e Glastonbury. Ainda que fosse inspirado no visual dos anos 70, ele já havia sido transformado para uma produção mais sofisticada ou de boutique. Sendo assim, vale lembrar que as peças usadas pelas fashionistas não são necessariamente antigas e reaproveitadas, sendo na maioria novas e apenas releituras de peças vintage. Portanto, o estilo boho ou boho-chic é na verdade uma mistura de vários estilos diferentes.

Vale lembrar que o estilo boho é ideal para usar no dia a dia em ocasiões informais, mas também é muito visto em festivais de música, como falamos acima. Ou seja, não tem uma regra. As cores que compões esse estilo são tons terrosos, como caramelo, vinho e verde escuro, e também turquesa, branco e beges em geral. Por fim, os tecidos e materiais característico desse estilo são camurça, chamois, couro, tricô e crochê, algodão, tecidos leves, fluidos e esvoaçantes, jeans, florais e renda.

Como inserir o estilo boho em seus looks?

Primeiramente é importante deixar claro que para montar uma produção boho não é necessário que todas as peças sigam o estilo. Algumas delas ou até mesmo os próprios acessórios podem criar essa tendência em um look, ainda que ele seja básico e democrático. Confira abaixo:

Vestidos

O vestido pode ser longo ou curto, desde que sejam esvoaçantes, com materiais mais nobres e delicados, ou mais artesanais, como renda, crochê e tricô. É possível combinar os vestidos com botas de cano curto ou médio no frio ou com sandálias de tiras ou gladiadoras no calor. Além disso, estampas étnicas e bordados também são pontos que promovem esse estilo à peça.

Saia longa

Em dias quentes a saia longa é uma ótima opção para substituir a calça jeans. No entanto, você também pode adaptar o look para dias frios ao usar uma meia calça por baixo. Para ambientes informais, fendas que deixam a perna à mostra, promovem um toque de sensualidade ao look. Além disso, combine a saia com outras peças como rasteirinha, colares longos de pena, chapéus, headband de flores ou couro e bolsa mais longa de couro ou artesanal.

Quimonos

Dependendo do tecido e espessura, os quimonos podem ser usados tanto no inverno quanto no verão. Eles funcionam perfeitamente ao valorizar looks básicos e são um ótimo truque para cobrir mais o corpo, caso queira. O ideal é que eles sobreponham blusas mais justas, visto que as largas acabam escondendo as formas. Além disso, é recomendado que eles sejam de materiais fluidos ou artesanais, como crochê, tricô e renda, e sobreponham looks com calça flare, pantalona ou skinny, shorts e saias mais curtas.

Batas

As batas nada mais são do que blusas mais soltas, que marcam menos a silhueta e são boas alternativas para compor looks para trabalho. Dentro do estilo boho é comum que elas sejam de tecidos fluidos, leves e com estampas étnicas. Batas com calça flare são ideais para o trabalho, enquanto para um look mais casual podem ser usadas com shorts, botas cowboy e bolsas com franjas.

Chapéu

O chapéu é o acessório ideal para quem quer ousar na produção e se sente segura para isso. Mas, para evitar erros ao utilizá-lo, o ideal é apostar em cores neutras como cinza, preto e bege. Os modelos de aba grande e mais escuros são perfeitos para deixar o look com estilo boho chic, funcionando para diferentes ocasiões.

Franjas

As franjas presentes nas roupas de grife e acessórios são o detalhe perfeito para encaixá-los no estilo boho. Elas são mais comuns em peças como quimonos com tecidos leves, jaquetas de couro e derivados. Para não errar, opte por apenas uma peça com franjas no look e evite deixar o visual poluído.

Então, agora que você sabe o que é o estilo boho e como incluí-lo em seus looks é hora de começar a preparar suas produções visuais.