Quais os principais tipos de material de utensílios de cozinha?

Descubra qual o material ideal para os itens da sua casa.
Na hora de adquirir um kit utensílios para a sua cozinha pode bater dúvida sobre qual material comprar, afinal são muitas opções no mercado. Neste artigo você vai conhecer a propriedade de cada um deles para facilitar a sua escolha.

Nylon

Jogos de utensílios de nylon são uns dos mais comuns. O nylon é um polímero de cadeia longa, ou seja, uma espécie de plástico complexo, resistente ao calor. Mas é preciso verificar a qualidade do material antes de comprar os itens.

Quando for escolher itens de cozinha de nylon, observe a faixa de temperatura indicada na embalagem. O produto deve resistir a até 250 °C. Se não houver indicação de temperatura no rótulo, melhor não comprar, pois, o utensílio provavelmente não é temperado, o que indica baixa resistência ao calor.

Produtos desse material tem a qualidade de não arranharem outros materiais, como as panelas antiaderentes, por exemplo.

Inox

Também chamado de aço inoxidável, o inox é feito de uma mistura de ferro com os metais cromo e níquel. Geralmente a proporção dessas substâncias na composição do inox é representada pela equação 18/8. Isso significa que o material contém 18% de cromo e 8% de níquel.

Além de muito bonitos e sofisticados, os utensílios de inox são fáceis de higienizar. O material é resistente ao calor e a substâncias abrasivas, não oxida e tem ótima durabilidade. Inox é um excelente material para se escolher panelas, mas também para os diferentes utensílios de cozinha, como diferentes tipos de colheres, pegadores, espátulas, entre outros.

Porém, não é recomendável utilizar utensílios de inox com qualquer tipo de panela, pois eles podem arranhar, gerando desgaste na panela.

Acrílico

Acrílico é um derivado do polímero MMA, sendo considerado o mais nobre dos plásticos. Esse material é resistente e seguro, além de ser visualmente muito bonito. Ele pode receber coloração e deixar sua cozinha bastante divertida e também sofisticada.

São diversos os utensílios domésticos feitos de acrílico, como travessas, potes, jarras, copos medidores, talheres, porta guardanapos, açucareiros, baldes de gelo, saladeiras, entre outras peças que conferem elegância à cozinha. O material, porém, deve ser bem cuidado visto que está sujeito a arranhões. Também não pode ser levado ao calor, pois derrete.

Madeira

Geralmente feitos de bambu, os utensílios de madeira são versáteis, duradouros e resistentes. Bambu é considerado uma matéria-prima do futuro por ser natural, sustentável e altamente renovável. Além de tudo, itens de bambu são muito bonitos, agregando valor à cozinha e à decoração do lar.

Há ainda um aspecto muito interessante: as fibras de bambu possuem um agente orgânico que atua como bactericida natural. O material ainda apresenta baixa absorção de umidade. Dessa forma, os utensílios de bambu são seguros e higiênicos, sendo ideais para o preparo de alimentos.

Porém, para aproveitar essas propriedades e ter um bem durável, é importante ter alguns cuidados. Os utensílios precisam ser bem higienizados e secos corretamente antes de guardados.

Apesar de não absorver muita umidade do ambiente, a madeira, se armazenada em locais úmidos por muito tempo, pode ter sua integridade comprometida, desenvolvendo mofo.

Alumínio

O alumínio é uma liga metálica encontrada em abundância na crosta terrestre. Isso faz com que produtos deste material sejam acessíveis. O alumínio, além de belo e sofisticado, dá um toque moderno à cozinha. Dele podem ser feitos talheres, assadeiras, pegadores, panelas, formas de bolo, travessas…

O alumínio é um material muito versátil, leve, maleável e resistente à corrosão, por isso é também bastante durável. Ele possui uma elevada condutibilidade térmica que o torna favorável para a produção de utensílios domésticos. Isso quer dizer que o calor se espalha melhor e com mais velocidade nesse material.

Silicone

A borracha de silicone é um polímero de condensação que tem na sua composição o Silício como elemento principal. Ele é um material bastante flexível, com grande durabilidade e grande resistência a altas temperaturas.

Utensílios de silicone são práticos, fáceis de limpar e de conservar. Eles também não absorvem odores indesejáveis. Por não ser um material não poroso, não mancha e não gera a proliferação de bactérias.

Outra qualidade do silicone é que ele não é abrasivo, servindo muito bem às panelas antiaderentes, pois não a riscam. Produtos desse material são ainda encontrados no mercado com um ótimo custo-benefício.