Barco Solar: uma forma limpa e econômica de navegar

Já não é mais novidade que a tecnologia fotovoltaica veio para revolucionar o mundo. Hoje, é comum ver painéis solares em casas, indústrias, grandes fazendas de energia solar e veículos elétricos. Essa realidade já chegou aos mares e oceanos, e o barco solar já tem lugar de destaque nas notícias no âmbito da energia solar.

Barco Solar
Os barcos elétricos solares já podem ser adquiridos por encomenda de fabricantes que já atuam no mercado e que produzem lancha com energia solar, equipamentos e acessórios para adaptação. Assim como os carros, existem empresas especializadas na adaptação de barco convencional a um barco elétrico.

As embarcações movidas a energia solar são um grande passo na busca por um transporte mais seguro, econômico e limpo sobre as águas. Uma embarcação deste tipo pode vir de fábrica com motor de popa movido a energia solar, ou passar por um processo de adaptação. Podemos comparar esse processo de adaptação como acontece com os automóveis.

No município de Bonito (MS), o passeio de barco solar já pode ser apreciado por visitantes e estudiosos. Essa é uma das principais atrações do ecoturismo da cidade que leva muitas pessoas a terem essa experiência. Em homenagem a uma ave aquática comum na região, o barco foi nomeado de Biguá.

Equipado com duas placas solares, Biguá, foi projetado com base no modelo Safari 7.0 M, detentor de um motor elétrico capaz de transportar até 15 pessoas simultaneamente. O motor do barco solar é silencioso, 100% movido a energia limpa e não incomoda os passageiros e nem os animais da região.

Barco solar e suas limitações

Um barco movido a energia solar tem grandes limitações para transportar passageiros e cargas, mas essa é uma tecnologia em desenvolvimento e em breve teremos grandes embarcações elétricas disponíveis para o transporte de um grande número de pessoas e carga.

Essa limitação está com os dias contados, pois já existe uma grande embarcação solar com capacidade de transportar 100 toneladas de pesca e um grande número de pessoas simultaneamente. Estamos falando do Turanor PlanetSolar, projetado com um motor elétrico de 120 kW de potência, sonar de pesca, camarotes com nove camas, cozinha e capacidade de transportar uma tripulação de 60 pessoas.

No entanto, ele ainda é um protótipo de luxo, que vem sendo testado em diversas águas diferentes. Uma das maiores proezas do Turanor PlanetSolar é ter percorrido 60 mil km sem nenhuma gota de gasolina ou qualquer outro combustível fóssil poluente. No entanto, ele ainda é considerado um barco lento com velocidade de 5,5 nós, equivalente a 1,6 km percorridos a cada 9,5 minutos.

Em vista disso, o passeio de barco solar ainda é limitado para alguns lugares em específico e não comporta muitos passageiros. Também não consegue percorrer grandes distâncias se o barco solar não tiver um armazenamento robusto de energia.

Mas, para os amantes de passeio em alto mar que não aguentam esperar, vale a pena apreciar as embarcações tradicionais na Marina Imperial e se deslumbrar com toda a beleza que o mar oferece. Em uma marina você encontra diversas opções de passeios náuticos.

Barco solar e qualidade de vida

Ao conciliar a tecnologia sustentável com o que temos de mais moderno, foi criado o barco solar, nada mais do que um grande passo para a humanidade. Tanto o Biguá como o Turanor PlanetSolar, são grandes exemplos de que é possível termos embarcações que navegam de forma limpa e econômica.

Nossos mares e oceanos estão repletos de lixo produzidos pelo homem desde o surgimento das indústrias. Os vazamentos de petróleo que contaminam as águas ainda ocorrem ao redor do mundo. Além disso, o despejo constante de toneladas de dejetos e produtos químicos, direto nos oceanos e mares, é algo preocupante.

Se essa tecnologia tem o potencial de deixar para trás a necessidade de um transporte marítimo movido a combustível fóssil, ela é mais do que bem-vinda. Estamos diante de uma nova era de tecnologia que se for direcionada da forma certa irá melhorar a qualidade de vida das pessoas, dos animais e todo o ecossistema.