Dicas para você escolher o melhor computador para suas necessidades

Dicas para você escolher o melhor computador para suas necessidades

Ter o melhor computador de acordo com o que você precisa não é tarefa impossível. Mas, quando se olha um site com eletrônicos, são tantas opções que realmente parece uma missão impossível achar o melhor computador.

Para começar, é importante entender que existe um melhor computador de acordo com a sua realidade e suas necessidades. Afinal, existem computadores mais em conta e existem modelos bem caros. Porém, tudo depende para que você precisará do computador.

Está confuso (a)? Então, vamos te dar algumas dicas para você escolher o melhor computador de acordo com as suas necessidades, confira!

Como escolher o melhor computador?

Primeiramente, saiba o quanto você tem de verba disponível para investir em um bom computador e para que você precisará do equipamento.

Há pessoas que precisam do computador para redação de textos e para pesquisas na internet. Já outras lidam com programas de edição de imagens, por exemplo.

E ainda há um terceiro grupo, que gosta de usar o computador para jogos. São perfis diferentes e que pedem diferentes configurações de equipamentos. Portanto, a primeira dica é você refletir para que necessita do computador.

Assim, você já começa a montar na sua cabeça qual o perfil ideal de equipamento que poderá comprar.

1. Saiba os componentes essenciais de um computador

Você já deve ter reparado a grande diferença de preço entre os diversos modelos de computador.

As diferenças, na verdade, se resumem aos componentes essenciais de um computador, que são:

  • Processador;
  • Memória RAM;
  • Capacidade de armazenamento;
  • Placa de vídeo.

Assim, se você já sabe qual é o seu perfil, fica mais fácil saber até onde vale a pena investir em cada um desses itens.

Por exemplo, se seu uso do computador é apenas para trabalhos de escritório, você não precisa comprar um modelo que tenha uma placa de vídeo mega avançada.

De fato, um modelo com uma placa de vídeo bem moderna é bastante indicado para quem deseja usar o computador para games.

Se esse não for o seu caso, vale a pena procurar um modelo mais barato, de uma marca mais em conta também (vamos falar das principais marcas do mercado mais para frente nesse artigo).

Dessa forma, se você pretende usar um computador para edição de textos, mandar e-mails ou navegar pela internet, um modelo com 4 GB de memória RAM e um processador Core i5 é mais do que suficiente!

2. Pesquise (e muito!)

Há grande variação de preços entre os diferentes modelos de computador. Mas, se você pesquisar, encontrará modelos semelhantes com essa variação de preço. Portanto, a dica é pesquisar e bastante! Tenha calma e ponha tudo na ponta do lápis! Você pode, inclusive, acompanhar a variação de preços de modelos específicos (há sites que te permitem fazer isso) e aproveitar as promoções, usando, por exemplo, um cupom Kabum.

3. Notebook ou desktop?

Existe muita diferença entre trabalhar em um notebook, que são os computadores portáteis e um desktop.

Aqui, vale a pena a reflexão: você prefere trabalhar com um ou com outro? Há pessoas que não gostam de trabalhar em notebooks, preferindo desktops.

Já com outras, é o contrário: não abrem mão dos seus notebooks no trabalho. Ou seja, tem muito a ver com gostos pessoais e com o que você deseja para você.

E isso, influencia também o preço: geralmente notebooks com configurações superiores são mais caros do que desktops com a mesma configuração.

4. Marcas

Uma das grandes diferenças sobre os preços de computadores está nas diferentes marcas presentes no mercado brasileiro atual.

Assim, você encontrará excelentes produtos, com preços mais caros, se optar por marcas como Dell e Apple, por exemplo.

Mas, lembre-se que Apple não rola com Windows e certamente você também terá que comprar programas que te permitam abrir os arquivos salvos em Windows no seu iMac.

Já a Dell é considerada uma das melhores marcas de computadores no mundo, mas seus preços podem ser mais elevados.

Partindo de marcas mais em conta, temos os notebooks da Samsung, que têm bom desempenho. Porém, existem marcas ainda mais em conta, como a Positivo, por exemplo, que apresenta modelos com preços bem menores.

5. Comprar um pronto ou montar?

A última dica tem bastante a ver com seu perfil e o que você deseja do computador. Montar um desktop pode sair mais em conta e você pode colocar itens de maior performance.

Por outro lado, se desejar um notebook com a configuração mais caprichada, não vai pagar barato.

Ou seja, é necessário pensar bem no que você deseja, estudar as possibilidades, ver o que é essencial, conforme seu perfil e também colocar tudo na ponta do lápis, antes de decidir qual computador deseja adquirir.

Seguindo essas dicas e refletindo bem, você vai conseguir adquirir o melhor computador para você!