O que avaliar antes de comprar um ar condicionado para minha casa

O que avaliar antes de comprar um ar condicionado para minha casa?

Ao comprar um ar condicionado é preciso saber de algumas coisas, como benefícios, custos e outros fatores que podem afetar sua decisão. Afinal, antes de investir um dinheiro em algo é preciso conhecer bem o produto.

O ar condicionado possui diversos prós e contras para aqueles que querem ter um, assim você precisa balancear bem, sabendo a diferença entre aluguel de climatizadores, por exemplo, e a compra de um ar condicionado.

Quer saber o que avaliar antes de comprar um ar condicionado para sua casa? Continue lendo este texto.

Quais são as informações necessárias

Antes de comprar seu ar condicionado, escolher o modelo e levar para casa, é preciso ficar atento com o comprimento e a largura do espaço onde você pretende colocar o aparelho, se é possível passar fio e mangueiras.

Além disso, fique atento à potência do aparelho, se é compatível com o sistema de sua casa e se é o suficiente para aguentar o aparelho funcionando.

Outras informações também precisam ser coletadas, como o número de pessoas que frequentam o local, o número de aparelhos que ficam constantemente ligados em casa e também o número de janelas no cômodo.

Tudo isso é preciso saber para poder escolher corretamente o modelo para sua casa, qual o ideal para resfriar ou aquecer bem o ambiente, e tudo isso pode influenciar.

O que é preciso para instalar

A primeira coisa que você precisa pensar é a rede elétrica da sua casa, a maioria dos aparelhos são 220v, ou seja, é preciso que no lugar instalado tenha uma tomada ou o aparelho esteja ligado no 220v.

Alguns modelos, como o portátil, não precisam realizar nenhuma mudança em seu imóvel, é só ligar e já estará funcionando. Já o modelo Split e o de janela é preciso fazer alguns furos e pequenas adaptações em seu cantinho.

Consumo de energia

Procure saber o quanto de energia o aparelho consome, alguns possuem sistemas mais econômicos com iniciativa eco friendly, que possui mecanismos para proteger o meio ambiente e ainda ajuda a economizar energia.

Esse ponto é muito importante para ter certeza de que não irá aumentar muito o consumo de energia em sua casa, para não prejudicar. Por isso, ao pensar em adquirir um ar condicionado, procure saber o consumo energético.

Existem algumas tecnologias que foram desenvolvidas justamente para diminuir o consumo de energia do aparelho.

Inverter

A tecnologia Inverter faz com que a temperatura desejada seja atingida com pouco tempo após o aparelho estar ligado, além disso, para manter o resfriamento do ambiente não é necessário picos de energia, que acabam gastando muito.

Esse sistema controla o compressor do aparelho, isso ocorre por conta dos sensores de acordo com a necessidade do ambiente. Ao contrário de outros tipos de aparelhos, o Split Inverter não fica ligando e desligando.

Essa tecnologia ajuda a economizar cerca de 60% a mais que os aparelhos convencionais.

Ciclo quente e frio

Outro aspecto que vale a pena conferir é se o aparelho possui a função de ciclo quente e frio, já que em algumas regiões as estações são bem definidas, ou seja, o clima muda muito, é uma ótima opção.

É comum que as pessoas optem por aparelhos mais baratos que não possuem a função, no entanto, sua casa é muito fria durante o inverno, o que obriga a compra de ou o aluguel de aquecedores.

Por isso, talvez seja interessante investir em um aparelho que ofereça ambos os ciclos, assim você economiza, comprando apenas um aparelho.

Custo- benefício

Antes de selecionar um aparelho só pelo preço é preciso pensar em seu custo-benefício, muitas vezes o aparelho é mais barato, mas seu desempenho e qualidade é baixa, ou até possui uma vida útil muito curta.

Por isso, muitas vezes é mais seguro investir uma quantia maior para ter um aparelho de qualidade, optar por marcas mais conhecidas e que garantem um bom aparelho, que vai entregar o serviço solicitado.

Mesmo que no momento seja mais custoso, o aparelho irá durar mais, sem necessitar de tantas manutenções ou até acabar perdendo um aparelho com pouco tempo de uso. Por isso, vale a pena pensar também nos benefícios atrelados àquele valor.

Esses são alguns aspectos que devem ser levados em conta antes de simplesmente escolher a cor ou modelo, é preciso pensar nas qualidades do modelo, qual será o tipo mais eficiente para sua casa e qual compensa mais.

É preciso ficar atento às especificações e qual a melhor maneira de comprar, instalar e usar diariamente, se há restrições para instalar, quanto custa a manutenção e o consumo de energia.

Por isso, antes de comprar, certifique-se de que esse será o melhor aparelho para seu espaço, e que o modelo além de lhe agradar, também é eficiente e ajuda a economizar.