Como contratar um bom arquiteto para sua obra

Como contratar um bom arquiteto para sua obra?

O arquiteto é um dos profissionais mais importantes em uma obra, seja de construção ou reforma. Isso porque, é ele o responsável por criar o projeto arquitetônico, que servirá como guia para o cronograma e todas as demais etapas, como a elaboração do projeto estrutural, hidráulico, elétrico, entre outros.

Atualmente, existem muitos profissionais disponíveis do mercado e sabemos que é comum ficar em dúvida no momento de contratar.

Afinal, um bom arquiteto garante que a obra seja concluída dentro do prazo, além de garantir ambientes personalizados, confortáveis e funcionais.

Então, pensando nisso, no post de hoje vamos te ajudar a contratar um bom arquiteto para sua obra.

1. Faça uma boa pesquisa

O primeiro passo é fazer uma boa pesquisa de profissional, visto que assim como acontece em outros segmentos, existe uma ampla oferta de arquitetos disponíveis no mercado.

Justamente por isso, sabemos que é comum ficar inseguro no momento da escolha. Sendo assim, além de considerar nomes conhecidos, nossa dica é pedir indicações para pessoas que já construíram ou reformaram.

Depois de ter os nomes em mãos, analise também os depoimentos dos clientes nas redes sociais e no Google, assim como procurar saber como é o currículo do profissional, confirmando que ele está devidamente registrado no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

2. Entenda o estilo do arquiteto

É importante deixar claro que, de nada adianta o profissional ser o melhor arquiteto da cidade, se ele não for capaz de entregar uma obra dentro do estilo que você deseja.

Sendo assim, para evitar esse tipo de conflito, o ideal é analisar previamente o perfil do profissional que você deseja contratar.

Para isso, pesquise sobre os trabalhos anteriores e analise se ele se encaixa em seus gostos. Isso porque, hoje em dia existem profissionais focados em diferentes estilos arquitetônicos e você precisa primeiro entender qual é seu gosto para então sair em busca do arquiteto.

3. Entenda como é a flexibilidade do profissional

Outro ponto importante é perceber se o profissional é flexível, visto que essa característica é fundamental nos mais variados nichos.

Portanto, converse com o arquiteto para entender se ele é flexível em relação a prazos, valor do serviço e principalmente a respeito do projeto em si.

Justamente por isso, é essencial que ao longo das conversas você deixe muito claro quais são suas necessidades e desejos.

Dessa forma, ele poderá avaliar com calma e ter tempo para apresentar soluções que atendam suas demandas de maneira eficiente e funcional.

4. Avalie os valores

Por fim, mas não menos importante, sabemos que o orçamento também é muito importante durante a escolha do profissional.

Então, depois de definir suas prioridades, não se esqueça de estipular previamente um valor que será destinado ao projeto.

Isso é essencial para que o arquiteto entenda quanto poderá gastar em cada fase da obra, assim como qual será o limite de uso.

Além disso, é importante que você procure um arquiteto que se encaixe dentro do orçamento. Obviamente, você precisa considerar a qualidade do serviço oferecido e também a experiência do especialista.

Portanto, coloque na balança todos os itens para garantir a escolha de um arquiteto que atenda suas necessidades, desejos e orçamento com eficiência e qualidade.

Então, agora que você sabe o que precisa avaliar no momento de contratar um bom arquiteto, já pode começar sua pesquisa.

Lembre-se que ele será fundamental para o bom andamento de sua obra, além de garantir segurança para a construção.

Por isso, como falamos, não avalie apenas o preço dos serviços oferecidos, mas também sua experiência e qualidade do trabalho.

Dessa forma, temos certeza que você terá uma obra muito mais tranquila e que atenda suas necessidades e demandas.