rincipais desafios da fase de crescimento de empresas

Conheça os principais desafios da fase de crescimento de empresas e soluções para superá-los

A gestão de empresas de pequeno e médio porte é um grande desafio no Brasil, sobretudo em momentos de crise econômica e sanitária, como a que estamos vivendo desde o início de 2020.

O sonho de todo empreendedor é ver sua empresa crescer e se consolidar no mercado. Ainda mais em um país em que a taxa de sobrevivência dos negócios comerciais é baixa.

Segundo pesquisas, um terço das empresas no Brasil fecham após 2 anos de operação. 60% dos empreendedores precisam fechar as portas em até 5 anos de funcionamento. Essa é uma realidade dura que, infelizmente, bate à porta de milhares de organizações todos os anos.

Com a pandemia, esses números só cresceram e os negócios que conseguiram se manter, saíram com prejuízos enormes. A economia está voltando a se estabilizar aos poucos, no entanto, ainda é muito instável no país.

O Brasil tem uma economia cheia de altos e baixos em que a instabilidade é frequente – o que amedronta empreendedores. Para não entrar naquelas estatísticas, o empreendedor deve, acima de tudo, eliminar erros de operação e focar nas estratégias de crescimento.

Afinal, nunca sabemos quando uma nova crise acontecerá por aqui e mexerá com todo o mercado novamente. A seguir, explicaremos alguns desafios e erros que todo empreendedor enfrenta quando está tentando fazer com que sua empresa cresça de forma saudável.

Também identificaremos algumas soluções para que você tenha uma noção de como superá-los, além de manter seu empreendimento em ritmo de expansão e crescimento sempre – e preparado para momentos de crise, caso aconteçam.

Acompanhe!

Principais desafios em relação ao crescimento de empresas

Empreendedores sabem que todos os dias surgem novos desafios dentro de uma empresa, seja por questões financeiras, com clientes, fornecedores, produção e até mesmo com a própria equipe de colaboradores.

Todos esses fatores precisam estar alinhados para que a empresa consiga crescer, se consolidar no mercado, atrair uma clientela e fazer sucesso. Então, no esforço de manter um empreendimento em funcionamento, o mercado e crises externas – embora muito importantes – não devem ser os únicos pontos a serem considerados.

O recado é: um crescimento saudável não depende exclusivamente das condições externas e do mercado. Não basta olhar para fora e ignorar o que está acontecendo dentro da organização.

Tendo isso em vista, os problemas, erros e desafios mais recorrentes atualmente são a falta de organização financeira, um plano de negócios mal executado, equipes desmotivadas ou desqualificadas e recusa de adotar tecnologias.

A evolução envolve, principalmente, dinheiro, colaboradores, tecnologia e um plano estratégico. A seguir, entenda em detalhes estes problemas e algumas dicas de como solucioná-los.

Plano de negócio mal executado

Um plano de negócios é um documento com todas as informações necessárias para o funcionamento e crescimento estratégico da empresa. Nele, é preciso ter o propósito e os objetivos da organização, quais os melhores caminhos para atingi-los, público alvo da marca, meios de divulgação e todo tipo de dado necessário para guiar a empresa em seu crescimento.

Este documento precisa ser pensado nos mínimos detalhes, com os desafios e possíveis problemas em mente. O plano de negócios deve ser minucioso, criado pelos empreendedores com base em uma estratégia eficiente.

É claro que depois de pronto, ele não deve se instalar na gaveta. Ele deve servir como um guia frequente para as decisões do dia a dia da empresa, então é muito importante que seja bem feito, bem pensado e claro, colocado em prática.

Equipe desmotivada ou desqualificada

Uma empresa é feita de pessoas. Sem elas, não há operação, vendas, faturamento e tampouco lucro. Os colaboradores são fundamentais para o sucesso de uma organização.

Para muitos especialistas, é considerado o diferencial das empresas entre a concorrência. No entanto, lidar com pessoas é um grande desafio. Os profissionais devem ser motivados para trabalharem com eficiência e boa produtividade.

Quando estão desmotivados, não fazem questão de se empenhar e desenvolver trabalhos de excelência – e a empresa sai perdendo. Uma boa solução começa pela identificação dos problemas. Nessa análise pode surgir a necessidade de treinamentos, workshops, palestras, ou de melhorar o ambiente de trabalho (clima organizacional), demanda por mais benefícios e soluções para os demais problemas que estão incomodando os colaboradores e que podem ser resolvidos.

Eles se sentirão mais valorizados e consequentemente, mais motivados a trabalhar. Quando os profissionais são desqualificados, a empresa enfrenta um grande problema, tendo muitos erros, retrabalho e questões com clientes e fornecedores.

Desta forma, o ideal é realizar uma atração e retenção de talentos. Ou seja, contratar profissionais de alta qualidade por meio de um processo seletivo rigoroso – caso não domine esse serviço, contrate uma empresa de recrutamento e seleção que fará toda essa atividade para você com excelência.

Além disso, a empresa pode realizar o levantamento das necessidades da equipe e capacitar os profissionais que já estão trabalhando, com  cursos, workshops, palestras, treinamentos e outras ferramentas.

Recusa em adotar tecnologias

No time que está ganhando não se mexe, certo? Errado! A tecnologia pode ajudar e muito as empresas a ganhar mais tempo com otimização e melhorias de processos, além de diminuir erros e evitar falhas humanas.

Com isso, as equipes ganham tempo para desenvolver outros projetos e focar no crescimento da organização. Exemplo: por que ficar precificando cada serviço oferecido se você pode ter um sistema que faz o cálculo exato para você? 

Além de evitar erros que causariam prejuízos financeiros, o que é normal, poupa o tempo do profissional que poderia estar fazendo algo muito mais produtivo.

Essas são algumas dicas que poderão mudar o rumo da sua organização, mesmo em um cenário preocupante de crise. Esteja atento aos detalhes do mercado e o que está acontecendo dentro da empresa, assim, conseguirá alcançar o sucesso com mais facilidade!