Turismo de aventura: 7 melhores destinos

Turismo de aventura: 7 melhores destinos

Ao contrário de grande parte das pessoas, que viajam para descansar, muitos indivíduos vêm optando cada vez mais por alternativas cheias de adrenalina e aventura.

Inclusive, na última década, o turismo de aventura vem crescendo de maneira exponencial e nosso país é extremamente rico, com infinitas opções de lazer para esse público.

Repleto de natureza preservada e perfeitas para quem quer se aventurar em atividades diferenciadas, o Brasil possui um amplo território.

No entanto, justamente por isso sabemos que pode ser difícil escolher o lugar ideal. Então, pensando nisso, para o post de hoje separamos os 7 melhores destinos para quem busca o turismo de aventura.

1. Rio do Sul, Santa Catarina

Essa é uma das cidades mais importantes do Alto Vale do Itajaí e muitos procuram uma imobiliária em Rio do Sul a fim de se instalar na região.

Com paisagens incríveis, o município oferece diversas atrações para seus visitantes e moradores, principalmente ligadas com a natureza.

Por estar localizada entre a Serra Geral e a Serra do Mar, é bastante comum encontrar paredões de cachoeiras, diversos rios e montanhas ainda pouco exploradas.

É possível praticar esportes radicais como voo livre, paraquedismo e planador, além de percorrer as montanhas a pé ou de bicicleta. Além disso, a pesca também é muito comum por lá, assim como a visita em zonas rurais.

2. Brotas, São Paulo

Localizada a 240 km da capital paulista, Brotas é considerada a capital do turismo de aventura no Brasil. São várias opções de passeios e atrações para diferentes públicos e idades, mas em todas elas você será capaz de liberar sua adrenalina.

Entre os esportes mais comuns estão o rafting, tirolesa, arvorismo e esportes aquáticos. Mas, se você prefere um turismo de aventura mais voltado para o contato com a natureza em vez da adrenalina, saiba que Brotas ainda abriga mais de 74 cachoeiras para serem exploradas.

3. Bonito, Mato Grosso do Sul

Esse é um dos destinos mais populares do Brasil quando se fala em aventura e encanta a todos com sua natureza rica e a possibilidade de recarregar por completo suas baterias.

Localizada a 290 km de Campo Grande, Bonito se destaca por suas grutas e lagos subterrâneos, assim como os rios de águas cristalinas que permitem que os turistas flutuem livremente, andem de boia ou pratiquem rafting.

Além disso, suas cachoeiras e cavernas são ideais para fazer rapel ou mergulhar com snorkel. Por fim, não deixe de explorar a região com as bikes ou a cavalo.

4. Chapada dos Veadeiros, Goiás

Outro ecossistema extremamente rico em nosso país é a Chapada dos Veadeiros, que se torna cada vez mais popular devido às belezas naturais preservadas da região.

São diversos rios, cachoeiras, cânions e poços que podem ser explorados por meio de trilhas e estão localizados a 1700 metros de altura no Planalto Central.

Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, ele abriga fauna e flora diversas, assim como uma grande variedade de espécies em extinção.

Pratique rafting, trekking, canoagem, cascading, rapel, escalada, tirolesa e arvorismo nessa rica região e tenha uma experiência única.

5. Lençóis Maranhenses, Maranhão

Considerado um verdadeiro oásis no meio do deserto, os Lençóis Maranhenses são únicos e promovem uma experiência diferenciada para quem busca turismo de aventura.

Eleito como uma das regiões mais bonitas e exóticas do país, ele possui mais de 150 mil hectares de dunas de areias brancas, com lagoas de água doce azuis e verdes ao redor.

Para se locomover na região, o ideal é pelas trilhas de areia e rios com o apoio de guias e agências de viagem locais.

6. Monte Roraima, Tríplice Fronteira

Localizado na divisa do Brasil com a Venezuela e a Guiana, esse é um dos destinos brasileiros mais procurados para fazer trekking.

Considerado um dos melhores lugares para praticar turismo de aventura, a subida até o topo do monte leva alguns dias, sendo necessário um período de preparação para conseguir chegar até lá. Inclusive, alguns chamam o percurso de expedição, visto que exige um forte preparo e bastante contato com a natureza.

O ideal, portanto, é contratar um guia especializado para garantir que terá boas condições para enfrentar essa aventura.

7. Serra do Cipó, Minas Gerais

Por fim, a Serra do Cipó está a apenas 100 km de Belo Horizonte, sendo uma região muito rica e privilegiada. As trilhas e cachoeiras são o grande destaque, além de abrigar grutas misteriosas e um cânion próximo.

A variedade da fauna e da flora é enorme, sendo um ótimo destino para ter contato com a natureza e também relaxar.

Não deixe de mergulhar nos poços naturais e praticar esportes como mountain bike, trekking, alpinismo e rafting.

Então, agora que você conhece os melhores destinos para aproveitar o turismo de aventura, já pode escolher qual visitar primeiro.

Lembre-se de pesquisar mais a fundo sobre o local para garantir que estará preparado para enfrentar todas as aventuras da região.