Assinatura eletrônica

Assinatura eletrônica: é possível confiar nesses aplicativos?

Saiba se documentos assinados eletronicamente são seguros e válidos judicialmente

Os softwares de assinatura eletrônica estão se popularizando no mercado. As empresas estão se modernizando para tornar o controle administrativo mais ágil. No dia a dia de comunicação empresarial, investir em novas ferramentas é importante para se destacar como a assinatura eletrônica. 

Porém, muitas empresas ainda não utilizam a assinatura eletrônica porque possuem dúvidas se podem ou não confiar na segurança destes serviços. Como o número de ferramentas de assinatura eletrônica cresceu nos últimos anos, cada vez fica mais difícil evitar o uso desse meio. 

Aqui, vamos mostrar o que é assinatura eletrônica, quais são os seus benefícios e se esse tipo de assinatura é realmente seguro. 

O que é assinatura eletrônica?

As assinaturas são necessárias em uma série de documentos para comprovar o acordo entre as partes. Desde relatórios até contratos de locação ou compra e venda, sempre será preciso assinar contratos ao longo da vida. E no mundo atual, a assinatura manuscrita, aquela feita à mão, já não faz tanto sentido em um mundo com tanta tecnologia. 

Com o crescimento da assinatura eletrônica, muitas empresas trocaram a assinatura manuscrita pela eletrônica como uma forma de agilizar a assinatura de contratos e adotar uma iniciativa sustentável. 

Da mesma forma que a assinatura manuscrita tem validade jurídica, a assinatura eletrônica também possui esta validade e conta com vários softwares seguros, que garantem agilidade, economia e credibilidade, tudo para otimizar o processo. 

Assinatura eletrônica é seguro? 

Sim, é seguro. Porém, é importante pesquisar bastante no mercado por soluções que garantam a segurança de seus documentos. Existem serviços que aplicam uma variedade de métodos para resguardar a identidade e autenticar a assinatura de todos os envolvidos. 

A autenticação das assinaturas é importante para impedir que elas não sejam falsificadas eletronicamente. Outro ponto importante é a vinculação de e-mail, endereço IP e outras informações para validar as assinaturas com mais segurança em relação à identidade das pessoas. 

Assinatura eletrônica tem a mesma validade jurídica que o documento impresso? 

Para ter a mesma validade que uma assinatura manuscrita, a ferramenta de assinatura eletrônica deve garantir a autenticidade dos envolvidos, evitando qualquer possibilidade de falsificação. 

No Brasil, os documentos eletrônicos têm validade jurídica garantida por uma Medida Provisória (MP) que está em vigência desde 2001. Essa MP dá guarida não só às assinaturas com certificado digital, mas a qualquer forma de assinatura eletrônica. 

Então, qualquer plataforma de assinatura eletrônica que utilize login e senha, garanta a autenticidade da autoria é o suficiente para garantir validade jurídica plena, mesmo sem o uso de nenhum certificado digital. 

Quais são as principais vantagens da assinatura eletrônica? 

Agora que você já sabe o que é uma assinatura eletrônica e sabe que essa ferramenta é segura e tem validade jurídica, é preciso entender quais são os benefícios de adotar esse método em sua empresa, confira abaixo:

Iniciativa sustentável 

Diminuir a quantidade de papel que a sua empresa consome é muito importante para reduzir o impacto ambiental do acúmulo de papel. Então, usar a assinatura eletrônica é uma maneira de tomar uma iniciativa sustentável no negócio, além de claro perceber que nem todos os documentos precisam ser impressos. 

Além de trazer agilidade no dia a dia, a digitalização dos documentos evita a derrubada de diversas árvores. Com a preocupação crescente com a sustentabilidade, a assinatura eletrônica pode ser uma ação importante em uma campanha sustentável da empresa.

Segurança 

Já mostramos em parágrafos acima que as ferramentas de assinatura eletrônica contam com diversos recursos que garantem a segurança do contrato. Além de garantir a autenticidade das partes envolvidas, há outras barreiras tecnológicas como a criptografia que praticamente zeram os riscos de fraudes e invasões. 

Dessa forma, ao utilizar uma ferramenta segura, a assinatura eletrônica garante a validade jurídica e a integridade do documento digital. 

Mais produtividade 

A assinatura de contratos é uma parte burocrática do dia a dia de uma empresa. E o uso de documentos impressos faz com que esse processo gera uma maior perda de tempo. Com a assinatura eletrônica, a empresa consegue agilizar uma parte do processo, eliminando a necessidade de impressão do arquivo, ir até as pessoas para colher a assinatura, entre outros. 

Em uma empresa que possui um grande volume de contratos para serem assinados todos os dias, a assinatura eletrônica pode ser uma maneira de dar agilidade ao processo e facilitar a organização dos arquivos no dia a dia do escritório. 

A assinatura acontece de forma quase que instantânea, sem necessidade de deslocamento, sem perda de tempo e eliminando burocracias desnecessárias, aumentando a produtividade no dia a dia. 

Como vimos no texto, a assinatura eletrônica é uma ferramenta essencial no cotidiano de uma empresa. Além de trazerem agilidade no dia a dia, os documentos com assinatura eletrônica possuem validade jurídica, usam tecnologia para evitar fraudes e garantir a autenticidade de todas as partes. Então, não é preciso ter receio de adotar essa ferramenta em empresas.