Canal de Denúncia

Canal de Denúncia: por que sua empresa deveria ter um

Ferramenta ajuda na fiscalização de práticas ilegais dentro de empresas

A ética e a transparência são fatores muito importantes na governança corporativa. Com o reforço do combate à corrupção, da diversidade nas empresas e da busca por crescimento no mercado, a criação de um canal de denúncias dentro da empresa é uma ação importante para trazer mais segurança, respeito e reafirmar o compromisso do negócio com seus valores. 

Essa ferramenta não é difícil de ser implementada e consegue ser bastante eficaz para solidificar o processo de implementação ou reforço da cultura organizacional da empresa. O canal de denúncias será importante para manter a conduta ética, transparente no dia a dia de trabalho, combatendo fraudes, pequenas corrupções, entre outros problemas. 

O que é um canal de denúncias?  

O canal de denúncias é uma ferramenta que busca atender as diretrizes do compliance da empresa. Para quem não sabe o que é compliance, estamos falando sobre o conjunto de políticas e normas que a empresa definiu para coibir atividades ilegais. E o canal de denúncias é o meio por onde colaboradores e parceiros podem expor esses problemas. 

Por meio de um canal de denúncias, colaboradores podem denunciar práticas ilegais como desvio de verba, assédio moral e sexual, homofobia, racismo, fraudes, vazamento de informações, entre outros. 

Em meio aos perigos de práticas ilegais dentro do negócio, o canal de denúncias é uma ferramenta que permite que as denúncias sejam feitas com segurança. A partir disso, as denúncias passam por uma investigação para que o problema seja identificado e resolvido. 

Qual é a importância e quais são os benefícios de ter um canal de denúncias na empresa? 

Não ter um canal de denúncias é uma maneira de alimentar práticas ilegais indiretamente. Sem isso, não há como ter uma fiscalização e nem auditoria eficiente para coibir estas práticas. Muitos colaboradores convivem com estas práticas sem estarem envolvidos nelas, mas têm medo de comunicar aos gestores por conta de represálias. 

Então, o canal de denúncias é uma ferramenta importantíssima para que os denunciantes possam sentir segurança para fazer a denúncia, tendo a certeza de que não sofrerá perseguições. Essa é uma maneira também da empresa fiscalizar todos os processos sem novos custos. 

Por meio de um canal de denúncias é possível identificar as práticas ilegais na fonte, impedindo que atividades ilícitas possam causar um prejuízo muito grande para a empresa. 

Confira abaixo alguns dos principais benefícios de ter um canal de denúncias na empresa:

Ética e transparência 

Ao ter um canal de denúncias, a empresa reforça o seu compromisso com a ética e a transparência em suas relações. Isso ajuda na reafirmação de valores e princípios básicos e importantes para o sucesso da organização. Essa prática estimula a formação de uma cultura interna entre os profissionais da empresa. 

Boa reputação 

Um canal de denúncias bem estruturado passa credibilidade para os colaboradores, parceiros e para os concorrentes no mercado. A empresa vira referência no combate a corrupção e preconceito, melhorando a sua visão como marca empregadora e perante os consumidores. 

Previne e facilita a identificação de práticas ilegais 

O canal de denúncias é uma ferramenta que traz a segurança para que qualquer pessoa envolvida com a empresa denuncie alguma irregularidade. Isso ajuda a prevenir problemas que podem prejudicar bastante a empresa, tanto financeiramente como culturalmente. 

E claro, por mais que possa coibir boa parte das ações ilegais no dia a dia da empresa, mesmo com o canal de denúncias elas podem acontecer. Mas com essa ferramenta será muito mais fácil identificar o problema e realizar uma auditoria eficiente para punir os envolvidos. O canal de denúncias agiliza a identificação destas práticas na empresa. 

Redução de problemas financeiros e judiciais 

Práticas ilegais como desvio de verba e vazamento de informações, por exemplo, podem gerar prejuízos financeiros enormes para a empresa. Com um canal de denúncias forte e seguro, ajuda na denúncia deste tipo de situação, e isso ajuda a diminuir os problemas financeiros que um desfalque no caixa da empresa poderia causar se não fosse identificado. 

Problemas como assédio moral e sexual, casos de racismo, homofobia e bullying podem causar processos judiciais contra a empresa. Isso pode gerar multas e punições pesadas, o que pode causar até a falência da companhia, além de manchar a imagem da empresa no mercado. 

O canal de denúncias também pode ajudar a coibir essas atividades, além de reforçar o combate da empresa contra ações que vão contra a promoção de diversidade e respeito dentro da organização. 

Ter um canal de denúncias é uma das maneiras mais eficientes e baratas de ampliar os limites de fiscalização dentro da própria empresa. Além disso, também há a possibilidade crescente de identificar problemas na origem, evitando que eles tragam um prejuízo maior para a empresa. 

Isso é muito importante para prevenir e facilitar a identificação de práticas ilícitas, ajudando a reforçar a imagem da empresa como uma organização ética e transparente. O canal de denúncias passa a trazer credibilidade para a empresa no mercado, tanto interna quanto externamente.