resultado do 18º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café

Veja o resultado do 18º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café 2021

Concurso avalia qualidade de cafés nacionais. Confira os produtores ganhadores.

Este ano a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) abriu as inscrições para o 18º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café 2021. O cadastro no site esteve aberto até dia 3 de setembro e, em 4 de outubro, foi divulgado o resultado dos produtos vencedores. 

Se você gosta daquele café de qualidade e não quer ficar de fora dos melhores grãos do Brasil, acompanhe as informações deste conteúdo. 

Como funciona o Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café? 

O concurso é promovido anualmente pela ABIC e, geralmente, as inscrições são abertas no site da associação, onde os produtores podem se inscrever. Os objetivos do evento são:

  • agregar valor ao produto;
  • estimular a produção de café de alta qualidade;
  • divulgar as regiões que produzem cafés no Brasil;
  • gerar valor para toda a cadeia de produção cafeeira e consumo;
  • incentivar boas práticas agrícolas e sustentáveis;
  • promover as variedades de cafés, contemplando seus aromas e sabores.

Depois das inscrições, as amostras são registradas e apresentadas aos jurados técnicos para uma pré-seleção, a fim de escolher os cafés que correspondem às características exigidas por espécie do concurso. Geralmente, o júri avalia o café quanto à umidade, tipo de cor, atividade da água, aspecto, defeitos e qualidades da bebida.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) recomenda que todos os interessados leiam com atenção a regulamentação do concurso para ficarem atentos a todas as especificações. Além disso, os participantes devem preencher o arquivo de inscrição, enviar documentações e as amostras corretamente até a data delimitada. 

É importante saber que cada produtor ou marca pode registrar apenas uma amostra do microlote para representar o café da região. Nas amostras também deve-se indicar o método de preparo e a espécie do café.

Leilão dos cafés 

Os cafés vencedores são ofertados em um leilão online. Em 2021, foi realizado entre 26 e 28 de outubro. As amostras dos cafés que recebem nota igual ou superior a 7.3 são classificadas para o leilão.

Após o início do leilão, os lances eletrônicos são liberados. O evento ocorreu na Caffeex — plataforma independente de negociação de café verde entre empresas —, um parceiro inovador da associação.

O resultado sai no site da ABIC até dia 29 de outubro e alguns dos critérios de avaliação das categorias são:

  • Ouro Canéfora: considera o maior valor de aquisição por saca do café da espécie canéfora;
  • Diamante: considera maior investimento em qualidade;
  • Ouro Arábica: considera o maior valor pago por saca do café da espécie arábica. 

Vencedores do 18º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café 2021

O resultado dos produtores de cafés do 18º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café 2021 foi divulgado dia 7 de outubro e as mulheres dominaram a premiação.

As vencedoras das categorias canéfora e arábica foram produtoras do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Veja o resultado:

  • Em primeiro lugar, do Café Fazenda Goiabal (RJ), a vencedora Dayse atingiu a nota 8,80 em qualidade global na categoria arábica; 
  • Em segundo lugar, do Noroeste do Espírito Santo, Tatiele recebeu a nota 8,58 na categoria canéfora.

Outro produtor que se destacou é do Planalto Baiano/Chapada Diamantina e se chama Sílvio Leite. Ele recebeu nota 8,76 em seu lote da categoria arábica. Para ver todos os produtos vencedores, clique aqui e confira no site da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

O Brasil é responsável por mais de um terço da produção mundial de café, sendo um dos maiores produtores. Além disso, os brasileiros estão entre os maiores apreciadores de café. Portanto, se você ama um bom café, não deixe de experimentar os diferentes tipos produzidos no território brasileiro.