Automóvel

Automóvel, Cuidados essenciais

Para quem está finalmente realizando o tão sonhado desejo de conquistar o primeiro carro próprio ou então para quem deseja passar a cuidar melhor do seu veículo.

Imagine a cena: seu novo carro finalmente chegou da transportadora de veículos e só aguardando sua chegada. Não é uma sensação maravilhosa? Mas com o passar do tempo, seu veículo precisará de manutenção.

Neste artigo, trouxemos uma lista com dicas de cuidados com automóvel que podem ser utilizados para que você aumente a vida útil do seu carro, para diminuir as chances de o veículo quebrar e até mesmo para diminuir os custos com manutenção. 

Confira abaixo!

Mantenha a manutenção do motor em dia

Uma das partes mais importantes do carro é o seu motor, pois, sem ele, o veículo não anda. 

Sendo assim, para evitar futuros problemas que possam necessitar de um reparo (o que pode ser caro e demorado), procure sempre ter o veículo com a manutenção preventiva em dia. 

Além de evitar a necessidade de reparo, esse cuidado também pode te ajudar a diminuir o consumo de combustível.

Nesse contexto, o ideal é que sejam feitas todas as revisões programadas na garantia do veículo. 

Durante essas revisões, o ideal é trocar o filtro do combustível cada vez que o carro percorrer 10 mil quilômetros, filtro de ar cada vez que o carro percorrer 15 mil quilômetros, velas todas às vezes que o carro percorrer 20 mil quilômetros e óleo cada vez que o carro percorrer 80 mil quilômetros.

Cheque constantemente a calibragem dos pneus

Os pneus precisam de calibragem constante, disso todo mundo sabe. Isso acontece porque, com o calor do asfalto e a pressão, o ar que fica dentro do pneu acaba escapando por microporos. 

Nesse contexto, com o intuito de manter o carro consumindo a menor quantidade de combustível o possível, para melhorar a estabilidade do veículo e para evitar acidentes, procure calibrar os pneus com frequência.

Dito isto, de acordo com especialistas da área automobilística, o ideal é que a calibragem aconteça pelo menos uma vez por semana, pois, assim, garante que o carro fique com a pressão correta. 

Nesse contexto, é importante levar em consideração que é importante que você calibre a roda com a pressão correta. Você pode encontrar essas informações no manual do veículo.

Faça rodízios de pneus

Outro cuidado essencial que você deve tomar é com relação ao rodízio dos pneus do seu carro. 

Isso porque, devido à distribuição de cargas que o carro tem e devido à tração, às rodas dianteiras costumam ficar desgastadas de forma mais rápidas do que as traseiras, o que pode causar diversos problemas, por exemplo, aumento no consumo de combustível, diminuição da estabilidade do veículo e maior gasto com rodas dianteiras. 

Nesse contexto, o ideal é que você faça o rodízio cada vez que o veículo percorrer 5 mil quilômetros, pois, assim, o desgaste fica mais dividido entre todas as rodas.

Cuide da parte externa do seu carro

Quer manter o seu carro bem conservado? Então cuide da parte externa.

Para isso, é muito importante que você fique atento(a) na lataria, veja quais são as manchas que aparecem no veículo, limpe ele com frequência, faça o polimento apenas com profissionais da área, conserte logo que aconteça algum risco ou amassado, evite estacionar por muito tempo em locais descobertos, entre outras coisas.

Mantenha o seu veículo limpo tanto por dentro quanto por fora

Cuidar de um veículo vai muito além de deixar o motor e os pneus funcionando: é preciso também ter atitudes que façam com que ele permaneça com aspecto de novo por mais tempo o possível. 

Para isso, é muito importante manter o carro limpo tanto por dentro quanto por fora. Assim, além de evitar o acúmulo de manchas, por exemplo, você também vai cuidar da sua saúde, pois a sujeira pode acumular microorganismos que podem causar doenças.

Cuidados com os vidros

Muita gente não sabe, mas os vidros de um veículo também precisam de cuidados especiais – apesar de que a maioria deles são bastante básicos. 

Por exemplo, não é interessante que você ligue o para-brisa em momentos em que o vidro não esteja completamente molhado, pois isso pode fazer com que o para-brisa risque o vidro, o que faz com que crie arranhões.

Além disso, no que se refere a limpeza, evite usar produtos que sejam abrasivos ou que tenham compostos químicos pesados. 

Para isso, aposte no básico: uma esponja macia com detergente neutro, água em abundância e uma flanela macia para secar o vidro ainda são as melhores escolhas que você pode ter para fazer com que a vida útil do seu vidro seja maior.

Preste atenção aos sinais do motor

Para evitar que aconteça algum problema, o motor precisa ser ouvido. Nesse contexto, é muito importante que você evite dirigir nas vezes que ele estiver superaquecido. 

Nesse caso, o ideal é que você abra o capô do carro, espere o motor esfriar e então complete o reservatório de água (é esse líquido que faz com que o motor não aqueça). Se o problema persistir, busque ajuda profissional.

Cuidado ao dirigir

Especialmente se você não tem muita experiência ao volante, é comum fazer coisas do tipo forçar o motor, o que pode fazer com que você precise gastar mais gasolina do que o normal e ainda pode danificar o carro. 

Assim, para evitar esse tipo de problema, é importante que você sempre procure dirigir com o contador de giro na margem considerada aceitável e também busque ouvir o seu veículo quanto a mudança de marchas.

Alinhe o seu carro com frequência

Quer evitar que o seu carro desgaste? Quer aumentar a vida útil do seu pneu? Busca diminuir o consumo de gasolina?

Deseja fazer com que o carro tenha maior aderência à pista, fazendo com que você tenha mais segurança ao dirigir (especialmente em locais molhados)?

Então mantenha o seu veículo alinhado. Para isso, busque uma loja especializada e confira esse aspecto a cada 10 mil quilômetros.

Preste atenção no balanceamento do seu carro

Outro aspecto que deve ser averiguado a cada 10 mil quilômetros rodados é o balanceamento do carro.

Isso porque ele tem o objetivo de fazer com que o carro seja dirigido de forma mais suave, o que garante que o veículo desenvolva maior conforto para os passageiros e também ajuda a fazer com que os pneus durem mais tempo.