Dicas para amamentação longe de casa

Dicas para amamentação longe de casa

A maternidade é o sonho de muitas mulheres. 

Se tratando da realização de uma fantasia de criança, pois logo na primeira fase da vida as mulheres já tem bastante representatividade da maternidade, isso por que o principal brinquedo feminino são as bonecas, querer cuidar de crianças é um instinto que muita já nascem com ele, o sonho de vestir roupinhas, dar banho, trocar as fraldinhas, realizar a amamentação e entre outros afazeres.

Porém com o avanço dos anos o sexo feminino vem conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, hoje as mulheres almejam sua independencia financeira trabalhando não mais apenas na funções dosmesticas de casa, tendo que consciliar entre ser uma profissional e uma mãe competente.

A criança depende da mãe para tudo na primeira fase da vida, principalmente para a alimentação por meio da amamentação, pois o leite materno é o único e necessário alimento nos primeiros meses de vida, contendo nele todas as vitaminas e nutrientes para a criança se desenvolver da maneira mais saudável possível.

Veja também nosso artigo: Preparação para a chegada do bebê: o que não pode faltar.

Benefícios do aleitamento materno

O leite produzido pela mãe deve ser a principal e única fonte de alimento do bebê, até que seja indicado por um pediatra ou nutricionista o momento ideal para a introdução alimentar.

Os nutrientes transferidos durante a amamentação fazem a criança se desenvolver forte e saudável, aumentando também a imunidade a doenças infecto contagiosas. 

Da licença maternidade a volta ao trabalho

Mulheres que trabalham em funções fora de suas casas têm direito a licença maternidade remunerada de 4 meses (120 dias) após o parto, isso para poder se dedicar aos primeiros meses de vida de seu filho, porém após o fim desse período é necessário uma série de organização para voltar ao mercado de trabalho.

E a principal preocupação entre essas mães é em relação a amamentação de seus filhos, devido a grande importância do aleitamento materno, é indicado que uma criança seja amamentada até seus 2 anos de vida, a partir dos 8 meses poderá se dar início a introdução alimentar, porém as mulheres não têm o direito de passar todo esse tempo em casa.

Muitas encontram como solução, pedir para que o pai, avó ou babá, seja lá quem cuida da criança levá-la até o local de seu trabalho, isso poderá até funcionar caso seu emprego seja próximo a sua residência, e quando se existe uma longa distância fica tudo mais complicado, porém abaixo darei algumas dicas para que esse processo seja o mais simples possível.

Cuidados ao amamentar

É importante sempre está com as mãos e seios limpos para que a criança possa ser amamentada, optar por um local calmo e limpo, evite ao máximo amamentar seus filhos em banheiros de restaurantes, mercados ou hospitais. 

É importante que a criança esteja confortável com suas roupas. Algumas mães aconselham até o uso de roupas de dormir como pijamas ou roupas tal mãe tal filha.

Caso não tenha um local específico para amamentar, realize esse processo onde você quiser, é um direito seu, se tiver vergonha de mostrar alguma parte de seu seio basta colocar um paninho por cima e pronto. 

Caso seu filho esteja machucando muito seus seios, vá corrigindo a maneira dele se amamentar, até chegar a forma correta. 

A posição em que a criança é posicionada sempre é muito importante para evitar que ela se engasgue, esperar com que ela arrote antes de deitá la no berço é crucial, pois se ela for deitada antes disso poderá “bossar” e se sufocar com o próprio vômito. 

É válido sempre saber números de emergência como o da Samu caso a criança venha a se engasgar e aprender manobras para fazer a criança desengasgar e voltar a respirar novamente. 

Outro importante fator sobre a amamentação é a boa alimentação da mãe, pois ela é a única transmissora de nutrientes para seus filhos.

Não permitam que opinem na relação de mãe e filho, pois sempre vai ter alguém pra dizer “Há mais só esse leite é fraco”, “Já tá na hora de parar de amamentar seus seios ficarão deformados”, ignore esse tipo de conselho e busque sempre o meu para o seu bebê. 

Orientações para as mamães sobre a amamentação a distância

Constantemente na internet as mulheres procuram informações que possam auxiliá-las nos mais diversos momentos da vida, e um dos principais e mais pesquisados deles são sobre o período de amamentação.

O bombeamento e armazenamento de leite é uma das formas mais utilizadas, conheça agora algumas importantes dicas sobre este tema:

  • Dê início ao processo de armazenamento de leite com 15 dias de antecedência da volta ao trabalho;
  • Compre uma daquelas bombinhas que sugam o leite;
  • Tenha sempre gelo em mãos para manter o leite refrigerado;
  • Liste todos os objetos que precisa;
  • Se manter hidratada e bem alimentada é muito importante;
  • Utilize de preferência blusas que possuam aberturas frontal;
  • O bombeamento frequente ajuda a manter o fluxo constante do leite;
  • Para sua maior facilidade utilize sutiã de amamentação;
  • Tenha sempre um sutiã e blusas extras em caso de se sujar;
  • Procure um ambiente calmo e limpo para realizar o bombeamento;
  • Não trabalhe enquanto o leite está sendo sugado;
  • Compre peças extras para sua bomba, para que não necessite está sempre lavado-as;
  • Adquira uma bolsa térmica com exclusividade para guardar os potes de leite;
  • Deixe os seus horários de extração de leite bem demarcados para que não haja interrupções;
  • Organize sempre a bolsa com bastante antecedência de ir para o trabalho, certificando-se que nada tenha sido esquecido;
  • Possua sempre uma quantidade de postes extras;
  • Não permita que ninguém te julgue e de forma alguma deve-se aceitar desaforos;
  • O momento de extração do leite é um direito seu garantido por lei;
  • Torne esse momento uma prioridade em sua vida;
  • O leite materno não só transfere nutrientes como também mantém uma conexão especial que só existe entre mãe e filhos.