Quanto custa um curso de Fotografia no Senai?

Quanto custa um curso de Fotografia no Senai?

Você sabe quanto custa um curso de fotografia no Senai? Se você fará esse curso, é importante coletar algumas informações e, dentre elas, o custo é uma das principais. Afinal de contas, você precisa garantir que todas as suas parcelas poderão ser pagas em dia. E é sobre isso que falaremos neste artigo. Confira.

Antes de fazermos um curso, pesquisamos ao máximo a respeito dele. Desde as disciplinas aprendidas até a sua duração. Portanto, antes de iniciar, você deve saber quanto custa um curso de fotografia no Senai. E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje! Gostou do assunto? Então confira até o final.

O que é o curso de fotografia Senai?

Muito se fala que ser um bom fotógrafo não está necessariamente ligado a possuir um curso. Diz-se que é algo muito “empírico”, onde as experiências vivenciadas contam muito mais que qualquer curso. Isso até pode ser verdade, em partes. Afinal de contas, é possível aprender a fotografar sem possuir algum curso.

Contudo, fotografar é muito mais que um hobbie. É uma profissão. Portanto, se você quiser conquistar trabalhos nessa área, é exigido alguma capacitação técnica, como forma de garantir que você ofereça um bom trabalho. É mais ou menos isso que é o curso de fotografia.

Ele apresenta algumas técnicas para você poder se aprimorar. Tirar boas fotos não depende apenas de um bom equipamento. Vai muito, além disso. É preciso ter inteligência aeroespacial, por exemplo, para compreender quais seriam os melhores ângulos e como as fotos podem ser mais bem aproveitadas.

Ademais, um bom fotógrafo saber tratar uma imagem. Ainda que o ambiente não esteja 100% favorável, mexer em alguns elementos como saturação, opacidade, etc., são fundamentais para deixar a foto mais “apresentável”. Portanto, o curso de fotografia tem por intuito aprimorar habilidades já reconhecidas.

Como é o curso de fotografia?

Isso dependerá da instituição que você escolherá para estudar. Mas, geralmente, esse curso pode se enquadrar na categoria de “cursos livres”. No entanto, no Brasil, há cerca de 40 instituições de ensino autorizadas pelo MEC a oferecer esse curso. Portanto, antes de fazer a sua matrícula, certifique-se a respeito dessa informação.

A maioria é em grau tecnólogo. No entanto, já é o suficiente para se aquecer em meio a competitividade no cenário empresarial. Geralmente, esse curso tem duração de dois anos, sendo que a maioria é oferecido na modalidade presencial. Até existem algumas opções EAD, e fica a seu critério escolher a que melhor lhe atender.

O curso de fotografia é muito prático. Sendo assim, a maioria tende a optar por um ensino presencial. Mas, se você já tem experiência suficiente, e quer apenas o diploma, fica a seu critério. Ademais, essa categoria de formação prepara o profissional para atender às necessidades do mercado de trabalho.

Fora isso, existe um estudo de disciplinas tanto práticas quanto técnicas. Ademais, é interessante destacar que a grande parte dos cursos tem enfoque apenas na fotografia digital.

O Senai tem curso de fotografia?

O Senai é uma das 43 instituições reconhecidas pelo MEC que podem ofertar esse curso, tendo validado nacional. Inclusive, vale destacar que o Senai oferece curso de fotografia gratuito. No entanto, não é em todos os estados tampouco em todo o período do ano.

Na realidade, o Senai abre turmas poucas vezes no ano, gratuito ou não. Sendo assim, se você tem interesse em usufruir das modalidades oferecidas por esse curso, é fundamental que você fique de olho no site, para saber quando esse curso irá abrir para a sua região.

Quanto custa um curso de fotografia no Senai?

Como falamos, o Senai disponibiliza algumas vagas no curso de maneira gratuita. Outros, ainda conseguem ganhar bolsa. Contudo, não há nenhuma data precisa de quando isso ocorre. Para poder aproveitar essas oportunidades, o candidato deve ficar sempre atento ao edital da instituição.

Fora isso, o valor do curso pode variar conforme a sua localidade e modalidade desejada. Se você optar pelo ensino EAD, certamente o valor será um, bem diferente do custo do curso presencial. Na grande maioria das vezes, no entanto, o curso de fotografia é de R$750,00, em média.

Novamente, esse valor pode variar conforme a sua posição geográfica. Os valores dos cursos em SP podem não ser os mesmos de outras regiões. Sendo assim, recomendamos que você vá até à página do Senai do seu estado e procure pelo curso de fotografia. Lá, você terá todas as informações, inclusive valores.

Quais as disciplinas do curso de Fotografia?

Isso também pode variar segundo a sua região. Não há nenhuma cláusula estipulando quais são as matérias obrigatórias. No entanto, há uma procura de requisitos comuns, e é com base nelas que geralmente as instituições fazem a sua grade curricular. Mas, geralmente, a programação do curso é:

  • Registrar imagens com câmeras digitais;
  • Identificar e utilizar os principais recursos das câmeras fotográficas;
  • Fotografar priorizando o obturador;
  • Fotografar priorizando o diafragma;
  • Fotografia no modo de exposição manual;
  • Utilizar conhecimentos de composição na produção das imagens;
  • Produzir fotografias em ambientes externos;
  • Produzir fotografias em ambientes internos;
  • Produção de fotografias em estúdio;
  • Demonstrar atenção aos detalhes;
  • Demonstrar capacidade de observação;
  • Zelar pelas máquinas, equipamentos e instrumentos.

Agora você sabe quanto custa um curso de Fotografia no Senai, mas que tal espalhar isso para mais gente? Conte isso para mais pessoas, compartilhe este texto.