5 dicas para carregar móveis grandes para dentro de um apartamento

Se você acabou de se mudar para o apartamento dos sonhos, talvez tenha se deparado com um problema que ainda não se deu conta de como irá resolver: o transporte de móveis grandes.

Geralmente, prédios de apartamentos não possuem estruturas capazes de fazer o carregamento de móveis grandes e pesados para dentro das casas, mas isso não quer dizer que você ficará com seu apê vazio!

Muito pelo contrário, neste artigo separamos 5 dicas de como você pode transportar seus móveis com segurança e sem danificá-los. Desde içamento de cargas para móveis até aluguel de guindaste, você entenderá qual o melhor para a sua necessidade. Confira!

5 dicas essenciais para transporte de móveis grandes


1. Quer a forma mais segura? Procure por içamento de cargas

Uma das formas mais seguras e confiáveis de se fazer um carregamento de objetos grandes para dentro de seu apartamento é através do içamento de carga para móveis.

O içamento, também conhecido como transporte vertical, é uma forma de elevar objetos pesados e grandes para dentro de um apartamento, casas ou imóveis pela janela, sacada, varanda ou terraço.

Essa é uma das práticas mais cuidadosas, pois é feita através de máquinas, cabos de aço ou plataformas elevatórias.

Além de que somente profissionais especializados podem fazer esse tipo de transporte, garantindo a você uma precaução em relação aos danos que eventualmente pode causar no seu móvel.

Algumas empresas que oferecem o serviço de içamento de carga para móveis também fornecem aluguel de guindaste caso seja necessário para um móvel específico que não esteja dentro das proporções do içamento.

2.  Mantenha o síndico do seu prédio informado

Independentemente de qual tipo de carregamento que você optar por fazer, é necessário que informe o síndico sobre qual móvel será transportado, além da forma como irá fazer essa movimentação.

O síndico será responsável por autorizar ou não esse transporte, como também informará quais os dias e os horários certos para realizar tais carregamentos.

Transportar móveis de grande porte por içamentos ou até mesmo nas escadas de incêndio sem a autorização do síndico poderá te causar multas por infração dos códigos do condomínio e importunação dos demais moradores.

Por isso, atente-se sempre às normas do prédio que você for morar e antes de fechar o contrato com qualquer empresa que faça o transporte de móveis para você.

3. Se içar móveis estiver fora de cogitação, busque prédios com acesso facilitado

Na primeira dica mostramos a opção mais segura e vantajosa para ter seus móveis carregados até seu apartamento, o içamento de carga para móveis, mas se esse modelo não servir para você ou não for recomendado pelo condomínio, procure por alternativas mais acessíveis.

Essas possibilidades podem ser tanto as escadas de incêndio, rampas de acesso a pessoas com mobilidade reduzida quanto elevadores de carga e descarga.

Primeiro você precisa consultar no condomínio ou com o síndico do prédio quais dessas alternativas já são comumente aceitas e também verificar se o local possui estrutura para isso.

Acontece que nem todo prédio possui elevadores específicos para carga e descarga, muito menos rampas de acesso.

Aliás, apenas construções mais novas, pós 2018, são obrigadas a terem em sua estrutura as rampas para portadores de deficiência física. Isso pode te ajudar na hora de transportar seus móveis, porém, é preciso verificar a possibilidade de utilizá-la sem prejudicar a passagem de nenhum morador ou visitante.

4. Tenha uma equipe capacitada para te auxiliar


Se você for realizar as opções alternativas para carregar seu móvel grande até o apartamento, certifique-se de que você terá uma equipe ou pessoas que são capacitadas para fazer esse transporte.

Caso você opte por fazer içamentos ou transporte vertical, isso não será uma preocupação, uma vez que a empresa responsável fornece toda a equipe que operará as máquinas e também os auxiliares.

Neste cenário, todas as pessoas envolvidas são treinadas para realizar tal serviço, evitando que haja danos e problemas no seu móvel.

Por isso, tome cuidado com quem for pedir ajuda caso não tenha uma empresa especializada em carregamento. Muitas pessoas, na ânsia de ajudar, podem acabar atrapalhando, danificando o objeto, com eventuais quebras, ranhuras ou até mesmo com perda total.

5. Proteja ao máximo os seus móveis

Independente de qual tipo de transporte que você escolher é necessário que proteja seus móveis o máximo que puder.

Isso significa que se houver possibilidade de desmonte do objeto, o faça. Também utilize de plástico bolha e embalagens apropriadas, principalmente se o seu móvel tiver detalhes delicados que correm um risco maior de serem danificados como vidros ou cristais.

Conclusão

Com essas 5 dicas essenciais você não precisará mais ter dor de cabeça ao se deparar com o transporte dos seus móveis.

Isso porque agora você saberá o que precisa fazer primeiro para realizar tal tarefa e quais são os tipos de carregamento mais seguro.

De todo jeito, seja através de içamento de carga para móveis ou de transporte por rampas e escadas, é preciso que você tenha cuidado e dedique sua atenção para essa parte da sua mudança.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais