Sitio ou salão? Veja qual é o mais vantajoso para seu casamento

Dizem que casamento sem festa não é casamento. Você pode até discordar dessa premissa, mas celebrar a união dos noivos com uma baita festa é sempre muito divertido. E quando você é a noiva ou o noivo? Será que planejar a festa dá muita dor de cabeça?

Esse post vai te mostrar que uma das respostas para suas dúvidas na organização do seu casamento está aqui: fechar um sítio ou alugar salão de festas, qual é o melhor?

Leia até o final para descobrir!

Vantagens e desvantagens do salão de festas

Vantagens

Um espaço para eventos ideal é aquele em que se consegue acomodar todos os convidados confortavelmente e ainda ter um ambiente amplo para a pista de dança, para o buffet e para as fotos.

Se você consegue tudo isso dentro de um salão, pode se considerar uma pessoa de sorte, pois ganhou na loteria!

Isso porque a maior vantagem de um salão de festas ter tudo o que precisará reunido em um único espaço. Além de ter a segurança e a prevenção de eventuais problemas, como o clima, por exemplo.

Outra grande vantagem do salão de festas é que ele permite que decorações mais clássicas e requintadas possam existir.

Por exemplo, se você pretende ter um casamento sofisticado, usar e abusar dos espaços do salão para ornamentações e projeções mapeadas são excelentes escolhas.

Além disso, montar uma festa em salão para casamentos acabam sendo mais “controlados” e criam um clima mais aconchegante para os convidados.

Fora que muitas vezes, ao contratar um salão de festas você pode fazer pacotes com buffets e DJ’s que já costumam atuar naquele espaço. Otimizando o tempo na procura desses serviços.

Desvantagens

Uma das grandes desvantagens é a disputa por datas. Geralmente, espaço para eventos fechados costuma ser bastante procurados, e não só para casamentos como também para formaturas, eventos corporativos, entre outros.

Por isso, se você optar por um salão, é importante que certifique que a data disponível seja de encontro com as datas que você deseja. Assim, a dica de ouro é começar a sua busca pelo local do casamento muito antes da data escolhida.

Outro ponto contra, é o tempo de deslocamento. Muitas vezes, um espaço fechado como salão não tem estrutura para abrigar a cerimônia de casamento, por isso, os convidados deverão se deslocar da igreja – ou outro ambiente de celebração – até o local da festa.

Isso pode dificultar a chegada das pessoas e atrasar algumas entradas organizadas pelo cerimonial.

Vantagens e desvantagens de alugar um sítio para festas

Vantagens

Já nos casamentos ao ar livre, a primeira vantagem é justamente o contrário do fato anterior. Como a celebração e a festa podem ser reunidas em um ambiente só, isso acaba facilitando a organização dos convidados e otimizando os horários da festa.

Outra vantagem está na economia com decoração. Por ser um espaço ao ar livre, a decoração é quase mínima, e para casamentos mais íntimos e simples surgem como uma opção mais vantajosa.

Agora um benefício quase diferente é que fazer uma festa ao ar livre permite que também seja uma cerimônia pet friendly. Isso significa que se você quer que seu bichinho de estimação participe do seu grande dia é bom que seu casamento seja em um sítio ou chácara.

Desvantagens

A maior desvantagem é, claro, ficar à mercê do clima e da estação do ano. Dependendo da data que você escolher para sua festa, é necessário um maior cuidado com chuvas, tempestades, frio ou calor demasiado.

Isso porque da mesma forma que ninguém curte ficar embaixo de uma chuva torrencial, também ninguém aprecia ficar sob um sol escaldante.

É preciso acompanhar muito bem as modificações de clima da cidade onde será a festa e qual estação do ano que irá se realizar, afinal, esses itens influenciam muito nas intempéries.

E, francamente, nenhum noivo quer ter esse tipo de contratempo, não é mesmo?

Outra desvantagem, está na iluminação. Festas a noite em locais muito abertos precisam de iluminação muito bem distribuída e que funcione na medida certa.

É necessário que todo o espaço onde estarão os convidados estejam bastante iluminados, bem como o local da cozinha onde ficará o buffet e o ambiente escolhido para as fotos.

Mas, afinal, qual é o melhor?

A resposta para essa pergunta é: depende. Alugar um salão de festas ou fechar um sítio ao ar livre, vai variar de acordo com o que os noivos desejam e qual será o estilo do casamento.

Para uma festa mais despojada e simples, um sítio é uma boa proposta.

Já para um casamento mais clássico e sofisticado, um salão é o ideal.

Mas e se a cerimônia for um pouco dos dois? Fique tranquilo! Há locais para eventos que abarcam tanto a beleza de um ambiente aberto, quanto a segurança de um espaço fechado.

Você pode até mesmo reservar os dois ambientes para a sua festa.

E aí, já sabe qual vai ser a sua escolha?

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais