Sua produtividade está baixa? Confira dicas para melhorá-la!

A falta de produtividade pode ser um dos grandes vilões do trabalho e ter técnicas de foco é essencial

Diversos problemas podem levar o turnover funcional, ou seja, quando um funcionário de baixo desempenho pede o desligamento da empresa.

Antes, porém, de sair do local, o profissional que não está motivado diminui sua produtividade e tem grandes quedas em suas entregas, não é mesmo?

A produtividade é um grande problema para muitos indivíduos e é normal que vez ou outra as pessoas procrastinam e adiem um pouco suas tarefas.

Mas é preciso tomar cuidado para que isso não vire uma rotina e para que as entregas sejam prejudicadas por falta de foco e planejamento.

Como sua produtividade está em sua vida? Reunimos algumas dicas para que você melhore seus resultados!

Planeje as suas tarefas

A baixa produtividade e procrastinação tem muito a ver com a falta de planejamento, afinal, se você não sabe exatamente o que tem para fazer, é natural que não saiba para onde olhar e iniciar.

Planejar é essencial para que a produtividade seja boa e uma dica interessante é listar suas atividades, seja na vida pessoal ou profissional.

Escolha o que funciona melhor para você: planejar a semana, o dia seguinte ou o próprio dia pela manhã, o importante é saber o que precisa ser feito para dividir o seu tempo para cada execução.

Se possível, escreva e use o velho caderno de anotação. A tecnologia conta com muitas ferramentas para organização, mas escrever aumenta a capacidade de memorizar, estimula os dois lados do cérebro e ainda o ativa mais do que se estivesse utilizando um teclado de computador.

Liste prioridades

Quando for fazer o seu planejamento diário ou semanal, estabeleça prioridades. Entenda quais atividades são indispensáveis, como você irá executá-las e quanto tempo precisa para cada uma delas.

Ao entender o que é prioritário ou não, torna-se mais fácil de dividir o seu tempo e ser produtivo em cada tarefa.

Faça pausas durante o trabalho

Muita gente acredita que quanto mais trabalha ou mais atividades faz, mais produtivo e mais resultados serão entregues, mas esse é um erro que pode aumentar a procrastinação e diminuir a produtividade.

Ser eficiente não é sobre trabalhar sem pausas, mas justamente entender o momento de aliviar a mente para voltar ao foco, por isso, é preciso parar por alguns momentos.

Uma técnica interessante para as pausas e produtividade é a Pomodoro, com ela você trabalha 25 minutos sem interrupções e faz pausa de 5 minutos. Depois que repetir esse processo 4 vezes a pausa deve ser maior, de 30 minutos.

Dividir o trabalho em blocos pode melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco, portanto, nada de trabalhar sem parar.

Comece pelas tarefas mais difíceis

Como dissemos, a procrastinação é o inimigo número um da produtividade e as pessoas tendem a deixar as tarefas mais difíceis para depois para não se depararem com a possível falta de foco e produtividade, certo?

É aí que entra o planejamento e priorização e é importante que suas tarefas mais complexas e difíceis sejam as primeiras a serem realizadas.

Comece por elas, assim, você terá mais energia e disposição para desenvolver melhor o seu trabalho.

Cuidado ao ser multitarefas

Muitos profissionais têm a ilusão de que fazer diversas atividades simultaneamente é uma grande vantagem é sinônimo de produtividade, mas esse é mais um erro, afinal, o cérebro precisa priorizar uma tarefa.

Pesquisas apontam que pessoas multitarefas perdem 40% da sua produtividade e ao fazer várias coisas ao mesmo tempo é natural que algumas não saiam com a melhor qualidade possível.

Justamente por isso, siga seu planejamento e dê foco nas atividades. Se surgir alguma demanda que precise de atenção, pause a inicial e siga com essa. O importante é fazer uma tarefa por vez e dar tempo para o cérebro te ajudar na produtividade.

Estabeleça metas

Para aumentar a sua produtividade, você precisa criar metas pessoais. Portanto, olhe para seu planejamento e saiba quantas atividades precisa terminar por dia e crie metas que sejam viáveis, mas que não sejam fáceis demais.

Ao ter esse onde chegar melhor será possível visualizar seus resultados e de entender sua gestão do tempo e produtividade durante os dias.

Como está sua produtividade para suas tarefas? Aproveite nossas dicas, se organize e melhore suas entregas!

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais