Dicas para manter a produtividade trabalhando em casa

Será que é possível se manter sempre motivado ao trabalhar em casa?

manter produtividade trabalhando em casa

Sabemos que o home office se tornou comum ao longo deste últimos dois anos, mas, se isso é novo para você, o que fazer para se manter produtivo trabalhando em casa?

A seguir, veja algumas dicas eficazes e comprovadas, que vão reduzir sua perda de atenção e te proporcionar mais tempo livre, isso sendo que optando pelo home office você só tem a ganhar em relação a tempo extra para viver outras experiências.

Seu smartphone é seu inimigo número 01 na perda de produtividade trabalhando em casa


Viciados! Sim, talvez você esteja viciado em atender toda e qualquer notificação que apita constantemente em seu celular.

Sem perceber, a população Brasileira passa metade de suas horas durante o dia respondendo mensagens, ou assistindo vídeos improdutivos e bisbilhotando a vida alheia.

Mas será que é fácil se livrar dessa terrível distração? Infelizmente não é uma tarefa simples!

Sua atenção é concorrida pelos aplicativos em seu smartphone!


Todos os aplicativos tem a função de prender sua atenção o maior tempo possível, desta forma, as notificações tendem a chegar a todo momento no seu aparelho.

Pode parecer inofensivas, mas, as notificações em seu aparelho tendem a ocupar mais do que 50% de seu tempo durante o dia.

E o que fazer para se livrar do vício em smartphones ao trabalhar em casa?


Vamos começar pelo básico! Vá agora mesmo no seu aplicativo ou rede social favorita e desative todas, ou as notificações mais frequentes.

Sabe aquelas notificações de grupos de WhatsApp? Me responda, que benefício elas trazem para sua produtividade trabalhando em home office?

Desative essas notificações, assim como também aquelas de redes sociais como facebook e Instagram.

Ok, mas você pode dizer que necessita do WhatsApp para trabalhar! Mas, será que isso é verdade?

Utilize o gmail com filtros para se tornar mais produtivo no home office!


Digamos que você necessita se comunicar constantemente pelo WhatsApp, mas ao abrir o aplicativo existem outras mensagens que te fazem perder o foco. Qual seria a solução neste caso?

Vou falar de um exemplo que utilizamos com nossa equipe de produção de conteúdo.

Ao invés de utilizar o WhatsApp, criei um marcador em meu gmail para se comunicar com a equipe, e somente meu celular apita nestas notificações.

E para fazer isso você deverá ir em configurações, bloquear todas as notificações de mensagens e deixar ativa apenas as dos marcadores importantes.

Fazendo isso você pouco a pouco criará o bom hábito de utilizar o smartphone no home office sem distrações!

Sei que essas dicas são básicas, mas acredite, o simples funciona!

Esqueça aplicativos ou softwares para te ajudar a ser mais produtivo trabalhando em casa, sim eles funcionam, mas o básico funciona melhor, sem distrações, sem pagamentos mensais ou anuais.

Concentre seus documentos em um só aplicativo ou software preferido para o home office


Novamente vamos falar sobre o que conhecemos!

Em nossa empresa utilizamos apenas o evernote. Isso tanto no celular, quanto no pc.

Não somos afiliados desta ótima ferramenta e sim, vale a pena assinar o pacote premium. O plano básico e gratuito já atende bem por aqui em nosso trabalho, mas, como concentramos todos os documentos nele, o pacote premium anual foi a melhor solução.

Gostamos tanto deste aplicativo porque:

  • Podemos agendar notificações de tarefas importantes e somos notificados sem falhas.
  • Podemos criar cadernos dedicados a tarefas do dia a dia com apenas alguns cliques.
  • Todos os nossos documentos ficam organizados.
  • A ferramenta de pesquisa encontra qualquer arquivos em segundos.

Considerações finais!


Sabemos que poucos se importam com esse vilão da improdutividade, mas, como você chegou até aqui, sabemos que seu caso é diferente, você realmente busca formas eficazes de se manter produtivo trabalhando via home office.

Sendo assim, leve a sério as dicas acima. Não precisa ser exatamente como sugerimos acima, mas busque constantemente formas de se livrar de notificações improdutivas e viciantes.

Talvez você não saiba, mas existem profissionais que trabalham apenas com a finalidade de entender sobre o comportamento humano e quais são os gatilhos que prendem a sua atenção em aplicativos e softwares.

Este artigo é um oferecimento do site Será Que Pode. Por lá disponibilizamos conteúdo informativo e educacional sobre empreendedorismo, com destaque para os artigos sobre trabalho em casas com produção de embalagens, negócios e oportunidades.

Por hoje ficamos por aqui, até breve!
Postagem Anterior Próxima Postagem