Qual o valor de uma perícia grafotécnica?

Se você está em busca de saber qual o valor de uma perícia grafotécnica, então saiba que veio ao lugar certo! Esse serviço tem sido cada vez mais procurar por pessoas que desejam saber se uma assinatura é falsa.

Para entender melhor quanto custa e como é feita uma perícia, basta continuar com a leitura deste conteúdo!

Qual o valor de uma perícia grafotécnica?

Se você já teve ou conhece alguém que passou por uma situação onde sua assinatura sofreu fraude, então é bem provável que já tenha ouvido falar sobre a perícia grafotécnica, certo?

Esse é um método usado para averiguar se uma assinatura é verdadeira ou não. Também conhecida como “perícia de assinatura”, as técnicas podem ser úteis em diversos documentos, como:

  • Contratos bancários;
  • Contratos particulares;
  • Notas promissórias;
  • Entre outros.

O perito, por meio de técnicas da grafoscopia, poderá determinar se uma escrita foi produzida a partir de um punho caligráfico ou não. Embora tenha inúmeras aplicações, a perícia grafotécnica é mais usada em situações que envolvem a falsidade de assinaturas.

Mas, vale lembrar que esse serviço não se limitar apenas a assinaturas, qualquer outro tipo de lançamento caligráfico pode passar por uma perícia. De modo geral, esse serviço pode ser feito em 3 situações diferentes:

  • Na esfera extrajudicial, na maioria das vezes por iniciativa privada de bancos, cartórios, corretoras de valores, empresas em geral, etc;
  • Na esfera judicial, como perícia oficial por determinação de um juiz;
  • E também na esfera judicial, como assistência técnica para acompanhar o trabalho do perito judicial.

Com isso, o valor de uma perícia grafotécnica irá variar de acordo com cada situação. No caso da perícia grafotécnica extrajudicial, o preço para avaliar uma assinatura simples, custa por volta de R$ 2.500,00.

Caso a natureza da assinatura seja mais complexa, então o valor da perícia grafotécnica poderá ser até 3 vezes maior. Enquanto na esfera judicial, o perito pode estipular o valor de seus honorários em até 5 dias antes de sua nomeação, mas o próprio juiz poderá não aceitar e arbitrar os honorários.

Sendo em média, o valor de uma perícia grafotécnica judicial é, em média, R$ 4.000,00.

Como a perícia grafotécnica é feita?

O trabalho de um perito funciona como uma espécie de confronto. De uma lado está a Peça de Exame, que é a Peça Questionada e nada mais é que o documento para avaliar.

E de outro lado, o perito precisa dos documentos com assinatura autêntica da pessoa em que está tentando saber se é o autor original da Peça Questionada. O nome padrão para os documentos com assinatura autêntica da pessoa, é “Padrão de Confronto”.

Há também outros nomes que os peritos podem usar, como Paradigmas, peças de comparação ou Peças de Confronto. Esse exame é feito por profissionais com capacitação na área.

A função desses peritos é elaborar laudos que irão especificar todas as características e técnicas usadas para chegar até o resultado que determina se a assinatura é falsa ou não.

Para isso, ele poderá usar métodos, como provas técnicas do próprio autor do gesto gráfico. Sendo assim, os lados serão feitos com base em análises que poderão servir como provas que o ajudaram a obter os resultados corretos.

Para desenvolver suas análises e conclusões, os exames sempre são repletos de explicações, fotos e técnicas. Além disso, o exame é feito a partir de uma linguagem mais simples e sem formalidades.

De modo que até mesmo pessoais leigas no assunto poderão entender do que se trata o exame e tudo que contém.

Como funciona?

De modo geral, após fazer os testes de perícia na Peça Questionada e nos Padrões de Confronto, o perito irá fazer uma animação sobre quais testes se divergem e quais convergem.

Ao final do processo, caso tenha uma maior quantidade de testes que convergem, tudo indica que a assinatura na Peça Questionada partiu do próprio punho do autor dos Padrões de Confronto, apontando que a assinatura é autêntica.

Se os teste divergirem entre si, significa que a assinatura não partiu do punho do autor e, portanto, é falsa.

Conclusão

Como você pôde ver neste conteúdo, essa avaliação é essencial para determinar se uma assinatura é verdadeira ou falsa. E o valor de uma perícia grafotécnica irá variar de acordo com o tipo de documento e seu nível de complexidade.

Caso tenha gostado deste conteúdo, não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhe com os seus amigos também!

Qual o valor de uma perícia grafotécnica