Ferramentas de marketing para alavancar suas vendas

Para quem deseja aumentar as vendas e crescer sua marca no ambiente digital, as estratégias de marketing digital são indispensáveis. Inclusive, existem diferentes formas de fazer essa divulgação de forma eficaz. 

Para isso, o uso de ferramentas é algo necessário e que pode facilitar todo o trabalho da equipe responsável pelo projeto. A seguir, listamos ferramentas que podem auxiliar em diferentes etapas da estratégia de marketing digital de uma marca. 

CMS (Content Management System)

O Content Management System (CMS), ou em português Sistema de Gestão de Conteúdo, diz respeito às plataformas de gestão de sites e blogs. 

Ou seja, é algo para facilitar todo o processo de criar e administrar as páginas das lojas virtuais, sites, landing pages e afins. Assim, o usuário não precisa perder tempo com a parte técnica e pode desenvolver seu conteúdo com mais praticidade. 

Por meio de um bom CMS, você pode criar e gerenciar suas páginas, adicionar plugins para diversas finalidades, editar textos, fazer postagens de vídeos, fotos e mais. Logo, é uma plataforma que permite uma edição completa da sua página.  

Então, na hora de montar seu site e agilizar todo o seu processo de manter as páginas no ar, você pode encontrar várias opções de CMS no mercado. Entre os exemplos mais comuns temos o WordPress, Joomla e Drupal. 

Analytics 

Além de manter um site funcionando perfeitamente, é essencial que você monitore seus resultados. Assim, é possível fazer melhorias sempre que necessário e buscar por formas assertivas de aumentar seu tráfego e vendas. 

Dessa forma, você deve apostar em ferramentas que servem para monitorar esses números e lhe fornecer informações completas para pautar suas estratégias de divulgação.

Um grande exemplo de ferramenta para esse tipo de acompanhamento é o Google Analytics. Ele é um serviço gratuito e que ao ser integrado ao seu site oferece uma série de dados que podem compor relatórios completos sobre seu desempenho. 

Por meio dele é possível identificar qual a origem das visitas no site, dados demográficos dos visitantes, entender quais conteúdos estão com bom desempenho e mais. Logo, há uma série de informações que podem ajudar em estratégias. 

CRM (Customer Relationship Management) 

Entre as ferramentas de marketing que são úteis para a marca que deseja conhecer seu público temos o CRM. A sigla significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Esse é um sistema que reúne várias informações sobre os clientes durante as interações com a empresa. Com isso, fica ainda mais fácil registrar e organizar pontos importantes que podem ajudar nas ações entre a marca e o público. 

Assim, a equipe tem acesso a vários dados para compor seu processo de venda e tornar o atendimento ao cliente ainda melhor. E claro, com mais facilidades para organizar as vendas e focar nas necessidades dos clientes. 

Então, para estruturar o processo comercial e ter o gerenciamento desses contatos, você pode aproveitar softwares que estão disponíveis. O Fleeg, Ploomes e o RD Station CRM são exemplos de ferramentas disponíveis.  

SEO

Ao falar sobre ferramentas de marketing para ajudar nas vendas de um negócio, não podemos esquecer das voltadas para o SEO. Afinal, o Search Engine Optimization colabora para a relevância de um site e o aumento de tráfego. 

Isso porque, com as estratégias certas é possível melhorar o posicionamento nas páginas de busca de mecanismos como o Google. 

Uma das possibilidades do SEO é trabalhar com palavras-chave que se relacionam com seus produtos. Assim, quando as pessoas fizerem uma pesquisa com esse termo vão ter mais facilidade em encontrar seu conteúdo e produtos. 

O SEMrush é uma ferramenta que pode ajudar nesse caso. Nele, é possível consultar palavras-chave relevantes para se trabalhar, análises de domínios, da concorrência e outros. 

Benchmarking

O Benchmarking é uma forma de análise estratégica para entender mais sobre as estratégias da concorrência. Com isso, é possível pensar em formas de se destacar no mercado e aprimorar os serviços e produtos. 

Logo, por meio dessas ações, você consegue identificar pontos que estão funcionando no seu negócio e outras que precisam de melhorias. Ainda, pode encontrar inspirações para pautar suas mudanças. 

O SimilarWeb é uma ferramenta para análise de sites e com opções de relatórios completos. Nesse sentido, você pode conhecer mais sobre os números do seu concorrente, como visitas no site, origem do tráfego, taxa de rejeição e mais. 

Sistema de automação

Um sistema de automação é outra dica entre as ferramentas de marketing para ajudar nas vendas. Isso porque, eles conseguem agilizar uma série de processos e evitar falhas em tarefas.

Ao mesmo tempo, eles agilizam o monitoramento de resultados, oferecendo uma série de informações sobre as ações de marketing. Logo, a rotina do time de marketing pode ser ainda mais produtiva. 

O MailChimp é uma dica de plataforma que auxilia nas estratégias de marketing. Você encontra, por exemplo, campanhas automatizadas para e-mail marketing. Assim, fica mais simples criar uma comunicação segmentada e manter o contato constante com os clientes. 

A Lahar é outra plataforma que oferece várias opções de automatização. Para se ter ideia, você pode agendar publicações em redes sociais, criação de landing pages, envio de e-mails e sms, criação de formulários e mais. 

Redes Sociais

Em estratégias de marketing digital, as redes sociais não podem ficar de fora. Afinal, elas permitem um contato maior com o público, podem gerar vendas e colaboram no momento de reforçar a imagem de uma marca. 

Dessa forma, ao trabalhar com conteúdos nessas redes, é muito útil ter acesso a dados que podem ajudar no posicionamento e também na programação de postagens. 

O Buffer é um software que ajuda seus usuários a gerenciar contas nas redes sociais e programas conteúdos no Instagram, Twitter, Facebook e outros. Além disso, ele oferece dados para que você acompanhe o desempenho de cada publicação. 

Conclusão

Na hora de criar boas estratégias de marketing com o objetivo de ampliar as vendas, existem várias opções de ferramentas que podem ser úteis. Por meio delas, é possível ter ainda mais facilidade para criar materiais, monitorar resultados e automatizar processos. 

O melhor ainda é que existem ferramentas para diferentes tipos de ações de marketing. Logo, você tem a chance de utilizar recursos certos para melhorar o desempenho do seu site, se comunicar com os clientes, cuidar das redes sociais e muito mais.

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