Dicas para comprar celular bom e barato

Se você está precisando comprar um celular novo e está em dúvida em qual comprar, haja vista a enorme variedade de opções no mercado, os quais atendem todos os tipos de necessidades e gostos, não se preocupe, pois você está no lugar certo.

Aqui você verá as principais dicas para comprar um celular bom e barato. Basta continuar a leitura deste artigo e conferir!

Dicas para comprar celular bom e barato

Veja as principais dicas para comprar um celular bom e barato, a seguir:

1- Priorize comprar celular novo, mas se for comprar usado é preciso ter atenção em alguns fatores

O recomendado é você priorizar a compra de celulares novos em lojas confiáveis, pois as chances deles estarem danificados ou com algum tipo de problema são bem menores. Além disso, você ainda tem a garantia do fabricante!

Mas, caso você precise comprar um celular usado, por estar meio apertado financeiramente, existem ótimas opções de celulares usados. Quando for comprar, confira:

  • Se o produto possui algum quebrado, trincado ou arranhado;
  • Se o modelo é muito antigo, levando em consideração que eles tendem a parar de receber atualizações do sistema operacional mais rápido e, com isso, acabam ficando ultrapassados e lentos;
  • Se todas as câmeras do aparelho estão funcionando, isto é, faça vídeos, fotos, altere as configurações e veja se está tudo em boas condições;
  • Se a tela está sem manchas ou pixels mortos;
  • Se a saúde da bateria está boa, baixando, por exemplo, aplicativos para testar;
  • Se os microfones estão funcionando adequadamente, fazendo ligações e gravações de voz para conferir;
  • Se as ferramentas de conexão sem fio estão funcionando, testando Wi-Fi, Bluetooth e 4G.

2- Avalie a ficha técnica do aparelho

Esse é um dos momentos mais importantes no momento de escolher um aparelho celular para adquirir.

No entanto, grande parte dos consumidores não possuem conhecimento acerca dos detalhes da famosa ficha técnica.

Na ficha técnica, você deve avaliar questões como:

  • Design e tamanho: a escolha de tamanho é algo muito pessoal, existem modelos de celulares grandes e pequenos, acabamentos das mais variadas formas, etc. De modo geral, é interessante pesquisar sobre o material da construção do chassi, verificar se o telefone possui proteção contra água e outros atributos que os tornam mais resistentes e duráveis;
  • Tela: avalie a qualidade do painel e tenha em mente que celular com tecnologias TN, TFT, IPS e LCD são os mais comuns, tendo uma ótima qualidade e preço mais acessível. Mas, é interessante considerar outros displays que possuem melhor qualidade também, como OLED, AMOLED, Super AMOLED e Dynamic AMOLED;
  • Processador e memória RAM: se você só usa o celular para funcionalidades básicas, como redes sociais, um aparelho com 4 GB de memória RAM é o suficiente. Mas, se você faz um uso mais intenso, como para jogar, o ideal é optar por modelos com 6 GB ou mais.

3- Escolha um aparelho com bom armazenamento interno

Sem sombra de dúvidas, o armazenamento interno vai depender do seu uso pessoal, no entanto, tente comprar um celular com pelo menos 64 GB, que é suficiente para o uso essencial.

Caso você consiga desembolsar um pouco a mais, vale a pena investir em um modelo de 128 GB para não se frustrar com problemas como falta de espaço para armazenar arquivos e baixar aplicativos.

4- Compre um modelo que ofereça bateria de qualidade

O ideal é fazer a aquisição de um aparelho celular o qual possibilita pelo menos um dia completo de bateria, afinal de contas, ninguém merece ter que ficar recarregando o celular mais de uma vez por dia, não é mesmo?

A maioria dos celulares, atualmente, oferece capacidade superior a 4.000 mAh, o que já é suficiente para um dia de uso.

Mas, existem modelos os quais oferecem com bateria de 7.000 mAh, aguentando uma média de três dias.

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo sobre como comprar um celular bom e barato, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática.

Dicas para comprar celular bom e barato