Como ser entregador do Mercado Livre

Nos dias de hoje, o Mercado Livre é uma das maiores varejistas online do mundo. Por isso, não é de se surpreender que algumas pessoas queiram saber como ser entregador do Mercado Livre. Afinal de contas, trata-se de uma empresa em constante ascensão.

Inclusive, levando em consideração o período de pandemia, não se pode deixar de citar o quão importante foi e ainda tem sido a contribuição do Mercado Livre para as diversas famílias do Brasil e em vários outros países do mundo.

Então, para quem foi afetado de forma financeira pela pandemia, sabe o quão importante é buscar novas formas de renda. E, sabendo que o número de compras online só tem aumentado, trabalhar no Mercado Livre tem se tornado uma ótima opção.

Mas, então, como ser entregador do Mercado Livre? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo. Não deixe de conferir!

Quais são os requisitos para se tornar entregador do Mercado Livre?

Estamos falando de uma empresa séria e que, portanto, possui algumas exigências para poder contratar os seus funcionários. Por isso, para quem quer saber como se tornar entregador do Mercado Livre, é interessante saber que há alguns requisitos. São eles:

  • Possuir um veículo de até 15 anos, em bom estado e regular diante dos órgãos competentes.
  • No caso de moto, deve-se ter uma mochila ou baú de no mínimo 80 litros de capacidade, a fim de transportar os pacotes;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vigente;
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). No entanto, pode ser na modalidade MEI, com atividade principal ou secundária específica de entregas;
  • Celular e dados móveis.

No entanto, vale salientar que esses são os requisitos do Mercado Livre do Brasil. Mas, como a empresa está presente em mais de 19 países, tais exigências podem mudar. Então, caso queira ser entregador na Guatemala, por exemplo, verifique os requisitos do local.

Além do mais, o Mercado Livre pede para cumprir as exigências de proteção contra os vírus, como usar máscaras e higienizar as mãos com álcool em gel após cada entrega.

Como ser entregador do Mercado Livre?

Agora que você já sabe quais são os requisitos, com certeza deve querer saber como se tornar um entregador da plataforma. Para que isso possa acontecer, é preciso fazer o cadastro no aplicativo do Mercado Livre.

Mas não é o aplicativo normal, que as pessoas usam para fazer compras. Trata-se de algo mais exclusivo, que é o app Mercado Envios Extra, o qual está disponível para Android, através do Google Play.

É necessário ter uma conta no Mercado Livre para poder ter acesso a esse app. Então, caso não tenha, é só criar uma. Em seguida, basta preencher todos os seus dados pessoais que lhe serão solicitados. É um passo importante para validar a sua identidade.

Quanto ganha um entregador do Mercado Livre?

Além de saber como ser entregador do Mercado Livre, é bem provável que você queira saber quanto é o ganho médio desse profissional. Contudo, cada serviço de pedido tem um valor associado, do qual você irá saber antes de aceitar.

Por isso, o valor final vai depender do número de entregas que foram bem sucedidas durante o percurso. Isso quer dizer que, ao fazer o percurso completo, você irá receber 100% do valor indicado para cada oferta. Do contrário, irá receber um valor proporcional.

Mas, de acordo com o site do Mercado Envios Extra, é possível ganhar até R$240,00 por dia, a depender do número de entregas que você fizer.

Como e quando o serviço de entrega é pago?

Os pagamentos do Mercado Livre costumam ser semanais, na conta do Mercado Pago. Então, o entregador deve receber entre quarta e sexta-feira as entregas que foram feitas na semana anterior. Mas, para ver detalhes do pagamento é só entrar na seção “Ganhos” do app.

Qual é a duração dos percursos?

Isso vai depender muito do dia, haja vista que haverá demandas diferentes. Mas, no geral, os percursos podem começar em diferentes horários do dia. Ademais, podem durar de três a oito horas, a depender das entregas do dia.

Contudo, ao aceitar fazer a entrega, você irá conseguir conferir todos os detalhes a respeito do trajeto, como duração e outras informações.

Como funciona o serviço de entrega do Mercado Livre?

Entregar no Mercado Livre não é como fazer entrega de uma comida chinesa através de um aplicativo de delivery como o iFood, por exemplo. Na verdade, a plataforma informa ao site do Mercado Envios Extra que todos os dias haverá entregas.

No entanto, todas elas são divididas em percursos diferentes e em horários distintos também. Em suma, funcionam assim:

  1. Você recebe ofertas de percursos diários, mas aceita apenas aqueles que preferir. Nesse caso, você pode ver as tarifas e a duração de cada percurso;
  2. Ao aceitar um percurso, você deve pegar todos os pacotes em um ponto de coleta;
  3. Feito isso, é só realizar as entregas na cidade. Mas, para otimizar as entregas, o aplicativo sugere o melhor percurso.

Dicas para se tornar um bom entregador

  • Aceite percursos para o mesmo dia ou para o seguinte;
  • Ative suas notificações, para saber quando há um novo percurso;
  • Atente-se ao aplicativo, a fim de evitar perder alguma notificação;
  • Apenas cancele quando for necessário, pois, ao fazer isso, impacta na quantidade de novos pedidos a receber.

Dicas finais sobre como ser entregador do Mercado Livre

Ser entregador do Mercado Livre não é muito difícil, basta estar alinhado com as suas exigências. Então, agora que você já sabe como é o procedimento, não deixe de fazer o seu cadastro e começar a trabalhar na plataforma!

Agora que você sabe como ser entregador do Mercado Livre, conte isso para outras pessoas, compartilhe este texto.

Como ser entregador do Mercado Livre