Esportes de invasão: tudo o que você precisa saber

Já ouviu falar sobre os esportes de invasão ou territoriais? O universo dos esportes, como você já deve saber, é muito amplo. As modalidades esportivas estão aí para demonstrar como esse ramo é variado e cheio de nuances.

Imagine, contudo, apenas observando os diferentes países já observamos as diferenças no desenvolvimento dos esportes. Mas, entre os mais comuns e praticados, temos algumas características específicas.

Para se entender as características dos esportes, pois, temos algumas classificações que fazemos. Isso nos serve para melhor situar. Esse é o caso dos chamados esportes de invasão, que é um grupo desse tipo que une algumas modalidades praticadas. Sobre isso falaremos neste artigo. Também você pode conferir algumas modalidades de apostas em esportes no Bet22; por lá você encontra uma forma incrível de participar no mundo esportivo.

Características dos esportes de invasão

Afinal, o que são os esportes de invasão? O que caracteriza os esportes de invasão? O primeiro ponto bastante característico desse tipo de esporte é que, geralmente, são realizados em grupos. Só a partir disso você pode imaginar uma série de modalidades e se lembrar, por exemplo, daquele seu time do coração em alguma delas. E você não está errado. Trata-se justamente desse tipo de jogo.

Em todas as formas de esporte de invasão um grupo de jogadores precisa conduzir algum objeto, que na maioria dos casos é uma bola, até um local que pertença ao time rival e ali fazer um ponto. É claro que também se inclui aqui a defesa da própria quadra.

Portanto, consiste em jogos de estratégias entre os membros da equipe para poderem se articular de tal maneira que joguem com mais esperteza que seu adversário.

Outro ponto característico dos esportes de invasão é o arremesso, a passagem de objetos, e também a recepção dos mesmos. Vejamos alguns exemplos, na prática.

Exemplos de esportes de invasão

Para que você entenda de uma maneira ainda mais simples, vamos te mostrar aqui alguns esportes que são chamados de invasão. Provavelmente você já conhece todos eles, mas talvez ainda não sabia que fazem parte de um grupo específico nesse universo esportivo.

1. Basquete:

Como você já sabe, trata-se de um jogo coletivo em que as técnicas são utilizadas de modo que a bola, de peso e formato específicos, é passada, por exemplo, de um para o outro apenas manuseando-a com as mãos. Os pontos são computados na medida em que um jogador consegue acertar a bola na cesta.

2. Rugby:

Este é um esporte que foi criado na Inglaterra, no ano de 1823. Podem ter 7 ou 15 participantes que utilizam e competem por um a bola, de formato oval. Em outras palavras, o objetivo da partida é chegar até uma trave no formato de um H.

Quando chegar lá, o jogador colocar a bola no chão. Ainda que pareça simples, esse jogo exige muita resistência e também protetores bucais para se prevenir de qualquer choque.

3. Futebol:

Este provavelmente seja o mais conhecido entre o que aqui estamos citando. Pelo menos no Brasil. Mas, vale recordar que se trata de uma competição por uma bola, entre dois times com 11 participantes.

O objetivo é acertar a bola no meio da trave, para se fazer pontos, ou melhor, gol. Além disso, as técnicas mais utilizadas são o drible, a condução e o passe. Temos também a modalidade feminina que é muito comum em vários países.

4. Frisbee:

Esse exemplo nos vem da década de 40 e teve origem em brincadeiras de estudantes nos Estados Unidos. Em primeiro lugar, o objeto que aqui está no meio da competição entre os jogadores se trata de um disco. Ele tem, em média, 175 gramas e os jogadores conduzem até o gol que fica, pois, no fundo, da quadra.

5. Futsal:

Essa é basicamente uma sigla para dizer do futebol de salão. Como o próprio nome já diz, é um futebol que acontece numa quadra e não em um campo. Os uruguaios criaram essa modalidade na década de 30.

Nela se utiliza uma bola mais pesada e cada partida é menor que no futebol realizado no gramado. Dessa maneira, dura 20 minutos cada partida dentro da quadra.

6. Hóquei no gelo:

Esse tipo de hóquei é com certeza um esporte denominado de invasão. Em outras palavras, os times possuem 6 jogadores cada e dura 3 tempo de 20 minutos cada um.

O objetivo é, portanto, pegar o disco, que é o objeto usado nesse jogo, e levá-lo até o gol. O detalhe ainda está na locomoção no gelo que é feito por meio de patins.

7. Polo aquático:

Como o próprio nome já denuncia, realiza-se esta modalidade dentro de uma piscina. Seu surgimento foi no ano de 1876 no meio inglês e, no início, era chamado de futebol aquático.

Naturalmente com as mãos, os jogadores conduzem a bola até a trave do adversário para marcar pontos, por exemplo, como num campo de futebol.

Enfim, o que marcam todos os exemplos de esportes de invasão são justamente o ataque e a estratégia para vencer. Além disso, parece ser uma excelente oportunidade para exercitar o espírito de equipe e parceria em campo.

E ai, o que achou do texto, quais dos 8 esportes de invasão que você mais gostou, deixe nos comentários.

Esportes de invasão