O que é gestão de pessoas? – Confira em detalhes!

O que é gestão de pessoas? Como ela funciona dentro do setor de Recursos Humanos, o famoso RH? A gestão de pessoas possui papel importante dentro de um plano empresarial que visa bons resultados a uma corporação? Como podemos compreendê-la de forma mais clara e completa?

O setor de Recursos Humanos se tornou uma das peças principais dentro das empresas em geral. Sempre foi, na realidade, mas hoje assume um papel muito mais voltado ao clima e organização entre colaboradores do que no passado, quando apenas emitia folhas de pagamento e rescisões de contrato.

Atualmente, existe até mesmo um departamento destinado somente a essas necessidades cotidianas dentro da empresa. Assim, o setor de RH se tornou muito mais voltado para a criação de estratégias que visam o bem estar do colaborador, que pode aumentar sua produtividade e melhorar os resultados da empresa quando se sente bem.

Mas, e por que estamos falando tanto do setor de Recursos Humanos em um conteúdo para saber o que é gestão de pessoas? Por que o setor está intimamente ligado ao assunto, já que é o principal responsável por organizar e realizar uma boa gestão de pessoas através de estratégias e técnicas específicas como ERP.

Neste conteúdo, além de explicar de forma clara e sucinta o que é gestão de pessoas, vamos citar quais são as suas características, visando mostrar aos nossos leitores – que podem até mesmo ser líderes iniciantes – quais são as práticas que causam uma boa gestão de pessoas. Leia conosco e entenda melhor sobre o assunto, vamos lá!

O que é gestão de pessoas?

Afinal, o que é gestão de pessoas? Como esse tipo de gerenciamento funciona? Apesar de toda a introdução já ter sido bem esclarecedora, vale a pena ler um pouco mais a fundo sobre o assunto. A gestão de pessoas é caracterizada pelas ações tomadas pelo setor de Recursos Humanos para melhorar os resultados de uma equipe.

Esses resultados não estão somente ligados aos objetivos da empresa, mas também ao bem estar de seus colaboradores. A gestão de pessoas, portanto, é formada por uma série de ações que buscam melhorar o clima organizacional, diminuir a taxa de rotatividade, buscar compreender o que os colaboradores buscam melhorar em si e na empresa através de análises de desempenho, etc.

A gestão de pessoas consiste em melhorar o clima ao máximo para o colaborador, buscando entender suas necessidades, suas opiniões e desejos para um plano de carreira, desde que tudo isso corrobore em uma produtividade maior, ou seja, “uma coisa leva a outra”, melhorando até mesmo a busca pelos objetivos da empresa.

Como já mencionado anteriormente, os responsáveis por realizar isso são os colaboradores do setor de RH, geralmente guiados pelo auxílio do líder daquele grupo. Alguns líderes fazem isso por conta própria, especialmente os autocráticos, mas geralmente nesses casos a gestão não é muito boa, sendo algo dado a atenção enquanto outras coisas não.

Líderes mais liberais, motivacionais e participativos, até mesmo situacionais, encaixam-se melhor no papel de líder nato que cria boas expectativas e situações para que uma boa gestão de pessoas aconteça, juntamente com a ajuda do setor de Recursos Humanos.

Como ter uma boa gestão de pessoas?

Tenha um plano empresarial

Ter um plano empresarial é uma das melhores formas de ter uma boa gestão de pessoas. É dessa forma que você pode organizar o que cada um de seus colaboradores irá fazer pelos próximos meses. Assim, o mesmo não se sente tão pressionado, pois sabe o que deve fazer e alcançar.

Realize análises de desempenho

As análises de desempenho são ótimos momentos para dar voz aos seus colaboradores. Além disso, é possível analisar dados com base em análises anteriores e comparar se há melhores resultados ou não. Dessa forma, o colaborador expõe o que sente e opina sobre assuntos pessoais, enquanto você nota se houve melhora no trabalho apresentado ou não.

Crie um plano de carreira para cada colaborador

O plano de carreira faz com que o colaborador se sinta valorizado. Neste plano, é possível traçar um caminho do colaborador dentro da empresa, com chance de crescimento e metas a serem batidas pessoalmente para que ele possa chegar aonde quer. Além disso, podem ser oferecidos cursos que auxiliem o colaborador no seu objetivo principal de crescer em sua carreira pessoal.

Promova experiências extracampo de trabalho

Promover experiências fora do campo de trabalho em si, às vezes apenas um café no estabelecimento em frente ao trabalho com todo o grupo, é uma ótima forma de “espairecer”. Todos nós somos humanos e merecemos um pouco de descontração, se isso for feito junto, melhor ainda, pois fortalece o sentimento de união do grupo.

Promova especializações

Como mencionamos anteriormente, uma boa ideia de boa gestão de pessoas é promover especializações constantes, com base nas dificuldades que cada um possui em seu posto de trabalho, aliado ao plano de carreira de desejos individuais de cada colaborador. Até a próxima!

O que é gestão de pessoas