8 cidades com influência portuguesa: conheça algumas no Brasil

A língua portuguesa não é a única ligação entre os povos portugueses e os brasileiros. Isso porque, a arquitetura e cultura no país europeu também deixaram marcas em nosso território. É fato que Portugal é um país muito bonito e já foi um dos mais poderosos do mundo. Mas, sabemos que muitos não podem ou ainda não querem viajar até o outro lado do Atlântico para vivenciar um pouco dessa cultura. Então, pesando nisso, separamos para o post de hoje 8 cidades brasileiras com influência portuguesa que vão fazer você se sentir na Europa, seja pela culinária, costumes, arquitetura ou cultura.

1. Itajaí, Santa Catarina

Itajaí é uma cidade que foi colonizada por culturas de diferentes povos, como alemães, italianos, africanos, índios e, claro, os portugueses. Inclusive, até os dias de hoje o município realiza a famosa festa da Marejada, que mantém vivas as tradições portuguesas em Itajaí. Essa é a maior festa do pescado de todo o Brasil, com 13 dias de muita música, gastronomia e tradição para toda a família. Mas, além desse evento, muitos que procuram por uma imobiliária na Praia Brava encontram bares e restaurantes que trazem exatamente a culinária portuguesa aos pratos, conquistando turistas e novos moradores pelo estômago português. 

2. Ouro Preto, Minas Gerais

Fundada no século XVII, a cidade de Ouro Preto se tornou o ponto de ligação dos mineiros de ouro e o centro de exploração de minas no Brasil somente no século XVIII. Ainda que depois do esgotamento das minas a cidade tenha entrado em declínio, até os dias de hoje é possível apreciar as diversas igrejas, pontes e fontes esculpidas pelo artista barroco Antônio Francisco Lisboa. Não deixe de visitar as construções trabalhadas pelos grandes nomes portugueses e se encantar com a arquitetura local. 

3. Salvador, Bahia

A primeira capital do Brasil é a mistura perfeita entre o passado e o presente, sendo que até hoje contempla muito da história e presença de Portugal no Brasil. A conquista portuguesa do local onde está Salvador atualmente começou em 1501, sendo que no dia 01 de novembro, a Baía de Todos os Santos recebeu esse nome, assim como um padrão português. Mas, além do farol, das inúmeras igrejas, fontes e do Pelourinho, você irá encontrar diversos elementos que fazem com que Salvador traga Portugal para suas terras, como por exemplo as cores dos prédios do centro histórico.

4. Olinda, Pernambuco

O centro histórico de Olinda, conhecido também como Cidade Alta, reúne diversas construções históricas, sendo que quase um terço da área total da cidade é tombado. Sua preservação começou na década de 30 em que os principais monumentos foram tombados. Mas, a partir disso, diversas ações foram realizadas a fim de preservar o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município. Fundada em 1535 por Duarte Coelho Pereira, primeiro dono da capitania, Olinda foi um importante polo econômico no final do século XVI devido à produção de cana-de-açúcar.

5. Tiradentes, Minas Gerais

A história, gastronomia, cultura, artesanato e essência de Tiradentes atraem e conquistam todos os turistas. Ela foi fundada no século XVIII pela Coroa Portuguesa, mas como você já deve saber, foram vários os movimentos que surgiram a fim de conquistas a Independência do Brasil. Inclusive, o mais importante foi a Inconfidência Mineira, liderada por Tiradentes, que deu origem ao atual nome do município.

6. Paraty, Rio de Janeiro

O centro histórico de Paraty remonta os cenários de 1820, sendo que a invasão das águas devido às marés na lua cheia, a cultura do café e da cana, o porto e seus piratas, e a maçonaria determinam todo o traçado da região. Isso porque, suas ruas foram criadas do sol nascente para o poente e do norte para o sul. Considerado Patrimônio Nacional pela UNESCO, até os dias de hoje o local preserva seu encanto colonial, junto com um comércio variado e expressões culturais e artísticas intensas.

7. Diamantina, Minas Gerais

Diamantina é uma cidade espetacular, considerada uma verdadeira pedra preciosa em meio às montanhas mineiras. Os mineradores de diamantes do século XVIII marcaram presença por aqui, assim como as manifestações culturais e artísticas. Reza a lenda que os bandeirantes chegaram até aqui atraídos pelas águas dos rios Jequitinhonha e São Francisco, que brilhavam incessantemente, esperando encontrar ouro e, por fim, encontraram diamantes.

8. São Luís, Maranhão

São Luís conta com mais de 3 mil imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual e 1400 pelo IPHAN, sendo que parte deles foram declarados como Patrimônio Mundial devido ao conjunto arquitetônico colonial português. Sendo assim, para quem quer apreciar a arquitetura portuguesa, esse é o lugar ideal.

Então, agora que você conhece algumas das cidades mais portuguesas do Brasil, já pode programar sua próxima viagem. Temos certeza que você vai se sentir como se realmente tivesse em Portugal em todas essas cidades, seja por meio da culinária, cultura, arquitetura ou costumes.

8 cidades com influência portuguesa