O que é Azure? – Conceito e funcionamento do programa da Microsoft!

O que é Azure? Para que serve esse sistema de computação em nuvem disponibilizado pela Microsoft? Funciona somente para aplicativos e serviços em gerais ou também para armazenamento de dados pessoais, como fotos e vídeos? Quais são as características do Microsoft Azure e de que forma ele pode ser utilizado?

Hoje vamos tentar entender o que é Azure, o programa da Microsoft de gestão de ativos de TI. Além disso, vamos também buscar entender para que serve essa plataforma específica projetada para empresas. A plataforma Microsoft Azure, anteriormente conhecida simplesmente como “Windows Azure”, nada mais é do que o sistema de computação em nuvem da Microsoft.

Portanto, é um software específico capaz de fornecer uma gama de serviços em nuvem, mas também de análise, processamento, armazenamento e rede. Mas vamos tentar entender com mais detalhes do que estamos falando, para que você compreenda de forma simples e direta de que forma pode utilizá-lo no seu cotidiano, principalmente se tiver uma empresa e busca por maior organização. Leia conosco e entenda melhor o que é Azure. Vamos lá!

O que é Azure?

Afinal, o que é Azure, o programa da Microsoft? Como já antecipamos, o Microsoft Azure é uma plataforma que tem como principal objetivo ajudar as empresas, principalmente as menores. Sua ajuda consiste em gerenciar seus próprios desafios tentando alcançar determinados objetivos organizacionais.

Por isso, o Microsoft Azure oferece algumas ferramentas e tecnologias que podem dar suporte a diversos setores: do financeiro ao e-commerce. E é precisamente essa flexibilidade que é particularmente apreciada pelos usuários, pois eles poderão usar as ferramentas e tecnologias que preferirem.

São ferramentas e tecnologias diversas, como mencionamos, que podem acabar por auxiliar setores muito diferentes uns dos outros, aumentando ainda mais o número de usuários do programa e de pessoas que não conhecem, mas que buscam saber o que é Azure e que, por fim, chegaram até o nosso conteúdo.

Como o Microsoft Azure funciona?

Já sabemos o que é Azure, mas e como ele funciona? Como a plataforma Microsoft Azure é composta por vários serviços e ofertas, há muitos casos de uso, como já mencionado anteriormente, devido a grande variação de setores em que pode atuar.

O programador Diego Augusto entende que na maioria dos casos, no entanto, o programa Azure é usado principalmente como um “container de nuvem” e executor de máquina virtual. Também é comumente usado como plataforma para hospedagem de bancos de dados na nuvem.

Quais são os serviços do Microsoft Azure?

Para entender melhor o que é Azure e como funciona, vamos ver em detalhes quais são os principais serviços oferecidos por essa plataforma disponibilizada e gerenciada pela Microsoft. Leia:

  • VMs: são serviços que permitem ao usuário gerenciar e distribuir VMs (video management system, que nada mais é do que um sistema de gerenciamento de vídeos), containers e processos batch, além de poder acessar aplicativos remotamente;
  • Mobile: são produtos que permitem aos desenvolvedores criar aplicativos em nuvem para dispositivos móveis;
  • Web: estamos falando de serviços particulares que podem dar suporte ao desenvolvimento e distribuição de aplicações web;
  • Armazenamento: esta é uma categoria de serviços que permite o armazenamento em nuvem para download de dados estruturados e não estruturados;
  • Analytics: também neste caso estamos falando de um grupo de serviços que permitem arquivamento e análise distribuídos, mas também funcionalidades para análise em tempo real, análise de big data, business intelligence (BI), data lake, fluxos de dados, aprendizado de máquina e armazenamento de dados;
  • Networking: estamos falando de um conjunto de serviços focados em redes virtuais, em ligações e gateways dedicados, mas também em serviços especializados em diagnóstico de tráfego;
  • Content and Media Delivery Network (CDN): esses serviços CDN incluem streaming sob demanda, proteção de direitos digitais, codificação de mídia, reprodução e indexação;
  • Blockchain: o Microsoft Azure também apresenta o serviço “Azure Blockchain” que lhe dá a oportunidade de participar de um consórcio de blockchain ou permite que você crie o seu próprio;
  • Inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina: dentro desse grupo de serviços é possível encontrar ferramentas importantes com as quais um desenvolvedor é capaz de incutir recursos de inteligência artificial, mas também aprendizado de máquina e computação cognitiva em aplicativos e conjuntos de dados.

Estes listados acima são apenas alguns dos serviços oferecidos pela plataforma Microsoft Azure, aos quais devem ser adicionados serviços de segurança, desenvolvimento, mas também serviços de banco de dados, gerenciamento e governança e muito mais, incluindo outras especificações no tópico sobre a inteligência artificial.

Tendo em conta os muitos serviços que esta plataforma é capaz de oferecer, os preços do Microsoft Azure variam de acordo com as necessidades pessoais da empresa que decide utilizá-los. Na verdade, os preços do Microsft Azure variam de acordo com os serviços que você decide usar e com base no consumo desses determinados serviços.

Agora que já sabe o que é Azure, analise a sua efetividade para sua empresa e, quem sabe, comece a utilizar para sua organização interna. Até a próxima!

O que é Azure