Como escolher o trator certo

Plantar, adubar e colher são afazeres quase impossíveis sem o auxílio de máquinas agrícolas, certo? Por sorte, o produtor rural poderá ter sua ajuda no dia-a-dia, adotando tipos cada vez mais sustentáveis e modernos.

A questão está em como escolher o trator certo para atender às suas necessidades de produção. Aliás, considerar o consumo de combustível, potência do motor e a são algumas das primeiras coisas a serem analisadas. A cabine para tratores e o conforto durante a operação também é algo que precisa ser considerado. 

No entanto, a escolha vai além disso! Pensando no assunto, selecionamos algumas informações para lhe ajudar a respeito de como escolher o trator certo. Continue lendo e saiba mais!

O que é um trator? Para a agricultura qual sua importância?

O que é um trator

De maneira geral, vamos poder definir um trator como um automóvel usado para muitas atividades como arado, guincho, obras, nivelamento de terrenos e carretas. Por isso, essa modalidade de máquina emprega um chassi bem robusto e equipamentos com motores potentes.

De modo a fornecer um alto desempenho e uma performance elevada em serviços pesados. Em relação à sua importância para o setor do agronegócio, uma de suas grandes vantagens é o crescimento da produtividade e a grande eficiência das atividades agrícolas, tornando-as menos difíceis e simples de executar.

Operacionalização: Como funciona o trator?

O trator agrícola moderno tem 5 pedais em princípio, o pedal esquerdo é a embreagem para o operador desengatar a transmissão seja para mudar a marcha ou parar. 

No entanto, os 2 pedais da direita são os freios, o da esquerda corresponde à roda traseira esquerda e o da direita corresponde à roda traseira direita.

Assim, essa travagem independente das rodas esquerda e direita eleva a direção do trator enquanto aciona somente às duas rodas traseiras. Mas, isso de modo geral é efetuado quando são necessárias curvas fechadas. Além disso, quando há lama ou sujeira macia, o pedal do freio bipartido também é utilizado para controlar um pneu que gira devido à perda de tração.

Quando isso acontece, o operador pressiona os 2 pedais juntos para parar o trator. Além disso, um quinto pedal situado na frente do banco é responsável por acionar o bloqueio do diferencial traseiro (bloqueio do diferencial) para evitar o deslizamento da roda.

Portanto, o bloqueio do diferencial permite que a roda externa viaje mais rápido do que a roda interna nas curvas. 

No entanto, sob condições de tração em superfícies macias, o mesmo mecanismo pode permitir que uma roda deslize, impedindo a tração da outra.

Trator: quais são as suas funções básicas?

Resumindo, o trator tem algumas funções básicas, como:

  • Aciona máquinas estacionárias, como bombas de recalque d’água e batedoras de cereais, através de pólia e correia ou árvore de tomada de força;
  • Traciona máquinas, ao mesmo tempo, com a movimentação de seus mecanismos, como pulverizadores, colhedoras, através da barra de tração ou do engate de 3 pontos e da árvore de tomada de força;
  • Traciona máquinas e implementos de arrasto como grades, arados, carretas e adubadoras, através da barra de tração.

Como escolher o trator certo

Antes de realizar sua seleção e decidir qual trator comprar, é essencial considerar e avaliar alguns pontos. Primeiramente, o tipo de trator agrícola deve ser selecionado com base nas necessidades da propriedade e no tipo de cultura que o produtor está cultivando.

Isso pois! Há equipamentos para cada tipo de necessidade do agricultor. Por exemplo, alguns tratores mais estreitos são ideais para atividades em um espaço físico menor, pomares e hortaliças. Por outro lado, há aqueles que precisam de mais força porque agem na movimentação de implementos agrícolas. Então, a seguir mostraremos seis dicas de Como escolher o trator certo. Confira!

Seis dicas de Como escolher o trator certo

Pergunte a respeito da transmissão

Simplificando, a transmissão é a comunicação entre as rodas e a potência do motor. 

Auxilia direto no trabalho do motorista, pois durante a atividade ele troca de marcha muitas vezes. Assim, com equipamentos cada vez mais modernos, os tratores possuem cada vez mais marchas, permitindo muitas velocidades na hora de fazer cada tipo de trabalho.

Conheça o seu consumo de combustível

Para saber qual é o consumo de combustível de um trator, veja seu consumo de combustível por hora de trabalho ou litros por hectare percorrido. Dessa forma, você poderá achar o melhor custo-benefício ao selecionar o trator.

Também é essencial observar a relação economia x potência. Isso pois! Os mais econômicos podem não ser tão potentes, o que poderá atrapalhar a execução de tarefas que exigem mais eficiência.

Análise a potência do motor

Isso não deve ser esquecido na hora de selecionar o trator correto para sua produção. Normalmente, a potência de um maquinário é medida por meio de cavalo-vapor (cv). Em outras palavras, quanto maior a potência, melhor o desempenho e mais eficientemente ele pode executar as tarefas requeridas.

Considere o tipo de terreno

Alguns terrenos planos requerem uma modalidade de trator, enquanto terrenos mais íngremes requerem uma máquina mais forte. Também é essencial considerar o tamanho da área de uso. Portanto, revele as reais necessidades e avalie as características de cada tipo que vai ser exposto. Não se esqueça de ver o pneu certo para cada tipo de solo!

Verifique a garantia do equipamento

Pergunte se a garantia do equipamento é parcial ou total. Além de saber se o tipo fornece peças de reposição em lugares próximos, veja quanto custa a assistência técnica e manutenção da marca. Enfim, poderá afetar direto nos resultados se deixar um trator parado por quaisquer motivos.

Não foque somente no preço

OK, que o valor necessita ser considerado, mas não deve ser o único problema na hora de escolher. Pois, não adianta gastar menos por um tipo que deixa a desejar na produtividade. Então, lembre-se do ditado “o barato sai caro”!

As grandes marcas de tratores no Brasil: Quais são?

Entre as grandes marcas de tratores que agem no Brasil, vamos poder mencionar:

  • Agrale;
  • Case;
  • Valtra;
  • Massey Ferguson;
  • New Holland;
  • John Deere.

Por fim, um trator é imprescindível para excelentes resultados no campo. No entanto, agora que você teve a chance de aprender mais a respeito desta máquina, tenho certeza que você está pronto para fazer uma escolha.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais