Como desentupir o vaso sanitário: resolva isso agora!

Técnicas de desentupimento de vaso que vão te ajudar nesse momento de urgência

O vaso sanitário de uma casa ou empresa é um local de uso contínuo e precisa necessariamente estar funcionando plenamente, então quando há uma obstrução, desentupir o vaso passa a ser uma situação de emergência.

Nem sempre é possível chamar um profissional para resolver um entupimento de vaso, então, conhecer como funciona o vaso e saber aplicar algumas técnicas caseiras de desentupimento pode ser importante.

Mas provavelmente você está com um problema grave por aí, e por isso chegou a esse artigo, então vamos parar de conversa fiada e passemos logo às técnicas para desentupir o seu vaso entupido.

Como funciona um vaso sanitário?

Antes de conhecer algumas dicas úteis, saiba como funciona um vaso sanitário. O vaso sanitário é uma cuba de louça que possui um formato hidrodinâmico ideal para fluir a água rapidamente quando você dá a descarga, entretanto se algum resíduo ou objeto obstrui partes do vaso, a água pode não fluir naturalmente ou até mesmo inundar o vaso e o seu banheiro. Isso quer dizer que o seu vaso precisa de atenção.

Como funciona um vaso sanitário

Na base dos vasos sanitários, existe uma curva, que funciona como um sifão. Essa curva é o que faz aquele pouco de água ficar acumulado quando damos a descarga e mantém o mau cheiro para baixo da sua tubulação. O problema é que essa curva é um ponto chave de entupimentos, pois ela é projetada apenas para fluir água e dejetos, então objetos e resíduos a mais do que o normal podem entupir essa curva.

Confira 5 formas de desentupir o vaso sanitário

1. Pressione o vaso com seu peso

A maneira mais simples e rápida para tentar desentupir o vaso que está obstruído é utilizar o seu próprio peso para gerar uma pressão e mandar os resíduos para a tubulação. Para isso, baixe a tampa do assento, sente em cima e dê pulinhos sentados deixando parte do seu peso pressionar a tampa. Faça isso umas 5 a 6 vezes e puxe a descarga. Abra a tampa e veja se resolveu. Pode realizar isso mais umas vezes para reforçar a desobstrução.

2. Bicarbonato de sódio e vinagre

Uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre poderá ajudar a desentupir um vaso levemente entupido. Essa técnica deve ser utilizada se o entupimento for causado apenas por resíduos (fezes) e não por algum objeto caído no vaso. Misture os dois ingredientes e coloque no vaso fechando a tampa. Aguarde por uns 15 minutos e abra o vaso, lançando uma panela de água fervente no mesmo para ajudar a remover os dejetos que a solução ajudou a soltar.

3. Vácuo

Essa técnica para desentupir o vaso é semelhante ao conceito da primeira dica, mas dessa maneira você irá vedar o vaso com um plástico ou um papelão, fechando bem qualquer passagem de ar com uma fita adesiva bem forte. Para ficar bem vedado, corte o plástico ou papelão no formato da boca do vaso. Recomendo utilizar essas fitas lacre para caixas para colar a vedação. Feita a vedação, puxe a descarga uma ou mais vezes para realizar o desentupimento.

4. Bola de futebol (isso mesmo, uma bola de futebol)

Quase todo mundo tem uma bola de futebol em casa, não é mesmo? Para desentupir sua privada utilizando uma bola de futebol, o processo é muito simples. Pegue sua bola de futebol e coloque na boca do vaso. Pressione ela o máximo que der para que ela vede bem a boca do vaso. Agora, puxe a descarga uma ou mais vezes. Tire e bola e confira se o entupimento se foi.

5. Gancho de arame

Essa forma de desentupir a privada utiliza um arame de aproximadamente 50cm e funciona principalmente se algum objeto, embalagem plástica ou tecido caiu no vaso. Para desentupir seu vaso dessa forma você pode usar um arame grosso ou mesmo aqueles arames de cabides que a maioria de nós tem em casa. Estique o arame e faça um ganchinho na ponta. Insira no vaso fazendo movimentos circulares para tentar “pescar” o causador do entupimento.

Essas técnicas sempre funcionam?

Infelizmente, não! Há casos em que a obstrução pode estar muito agravada ou mesmo abaixo do vaso, já na rede de esgoto. Nesse caso, pode ser necessário utilizar técnicas e equipamentos profissionais, então você pode precisar chamar uma empresa desentupidora para resolver o problema.

Empresas desse segmento possuem pessoal qualificado e experiente que sabe como resolver o entupimento da forma mais ágil e possui equipamentos próprios para isso como Jatos de gás, molas elétricas e até mesmo equipamentos de hidrojateamento.

Considerações finais

Ainda que você não consiga desentupir seu vaso com alguma dessas técnicas, não se desespere pois há solução para o problema, e se você manter a calma será mais fácil contornar esse transtorno indesejável. Lembre-se de evitar jogar óleo de cozinha usado no vaso, assim como embalagens plásticas, preservativos, absorventes e pequenos objetos para evitar entupimentos futuros.

Esse conteúdo foi originalmente produzido pela equipa Gauchaweb.

você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência, você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais