práticas para implementar atividades físicas no dia a dia

4 práticas para implementar atividades físicas no dia a dia

Quando pensamos em atividades físicas, ainda há certa dificuldade em relacionar logo de imediato a exercícios que podem ser feitos em casa ou no decorrer da rotina.  

Mas a realidade é que existem algumas práticas que você pode realizar durante o dia que geram um grande diferencial em seu físico e saúde, como uma caminhada.

Neste artigo separamos 4 atividades que você pode adicionar no seu dia dia para praticar exercícios com facilidade e ampliar sua saúde.

1- Ande mais a pé

Hoje, com a facilidade dos aplicativos de transporte e hábitos de mobilidade, dificilmente caminhamos para ir a algum lugar ou solucionar um problema.

Contudo, essa é uma prática muito benéfica e que pode ser incluída com facilidade na rotina.

Uma dica nesse contexto é estacionar mais distante dos locais que precisa ir, como ir ao trabalho, ao shopping, à companhia do seu plano odontologico pessoa fisica, entre outros.

Aproveitando assim, esse tempo para se alongar e exercitar o corpo.

Incluir a caminhada ao iniciar ou finalizar o dia, em parques ou espaços próximos a sua residência, também é uma excelente medida. Isso porque é possível ir intensificando a prática, ao mesmo tempo que o hábito é criado.

Lembre-se que a prática pode ser gradativa, principalmente para aqueles que estavam há muito tempo sem realizar atividades físicas.

Assim, você pode iniciar com caminhadas mais curtas e, com o passar do tempo, terá mais facilidade para desenvolver essa atividade.

Vale destacar ainda que a constância é essencial nesse exercício e quanto mais frequente e maior o tempo (com o mínimo de 15 minutos de prática) mais efetivo será.

Outra dica é ir aos comércios próximos da sua casa a pé ou de bicicleta, que também é uma grande aliada nas atividades físicas e na saúde.  

Para diminuir a chance de eventuais lesões, use tênis apropriados, em alguns casos é recomendado uma tornozeleira elástica encontrada facilmente em loja de produtos médicos ortopédicos, esse tipo de tornozeleira é uma ótima aliada na prevenção de lesões, derivadas de esportes que exigem esforço do tornozelo 

2- Fuja dos elevadores

Além de uma tecnologia que traz conforto quando temos que carregar objetos pesados ou mais frágeis, o uso do elevador é uma prática frequente – principalmente em condomínios residenciais, que costumam ser mais altos.

Nesse sentido, sempre que puder, evite o uso do elevador – dando preferência às escadas.

Isso pode ser feito entre andares próximos, ou como na caminhada, descer alguns andares antes para a prática da atividade, fortalecendo os músculos e corpo, além de melhorar a capacidade pulmonar.

Além disso, com o tempo da prática, a otimização do tempo gasto também pode ocorrer, considerando que não precisará esperar até que o elevador chegue.

Esse fator é um grande aliado em prédios corporativos, já que a circulação em andares próximos é mais frequente e muitas pessoas solicitarão o elevador para transitar entre os ambientes.

Essa prática pode ser ainda mais aprimorada e, para isso, você pode intercalar os padrões ao subir os degraus – como dois degraus de cada vez -, reforçando ainda mais a musculatura.

Caso você esteja levando algumas sacolas ou pesos, não se preocupe, isso fará com que o seu exercício se torne mais intenso, e logo mais eficaz.

Contudo é importante estar atento a frequência e intensidade do exercício, pois é essencial que ele ocorra de modo gradual para que não afete a saúde ao invés de melhorá-la.

Por exemplo, ao forçar demais a sua estrutura óssea quando ainda não há o costume de realizar os exercícios, pode ocorrer de danificar os joelhos. Assim, é essencial realizar um check-up antes de práticas mais intensas.

Afinal, assim como é necessário verificar com um convenio dental a qualidade e resistência dos dentes regularmente, a saúde e as práticas físicas precisam ser acompanhadas e ajustadas para cada necessidade e particularidade.

Mesmo no momento de realizar tais consultas e retornos é possível aproveitar os andares com escadas, de modo a incluir esse hábito na rotina.

Então, ao ir realizar uma consulta pelo plano odontologico pessoa fisica, você não estará apenas cuidando do seus dentes, mas de toda a estrutura do seu corpo com os exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar.

3- Não dependa apenas da academia

Apesar das academias facilitarem muitos aspectos da rotina de exercícios, tendo o acompanhamento adequado com o profissional, frente a rotina mais acelerada, se deslocar até um local para realizar o exercício pode desestimular os praticantes.

Assim, é importante conciliar a frequência nesses centros com as práticas diárias e um estilo de vida mais saudável.

A academia é muito importante para o acompanhamento adequado, contudo, a tecnologia pode ajudar muito nesse momento.

Além disso, é importante procurar por locais que ofereçam atividades diversas, além dos aparelhos de musculação – de modo a se enquadrar nos seus objetivos.

Com relação à tecnologia, podemos destacar a possibilidade de realizar monitorias e acompanhamentos online, como em chamadas de vídeo ou profissionais que criam rotinas de exercícios adaptadas às suas necessidades, incluindo atividades à distância.

Mais ainda, há diversas comunidades e aplicativos que auxiliam na sugestão de atividades físicas, controle das práticas e na demonstração de exercícios que podem ser realizados em locais diversos.

Alguns deles ainda conseguem traçar rotinas de atividades com intuito de atingir o seu objetivo, aliando a academia com práticas feitas em casa ou ambientes externos.

É claro que alguns exercícios precisam de aparelhos e de pesos específicos, mas outros não precisam e quando feitos de maneira eficiente podem fazer você suar da mesma maneira.

Dentre as atividades podem estar agachamentos, flexões e até polichinelos, trazendo resistência e reforçando a musculatura.

Isso faz com que ao ir a uma academia haja mais disposição e resistência, bem como permitirá que tenha uma prática mais flexível e em dias que não puder ir a academia não fique sem se exercitar

4- Saia com sua família e com seus animais de estimação

Parques também são excelentes lugares para fazer exercícios, andar de bicicleta, caminhar um pouco ou até se alongar e praticar diversos exercícios.

Aproveite esse momento para sair com familiares e amigos, ou até mesmo com o cachorrinho para fazer com que o exercício seja mais dinâmico. Além disso, ter pessoas praticando ou apoiando traz mais efetividade e estimulação para realizar os exercícios.

Acima de tudo, é importante reforçar que da mesma forma que cuidar da sua saúde dental em um convênio odontológico é importante, delimitar um tempo para realizar descansos e check-ups é necessário.

Por isso, mantenha a periodicidade das consultas através do seu plano odontologico e separe um tempo para sair e se descontrair com seus amigos.

Todas essas atividades trazem diversos benefícios para a saúde mental e corporal. Dessa forma, todo o nosso organismo funciona com perfeição.

É claro que para conquistar um objetivo relacionado às práticas físicas, é importante que a sua alimentação também seja balanceada.

Isso garantirá que os nutrientes, vitaminas, ferro, cálcio e minerais para todo o seu organismo sejam garantidos.

Dessa forma, você terá muito mais disposição e uma alimentação saudável, que aliadas são vantajosas para alcançar o bem-estar e uma capacidade física melhor.

Procure consumir mais frutas e verduras junto a sucos naturais e lembre-se que se manter hidratado, consumindo água, é essencial para o bom funcionamento do seu organismo.

Procurar um nutricionista pode auxiliar muito na etapa de construção de uma dieta equilibrada, adequando os nutrientes necessários com suas necessidades e rotina.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa  especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o

sorriso dos pacientes.