Como fazer uma pesquisa de emprego no Linkedin?

Com mais de 740 milhões de membros e ainda crescendo, o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. Ele conecta um indivíduo com vários contatos. Mas, há mais no LinkedIn do que apenas conexões.

O LinkedIn é capaz de facilitar a troca de ideias em maior escala. Em outras palavras, a rede não existe apenas – ela existe para um propósito específico, que é aumentar as oportunidades profissionais e de negócios para os usuários. 


Mesmo antes do Facebook se tornar tão popular quanto agora, o LinkedIn era considerado um dos primeiros sites online para profissionais de carreira. Este sempre foi um bom serviço para acompanhar as pessoas com quem você estudou ou trabalhou, mas também pode ser usado como uma ótima maneira de ajudá-lo a encontrar um emprego. A busca de emprego no LinkedIn está se tornando cada vez mais popular entre profissionais de todos os setores.

Como funciona a busca por emprego no Linkedin?

Se você estiver interessado em fazer uma pesquisa de emprego no LinkedIn, a primeira coisa que você precisa fazer é configurar sua própria conta. De muitas maneiras, isso funciona como um currículo on-line, portanto, certifique-se de que todos os detalhes estejam corretos e escritos em um formato que atraia os empregadores. Depois de criar e otimizar a  sua conta, é hora de começar a construir sua rede.

Como você pode construir sua rede?

A primeira coisa que você precisa fazer é começar a procurar por colegas e ex-colegas e pessoas com quem você estudou. Ao contrário do Facebook, não há muito benefício em construir uma enorme rede de pessoas que você realmente não conhece. Você será mais bem servido desenvolvendo relacionamentos online através do LinkedIn com pessoas reais que você realmente conhece. Eles, por sua vez, lhe darão acesso à rede deles.

Como você pode encontrar um emprego?

Existem algumas maneiras pelas quais a pesquisa de emprego no LinkedIn pode ajudá-lo a encontrar mais emprego. Você deve deixar claro que está aberto a ofertas em sua página, e isso pode representar um problema se você estiver empregado atualmente. Portanto, certifique-se de fazer isso sabendo que seu empregador atual pode descobrir que você está olhando ao redor.

Outra coisa que você pode fazer para melhorar sua busca por emprego no LinkedIn é enviar mensagens privadas para as pessoas da sua rede, informando que você está procurando. Eles podem encaminhar essas mensagens para outras pessoas com o objetivo de ajudá-lo.

E o diretório de empregos do LinkedIn?

Depois de se inscrever no LinkedIn, você verá que eles têm uma variedade de ferramentas que podem ajudá-lo a conseguir o emprego que deseja. Além de um diretório de empregos, existem recrutadores on-line afiliados ao site que podem ajudar a direcioná-lo para os empregadores que estão contratando. 

Muitas pessoas estão descobrindo que essa combinação de recrutamento, networking e inscrição on-line para empregos é a melhor maneira de encontrar um emprego na economia de hoje.

Se houver uma palavra de cautela, você deve certificar-se de que o endereço de e-mail associado a todas as suas pesquisas de carreira profissional seja diferente daquele que você usa para correspondência pessoal.

Você deve usar um endereço de e-mail diferente para qualquer pesquisa de emprego no LinkedIn que fizer online. Isso ajudará você a acompanhar melhor sua rede de carreiras e suas inscrições on-line, mas também ajudará a evitar que empregadores em potencial tentem descobrir informações pessoais sobre você quando você se candidatar a um emprego.

Como fazer uma pesquisa de emprego no Linkedin