5 itens indispensáveis para a adega da sua casa

Para quem não abre mão de um bom vinho, nada melhor que ter a sua própria adega em casa. Ter um lugar adequado para guardar a bebida, assim como possuir os acessórios para vinhos facilitam o momento de servir e degustar a bebida. 

Embora a adega seja o item principal quando se pensa em ter vinho em casa, existem alguns acessórios que são indispensáveis e que precisam fazer parte desse ambiente para garantir que não falte nada na hora de desfrutar do seu vinho. 

Por isso separamos os 5 acessórios mais importantes que não podem faltar na sua adega e que irão auxiliar no momento do brindar: 

1. Saca-rolhas

Caso você esteja começando, opte pelo saca-rolhas de duas fases, conhecido como abridor de Sommelier. Esse é o modelo mais fácil de usar. 

Existem modelos mais simples, mas que exigem maior uso da força durante seu manuseio, e os de duas fases, que contém dois pontos de apoio, em níveis, que facilitam a retirada da rolha. 

Você também pode optar pelo saca-rolhas estilo pinça, que são inseridos pelas laterais da rolha impedindo que ela se quebre, ou pelo modelo elétrico, essa opção elimina qualquer tipo de esforço na hora de abrir uma garrafa de vinho.

2. Taças 

Nem todo mundo sabe, mas beber o vinho na taça errada pode alterar o seu sabor. Para completar a sua adega, o mais ideal é ter um jogo de taças flüte, para espumantes e taças Bordeaux, que serve os diversos tipos de vinho.

Você também pode utilizar a taça ISO (International Standards Organization), uma taça coringa, pequena e cristalina. Porém esse modelo é mais indicado para degustações.

3. Termômetro

Para não ter dúvidas se seu vinho está sendo servido na temperatura correta, utilize um termômetro.

Nesse caso existem dois modelos: aqueles que medem a temperatura direto do líquido, ou os que são envolvidos na própria garrafa.

4. Cooler, manta térmica e balde

Esses três acessórios possuem a mesma função, e complementam o item acima. Eles resfriam a bebida de maneira rápida. No caso do cooler existem as opções de modelos digitais, que chegam na temperatura exata. 

O balde de gelo é uma opção simples, mas que também funciona. Basta enchê-lo de gelo e colocar um pouco de água também. Já para manter a temperatura ideal da garrafa por mais tempo, a melhor opção é uma manta térmica.

5. Vacuvin

A maneira mais eficiente de preservar o vinho após sua abertura. Ele tira todo ar que entra na garrafa e armazena o líquido que resta, garantindo que a bebida mantenha sua qualidade por mais alguns dias. Esse acessório é ideal para quem não tem o hábito de beber uma garrafa inteira num só dia

Bônus

Os itens a seguir não são essenciais, mas deixam a sua adega muito mais sofisticada e ajudam a evitar acidentes com manchas de vinho.

Corta-gotas e salva-gotas

Esses dois itens irão auxiliar no momento de servir o vinho. O corta-gotas evita que o vinho respingue ou escorra depois de servido. Já o salva-gotas, funciona como uma espécie de colar colocado na garrafa, impedindo que o vinho acumulado no gargalo escorra pela garrafa e evitando acidentes que danifiquem o rótulo ou manche a toalha ou móvel. 

itens indispensáveis para a adega da sua casa