Hospedagem de site: o que é e como funciona?

Uma hospedagem de site é essencial para que o seu projeto online seja um sucesso. Da mesma forma, o domínio de site, ou seja, o nome da sua marca/site, é importantíssimo para o reconhecimento da sua plataforma. 

Todas essas ferramentas estão disponíveis em diversos provedores de web hosting, mas poucas pessoas conhecem suas funcionalidades.

Se você está pensando em criar um site, é necessário conhecer e aprender o que é hospedagem e domínio de site, saber como funciona, a importância dessas ferramentas e, principalmente, como escolher o melhor plano para o seu projeto.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações relevantes para quem deseja criar um site do zero. Também é importante saber o que o domínio de site pode fazer por você e como encontrar o melhor custo benefício.

Saiba que, independentemente do seu plano, seja ele criar um site de vendas, um blog ou uma plataforma institucional para sua empresa, é fundamental conhecer as ferramentas básicas para que a sua presença online tenha efeito.

Vamos lá?

O que é hospedagem de site?

Hospedagem de site é um espaço virtual onde é possível alocar diferentes tipos de arquivos de projetos web como sites, blogs, lojas virtuais, portais e todo tipo de projeto na internet. 

Além disso, uma hospedagem de sites também oferece um pacote de serviços online utilizados para a produção e publicação de aplicações ou sites na internet.

A partir do momento em que você compra os serviços de hospedagem, está alugando um espaço próprio na internet para publicar seus projetos.

Dessa forma, todas as informações publicadas estarão online graças a contratação do ambiente virtual por meio da empresa de hospedagem.

Este servidor de hospedagem de sites nada mais é do que um supercomputador físico que nunca desliga. Ele é responsável pela publicação e manutenção do seu site online 24h por dia.

Este servidor também será responsável por manter o seu site protegido, funcionando e transferindo dados intermitentemente. Para isso, ele trabalha sempre, mesmo quando você não estiver trabalhando no site. Portanto, ele nunca pode desligar.

Vamos entender melhor como isso funciona?

Como funciona o serviço de hospedagem de sites?

O primeiro passo na criação de um site é a contratação de um provedor de hospedagem que vai te fornecer o espaço necessário para você colocar o seu site no ar.

É por meio deste espaço que você vai compartilhar suas publicações e criar um espaço que pode ser acessado em outros computadores e dispositivos com internet.

A partir daí, quando alguém digita o domínio do site no navegador, o servidor é responsável por oferecer todos os dados do site solicitado. Tudo isso deve ser feito por um provedor que se comprometa com a segurança de quem entra no site e proteja os dados ali armazenados, seja pelo visitante ou pelo dono do site.

Os planos de hospedagem para sites geralmente são baratos e valem cada centavo. Eles oferecem certificados SSL, uma boa quantidade de espaço de armazenamento, criadores de sites para iniciantes e muito mais.

Todas essas ferramentas são muito interessantes para quem cria sites, desde o iniciante até o avançado.

Cada vez mais as hospedagens de site estão atendendo às necessidades dos usuários, facilitando o desenvolvimento de um site para que qualquer pessoa consiga criar um projeto e, assim, ganhar a vida na internet sem muita dificuldade.

Por isso, é importante aprender a escolher uma boa hospedagem de sites que irá atender as necessidades do usuário e não deixará o dono do site na mão, colocando o site fora do ar ou deixando a plataforma lenta, o que não é positivo para a experiência do usuário.

Como escolher uma boa hospedagem de site

Para escolher uma boa hospedagem de site é preciso ter consciência da dimensão do seu projeto e suas funcionalidades. Por isso, analise alguns detalhes que devem ser levados em consideração em um primeiro momento.

  • Tempo do projeto 
  • Tipo de projeto (blog, loja virtual, etc)
  • Quantidade de visitantes esperada
  • Necessidade de segurança 

Ainda assim, é importante analisar o tempo que o seu site vai ficar no ar. Se for um projeto com prazo indeterminado, pode ser interessante pagar um pacote de maior tempo, o que vai trazer um bom desconto no valor a ser pago.

O tipo de projeto vai te ajudar a entender qual o tipo de hospedagem ideal para o seu site. Existem alguns tipos de serviços de hospedagem. Confira mais abaixo!

Tipos de hospedagem de site:

  • Hospedagem Compartilhada;
  • VPS (Virtual Private Server);
  • Hospedagem Cloud;
  • Hospedagem WordPress;
  • Servidor de Hospedagem Dedicado

Além disso, é importante entender a quantidade esperada de visitantes e de conteúdo a ser publicado. Isso vai te dar uma ideia maior sobre a quantidade de espaço que precisa ser contratada.

Agora, quando falamos de segurança, é necessário entender que um bom provedor de hospedagem de sites é, necessariamente, aquele que oferece medidas de segurança para seus usuários. 

No entanto, caso o seu projeto seja algo mais orientado à privacidade dos dados do usuário, é interessante analisar as opções adicionais de segurança e também o melhor provedor para te ajudar.

Deu para entender o que é e como funciona a hospedagem de site? Muitas pessoas ainda confundem a hospedagem com domínio de site, então vamos esclarecer também essa dúvida.

O que é domínio de site?

O domínio de site nada mais é do que o endereço que o visitante digita no navegador para chegar até o seu site. Ele é composto por, basicamente, www.nomedoseusite.com.br.

Ainda assim, ao invés do famosos “.com.br”, ainda é possível ter outras terminações, como “.org.br”. A terminação “br” diz respeito ao Brasil e é muito utilizada em sites nacionais. 

Sendo assim, o seu site precisa de um domínio para que o visitante o encontre de maneira fácil. Quando você contrata uma hospedagem de sites, também pode contratar um domínio personalizado ou utilizar os domínios disponíveis no provedor.

Para criar um site é essencial ter um domínio. Se você não escolher um, o próprio provedor de hospedagem de sites sugere um domínio temporário até que você possa investir e comprar um personalizado.

Porque é importante ter um domínio de site

Ter um domínio de site é como ter uma identidade pela qual os usuários te reconhecem. Um domínio simples com o nome do seu site facilita a chegada de novos visitantes que saberão de maneira fácil o que devem digitar no navegador para encontrar o seu projeto.

Além disso, ter um domínio personalizado com o nome do seu projeto ajuda no rankeamento nas pesquisas dos buscadores. Por isso, quando for contratar a hospedagem, procure comprar também um domínio de site que irá favorecer o seu projeto.

Deu para entender um pouco sobre hospedagem de sites e domínio? Gostou deste conteúdo? Não deixe de nos acompanhar para saber mais assuntos como este e compartilhe com os amigos e conhecidos que são interessados na criação de sites.

Hospedagem de site