7 Passos para acabar com o medo de investir

O medo de investir, ou o medo de perder dinheiro, faz com que muitas pessoas não realizem seus objetivos financeiros. Entenda em 7 passos como acabar com o medo de investir, para você começar a rentabilizar todo seu patrimônio.

O medo de investir é a causa de muitas pessoas não realizarem seus sonhos de ter casa própria, viajar para o exterior, comprar um apartamento, entre outros.

Saiba que realizar investimentos é mais simples e fácil do que imagina, contudo, o medo que muitas pessoas têm na verdade é falta de conhecimento sobre o assunto.

Afinal, por que algumas pessoas conseguem ter um excelente rendimento e outras perdem muito dinheiro? Simplesmente porque não sabem aplicar, ou seja, não sabem o momento certo de tomarem as decisões importantes como de comprar ou vender suas ações por exemplo.

Aceite que é normal sentir medo ou ansiedade de investir

Sempre quando saímos de nossa zona de conforto é normal sentirmos medo e um pouco de ansiedade, contudo, o resultado pode ser muito positivo. Nós apenas sentimos medo do que é desconhecido, mas isso passa à medida que aprendemos e ganhamos experiência, então o que era desconhecido passa a ser algo muito comum.

O importante é que você compreenda que o medo de investir passa a medida que aprendemos a lidar com uma situação que até então não era normal para nós.

Estude sobre investimentos

Como citado, temos medo do que não conhecemos. À medida que você passa a estudar e compreender o que realmente é um investimento, os tipos de investimentos e como é seu funcionamento tudo se torna mais simples.

Saiba que existem muitos mitos a respeito dos investimentos e realmente fazer investimento não é tão difícil ou perigoso como muitos dizem por aí, você vai descobrir a verdade sobre ações e títulos conforme foi adquirindo conhecimento.

Faça simulações de investimentos

Fazer simulação é muito importante para perder o medo de investir. Por que? Vai funcionar como um tipo de treinamento, a medida que você for estudando e aprendendo sobre investimentos você pode simular e analisar se tem realmente entendido tudo o que vem lendo ou ouvindo.

Na auto escola fazemos uma prova antes de poder adquirir realmente a carteira de motorista, funciona mais ou menos assim com as simulações. Pratique sem investir literalmente, veja como é a sensação de investir e quando sentir que está pronto(a) converse com um especialistas sobre como pode dar início aos seus investimentos.

Procure uma corretora de confiança

Conforme for estudando vai compreender melhor a importância de se trabalhar com uma corretora de segurança e que tenha baixos custos em suas taxas. Primeiro porque você está confiando seu dinheiro a eles e segundo que quando as taxas são muito altas podem comprometer de maneira bastante significativa sua rentabilidade. Confiança ajuda a perder o medo de investir.

Separe um pouco de dinheiro para investir todos os meses

Não invista tudo o que tem!

A verdade é que é melhor investir um pouco por mês do que investir tudo e correr grandes riscos de perder também tudo.

Esse conselho é para você que tem o desejo de investir ou já começou mas ainda é novo na área de investimentos, invista pouco a pouco e em mais de um tipo de investimento.

Com o tempo você aprenderá qual os investimentos mais indicados para você e poderá investir cada vez mais e com mais segurança.

Diversifique seus investimentos

É melhor comprar uma ação e correr o risco de dar errado seu investimento ou duas e ter maior garantia de que pelo menos dará certo?

Obviamente a resposta é que vale a pena comprar duas, é assim que se deve pensar quando se fala sobre diversificar os investimentos.

Você pode investir em um tipo de investimento, contudo, seu risco será maior, o mais indicado para quem está iniciando e deseja comprar uma carteira de investimentos é investir em fundos de investimentos, sai mais barato e terá um especialista cuidado de tudo para você sem a necessidade de se preocupar com nada.

Entenda melhor em Passos para escolher o melhor fundo de investimento, entenderá melhor as vantagens e porque esse pode ser o caminho para você iniciar seus investimentos.

Crie metas

Por que você deseja investir? É exatamente respondendo essa pergunta que você definirá suas metas. Escolha uma meta para cada uma das seguintes categorias:

  1. Curto prazo
  2. Médio prazo
  3. Longo prazo

Com base nessas metas defina quanto você irá investir todos os meses para alcançar esses objetivos.

Sabe aquele dinheiro que guardava na poupança? Saiba que a poupança tem perdido espaço para investimentos que trazem mais rentabilidade, por que não aplicar o dinheiro que seria para a sua “poupança” em um investimento que trará muito mais rentabilidade?

Conclusão

Em resumo, existem diversas maneiras para ajudar o medo de investir. Estudar, ganhar confiança, organização financeira e criar um planejamento para investir, são pontos importantes para isso.

Seguindo os passos, o medo de investir pode virar confiança para investir e aumentar sua fortuna. Após aprender a investir, é necessário pedir um empréstimo com garantia de imovel online para alavancar ainda mais seus investimentos.

Passos para acabar com o medo de investir