Roda dos Ratos entenda este termo no mundo dos investimentos

Roda dos Ratos: entenda um pouco mais sobre este termo no mundo dos investimentos

Será que vale a pena estar na roda dos ratos? Descubra!

Com toda certeza, você já ouviu falar sobre o livro Pai Rico, Pai Pobre de autoria do empresário e investidor americano Robert Kiyosaki. Este é um dos maiores best-sellers sobre educação financeira e investimentos, sendo um clássico no mercado financeiro. E a obra traz um conceito que ficou bastante conhecido no mundo das finanças: a corrida dos ratos. 

No livro, Kiyosaki destaca a diferença entre duas mentalidades e como o ciclo vicioso da corrida dos ratos impede que muitas pessoas possam sonhar em realizar seus sonhos e ter uma vida financeira próspera. 

A previdência Icatu, a construção de uma reserva de emergência, a compra da casa própria e outros objetivos podem ser alcançados, quando entendemos a mensagem de Kiyosaki e saímos da roda dos ratos. 

O que é a Roda dos Ratos? 

A roda dos ratos, também conhecida como a corrida dos ratos, é uma expressão criada por Kiyosaki e descrita na obra Pai Rico, Pai Pobre. Basicamente, esse termo se refere a um ciclo financeiro que muitas pessoas vivenciam ao longo de suas vidas. 

O conceito de roda dos ratos surgiu da analogia feita por Kiyosaki com os ratos de laboratório. Estes ratos foram criados presos em gaiolas, correndo em rodas para passar o tempo. E assim os ratos de laboratório vivem durante toda a vida, fazendo uma ação repetidamente e que não traz nenhum resultado para ele. 

Corrida dos Ratos e o seu impacto financeiro

No mundo das finanças, essa analogia nos faz entender que a roda dos ratos indica um ciclo financeiro que é seguido e repetido por pessoas ao longo da vida e que não lhes traz nenhum benefício. A corrida dos ratos busca evidenciar a forma como a maioria das pessoas lida com o próprio dinheiro. 

Kiyosaki explica que a roda dos ratos exalta o desgaste das pessoas em correr atrás de dinheiro para gastar mais dinheiro. Basicamente, todo o dinheiro conquistado é usado para comprar mais bens e pagar mais contas, mais impostos e fazer empréstimos ou financiamentos.

Ciclo vicioso de ideias

A corrida dos ratos é resultado de um ciclo criado há muito tempo e vem sendo repetido pela maioria das pessoas. Esse ciclo define a “vida de sucesso”. Para a maioria, a vida é estudar em boas escolas, entrar na universidade, conseguir um bom emprego, se casar, ter filhos, comprar uma casa própria, ter um bom carro, pagar as suas contas, entre outros objetivos. 

Essas ideias formam o ciclo das rodas dos ratos e baseiam os nossos passos ao longo da vida. Para muitos, somente pessoas que alcançam esses objetivos podem ser tidas como pessoas bem-sucedidas.

É possível sair da Roda dos Ratos? 

Kiyosaki defende que a vida é muito mais do que estudar, se formar, ter um bom emprego, casar e ter filhos. Não que esses objetivos sejam ruins, pelo contrário, o que não devemos é viver em função disso. Agora, responda: Você está na Roda dos Ratos? Quer sair desse ciclo vicioso? 

Separamos algumas dicas abaixo que são bem úteis para quem deseja fugir da corrida dos ratos, confira abaixo:

Aprenda Educação Financeira 

A primeira dica para sair da roda dos ratos é ampliar o seu conhecimento sobre finanças. O estudo sobre educação financeira tem sido buscado por muitas pessoas e é importantíssimo para enxergar a vida de uma outra forma. 

Isso porque a educação financeira ajuda a lidar melhor com o dinheiro. Essa é a melhor para entender a importância de realizar investimentos, de planejar gastos, de rever objetivos e dar prioridade ao que realmente importa. Dessa forma, uma pessoa pode começar a sair da corrida de ratos. 

Não faça novas dívidas 

Outro ponto importante para fugir da corrida dos ratos é evitar a contração de novas dívidas. A maioria das pessoas se endivida para conseguir alcançar seus objetivos. E isso alimenta esse ciclo vicioso da roda dos ratos. 

Com o seu conhecimento em educação financeira, é possível entender que a lógica deve ser outra.  Em vez de contrair dívidas para conquistar objetivos, você deve investir o seu dinheiro para fazer o dinheiro trabalhar para você e futuramente realizar os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Comece a investir o quanto antes

A lógica da corrida dos ratos consiste em “trabalhar para o dinheiro” e a lógica correta segundo Kiyosaki é “fazer o dinheiro trabalhar para você”. E isso se faz investindo! Então, nossa última dica para fugir da corrida dos ratos é começar a investir o quanto antes. 

Por isso, pegue o dinheiro que você iria gastar com novos bens e invista para atingir os seus objetivos. Tenha um plano de investimentos que foque em diversificação de carteira e crie disciplina para realizar os seus sonhos. 

A corrida de ratos é um ciclo altamente prejudicial para a nossa vida. Então, se você está vivendo esse ciclo vicioso, siga as nossas dicas! O conhecimento sobre finanças é essencial para nos permitirmos ter uma vida próspera e equilibrada.